Questões de Línguas Outras do ano 2012

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A cultura surda é muito recente no Brasil, tem pouco mais de cento e vinte anos. Pode-se perceber uma identidade sendo ou seja, características surda, como:

I. A maioria das pessoas surdas prefere um relacionamento mais intimo com outra pessoa surda;

II. Suas piadas envolvem a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte que geralmente é o português que não percebe bem, ou quer dar uma de esperto e se dá mal.

III. O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais. Como falar com as mãos possui uma agilidade que podem se transformar em poesia.

IV. A cultura surda não é sinônimo de identidade surda.

V. Os surdos não têm cultura própria.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens INCORRETOS:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    IV e V.

A FENEIS foi fundada em 1987, quando os surdos resolveram assumir a liderança da Federação Nacional de Educação da Deficiência auditiva (FENEIDA) sua sede é no Rio de janeiro, mas já possui dez regiões:

I. Belo Horizonte, Teófilo o Toni, Brasília.

II. Paraíba, Ceará, Espírito Santo.

III. Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis.

IV. São Paulo, Recife, Fortaleza, Manaus.

V. Belém, Rio Grande do Norte, Bahia.

Assinale a alternativa que contemplam somente itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, III, IV, V;

  • D.

    I, II, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

É no inicio do século XVI que surgem relatos de diversos pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, dentre eles trabalhava um importante pedagogo alemão, professor de surdos, seu método de educar era conhecido apenas pelo seu filho. Essa filosofia educacional oralista remete os métodos de:

  • A.

    Heinicke;

  • B.

    Pedro Ponce de Leon;

  • C.

    O abade Charles M. De L’Epée;

  • D.

    Willian Stokoe;

  • E.

    Juan Pablo Bonet.

A Educação de surdos é um assunto inquietante pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo:

I. Proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades, contudo não é isso que se observa na pratica.

II. É no inicio do século XX que se começa a admitir que os surdos possam aprender através de procedimentos pedagogicos sem que haja interferências sobrenaturais.

III. Cada pedagogo trabalhava autonomamente e não era comum a troca de experiência.

IV. Durante a antiguidade e por quase toda a idade média pensava-se que os surdos fossem educáveis.

V. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com o mundo ouvinte.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens CORRETOS:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I, II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, III, IV e V.

O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de sinais como língua materna e, portanto, domina esta forma de comunicação. Observe as gravuras e marque a alternativa correta para os sinais de:

  • A.

    elefante, amarelo, grupo.

  • B.

    elefante, você, círculo.

  • C.

    boi, azul, pizza.

  • D.

    rinoceronte, azul, família.

  • E.

    rinoceronte, você, família.

O profissional que garante a acessibilidade comunicativa para os alunos surdos, usuários de língua de sinais, que estão inseridos no ensino regular, é o:

  • A.

    fonoaudiólogo.

  • B.

    professor surdo.

  • C.

    professor regente.

  • D.

    professor ouvinte.

  • E.

    tradutor/ intérprete de língua de sinais.

A figura do instrutor pressupõe a situação de surdez, o domínio da língua de sinais, dos parâmetros que estruturam linguisticamente a Libras. Marque abaixo os três parâmetros básicos para a formação de um sinal:

  • A.

    alfabeto manual, movimento e ponto de articulação.

  • B.

    arbitrariedade, alfabeto manual e ponto de vista.

  • C.

    configuração de mão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    oralidade, configuração de mão e movimento.

  • E.

    expressão facial, alfabeto manual e configuração de mãos.

Skliar, em seu livro “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, identifica categorias de identidades surdas com facetas diferentes que podem ser facilmente classificadasemidentidade:

  • A.

    surda, híbrida, transição, incompleta, flutuante.

  • B.

    surdo-mudo, híbrida, flutuante, incompleta, sinalizadora.

  • C.

    bilíngue, transição, flutuante, híbrida, surda.

  • D.

    completa, estável, oralizada, surda, bilíngue.

  • E.

    surdo-mudo, sinalizadora, transição, flutuante, híbrida.

Oliver Sacks em seu livro “Vendo Vozes” assevera: “... as verdadeiras línguas de sinais são, de fato, completas em si mesmas: sua sintaxe, gramática e semântica são completas, possuindo, porém, um caráter diferente do que qualquer língua falada ou escrita”. Sendo assim, pode-se afirmar que:

  • A.

    é possível transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • B. por possuí rem estruturas linguísticas essencialmente diferentes, é impossível a tradução de uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.
  • C.

    o instrutor terá habilidades linguísticas para transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • D.

    independente da sintaxe, da gramática e semântica, as línguas oficiais oferecem caminhos de tradução literal.

  • E.

    a verdadeira língua de sinais é universal, portanto, possível de transliteração.

Segundo Perlin (apud Karin Strobel), “... As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito”. Marque a alternativa correta sobre o que se entende por cultura surda:

  • A.

    um conjunto de padrões, normas, valores da comunidade surda.

  • B.

    as vivências adquiridas na comunidade surda.

  • C.

    a aprendizagem da língua de sinais, sua língua materna.

  • D.

    os conteúdos escolares voltados a atender às necessidades educacionais especiais dos indivíduos surdos.

  • E.

    abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

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