Questões de Línguas Outras do ano 2012

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A configuração das mãos são as formas em que as mãos são colocadas para a execução do sinal. Pode ser representado por uma letra do alfabeto, números ou outras formas de colocar a mão no momento inicial do sinal. A configuração das mãos, dependendo da localidade em que for realizada, e do contexto pode atender a diferentes representações. Marque a alternativa em que a mesma configuração de mãos é utilizada para diferentes representações:

  • A.

    aprender, adorar, árvore.

  • B.

    ouvir, aprender, maçã.

  • C.

    aprender, laranja, desodorante.

  • D.

    esquecer, lembrar, adorar.

  • E.

    lembrar, esquecer, aprender.

Existem quatro tipos de frases que se produzem em Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, é preciso atentar-se às expressões faciais e corporais, pois são estas demonstrações que determinarão o tipo de frase que está sendo feita. São elas:

  • A.

    afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa.

  • B.

    negativa, verbos, artigos, interrogativa.

  • C.

    exclamativa , afirmativa , preposição , concordância.

  • D.

    preposição, artigos, concordância, verbos.

  • E.

    negativa, exclamativa, interrogativa, verbos.

A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensar que todos os sinais são o “desenho” no ar do referente que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, não sendo, no entanto, uma regra. Marque a alternativa correta relativa aos sinais denominados arbitrários:

  • A.

    são aqueles iguaisemtodas as línguas.

  • B.

    aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.

  • C.

    os que, durante a realização do sinal, deslocam as mão no espaço.

  • D.

    os que durante a realização de um determinado sinal, os movimentos das mãos se projetam em uma direção ao espaço.

  • E.

    utilizam a expressão facial e corporal para negar, afirmar, duvidar, questionar.

Segundo Lucinda Ferreira Brito, em seu trabalho, A Gramática de Libras , “o sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo esse lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente do corpo”. Estas articulações das mãos são chamadas de parâmetros. Dos parâmetros existentes, um deles diz respeito à orientação. Assinale a resposta correspondente a esse parâmetro.

  • A.

    o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo ela tocar alguma parte do corpo ou estaremumespaço neutro vertical.

  • B.

    podem ter um movimento ou não.

  • C.

    a forma que a mão assume durante a realização deumsinal.

  • D.

    os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal.

  • E.

    tem como traço diferenciador também a importância para o entendimento real do sinal.

Em 15 de agosto de 2005, foi criado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o primeiro curso de graduação para surdos e ouvintes no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Esse curso oferece graduação de:

  • A.

    pedagogia surda.

  • B.

    letras em libras

  • C.

    informática.

  • D.

    bilíngue de pedagogia.

  • E.

    anos iniciais.

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC -, e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – , ambos no Rio de Janeiro. Segundo o Ministro de Educação, Fernando Haddad, os alunos com deficiência visual e auditiva devem estar, preferencialmente, matriculados em escola:

  • A.

    regular, com classe especial.

  • B.

    especial,em classe comum.

  • C.

    regular, com sala de recurso.

  • D.

    bilíngue para surdos.

  • E.

    regular,emclasse comum.

O professor francês surdo Ernest Huet fundou o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Este Instituto iniciou seus trabalhos em:

  • A.

    1957.

  • B.

    1954.

  • C.

    1857.

  • D.

    1858.

  • E.

    1973.

No ano de 1880, foi realizado um Congresso Internacional de Professores de Surdos em Milão, Itália, visando a refletir sobre a importância e a eficiência dos três métodos rivais, utilizados para a educação de surdos, na época. São eles:

  • A.

    língua de sinais, oralismo e mista (língua de sinais e a oral).

  • B.

    oralismo, comunicação total e bilinguismo.

  • C.

    bilinguismo, oralismo e língua de sinais

  • D.

    língua portuguesa, língua de sinais e língua oral.

  • E.

    mista (língua de sinais e a oral), língua portuguesa e comunicação total.

Esta filosofia se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas estabelece que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral, razão por que essa filosofia defende a utilização de outros recursos, entre os quais, os espaços visuais como facilitadores da comunicação. Essa filosofia defende o(a):

  • A.

    língua de sinais.

  • B.

    comunicação total.

  • C.

    bilinguismo.

  • D.

    bimodalismo.

  • E.

    oralismo.

Assinale o grupo de palavras nas quais a vogal e deve ser pronunciada como longa [ e: ].

  • A.

    Mehl, Fell, Birne

  • B.

    mehr, zehn, Weg

  • C.

    Besuch, melden, Fee

  • D.

    gelb, Verb, wehtun

  • E.

    Zeh, Geld, Märchen

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