Questões de Línguas Outras do ano 2016

Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Braille é um meio natural de leitura e escrita das pessoas cegas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Por meio do Braille, uma pessoa cega pode aprender apenas as ciências humanas e não as exatas.
  • B. A aprendizagem da correta ortografia de cada língua por uma pessoa cega é mais fácil por meio do uso das novas tecnologias que pelo Braille.
  • C. O tato humano adapta-se à aprendizagem do Braille devido ao tamanho e forma ideais da cela e dos pontos.
  • D. É indicado que o Braille não seja ensinado na alfabetização das crianças dos países mais desenvolvidos que contam com as novas tecnologias educacionais.
  • E. A leitura Braille é extremamente lenta, impossibilitando um grande volume de leitura pelos seus usuários.

A brasileira Larissa, cega, de 28 anos de idade, utiliza o Sistema Braille em português do Brasil e fala apenas a língua portuguesa, mas vai morar nos Estados Unidos.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, para se comunicar em Braille na língua inglesa nos Estados Unidos, Larissa

  • A. não precisa saber a língua inglesa, apenas o sistema Braille.
  • B. deve aprender a língua inglesa e os sinais Braille utilizados nos Estados Unidos.
  • C. terá que fazer exercícios de sensibilização tátil, pois a estrutura das celas utilizadas nos dois países é diferente.
  • D. precisa apenas saber a língua inglesa já que os símbolos Braille são exatamente os mesmos nos dois países.
  • E. não conseguirá aprender o Braille usado nos Estados Unidos, pois este só se aprende na infância, na fase de alfabetização.

No que se refere ao assunto do texto e ao uso do Sistema Braille no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Antes da invenção do Sistema Braille as pessoas cegas já contavam com diversos meios de escrita individual.
  • B. Há uma unificação mundial das simbologias Braille que obriga todos os países a utilizarem os mesmos símbolos.
  • C. O Brasil realizou várias modificações estruturais no Sistema Braille.
  • D. Há diferentes simbologias Braille mundialmente utilizadas, mas a estrutura básica do sistema permanece a mesma.
  • E. O Brasil adota um Sistema Braille com quinze pontos por cela.

No sistema Braille, a escrita da letra á (a agudo) é representada pelos pontos:

  • A. 1 - 2 - 3.
  • B. 1 - 3 - 5 - 6.
  • C. 1 - 2 - 3 - 5 - 6.
  • D. 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.

No sistema Braille, a escrita da letra í (í agudo) é representada pelos pontos:

  • A. 1 - 2.
  • B. 1 - 3.
  • C. 2 - 4.
  • D. 3 - 4.

No sistema Braille, a escrita da letra ç (cedilha) é representada pelos pontos:

  • A. 1 - 4.
  • B. 1 - 2 - 3 - 4.
  • C. 1 - 2 - 3 - 4 - 6.
  • D. 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.

No sistema Braille a escrita de sinal maiúsculo é representada pelos pontos:

  • A. 1 - 3.
  • B. 4 - 6.
  • C. 1 - 2 - 3.
  • D. 2 - 4 - 6.

No sistema Braille, o sinal de maiúsculo em todas as letras da palavra é representado pelos pontos:

  • A. 1 - 2 SINAL SIMPLES.
  • B. 4 - 6 SINAL SIMPLES.
  • C. 4 - 6 e 4 - 6 SINAL COMPOSTO.
  • D. 1 - 3 - 4 - 6 SINAL COMPOSTO.

Assinale a alternativa que apresenta a situação em que o intérprete de LIBRAS agiu corretamente.

  • A. Durante a interpretação de uma consulta médica para um paciente surdo, o médico dirigia as perguntas ao intérprete. O intérprete comunicou imediatamente ao surdo o fato e disse a ele que reivindicasse ao médico que as questões fossem feitas diretamente para o próprio surdo.
  • B. Durante a aula, o único surdo caiu no sono. O intérprete o acordou para que ele não perdesse a aula.
  • C. A mãe de um aluno surdo perguntou ao intérprete sobre uma situação de conflito que o filho vivenciou na sala de aula. O intérprete se recusou a responder, pois essa é uma função do professor da classe.
  • D. O aluno surdo saiu da sala para ir ao banheiro. Quando ele retornou, o intérprete disse a ele o que foi explicado pelo professor durante a sua ausência.

São marcos definidores dos caminhos da educação dos surdos brasileiros, EXCETO:

  • A. Congresso de Milão
  • B. Fundação do atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES)
  • C. Aprovação da Lei da LIBRAS
  • D. Aprovação da Lei das Escolas Bilíngues para Surdos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...