Questões de Línguas Outras do ano 2016

Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos programas leitores de tela, assinale a alternativa correta.

  • A. Os leitores de tela são mais um meio de inclusão de pessoas cegas.
  • B. Todos os programas de voz permitem a navegação na Internet e em editores de texto, mas não acessam nenhum texto no formato “pdf”.
  • C. Ao acessar a Internet com qualquer um dos programas descritos, uma pessoa cega obtém os mesmos resultados de leitura em diferentes navegadores.
  • D. Os leitores de tela contam com os benefícios do Sistema Braille, substituindo-o.
  • E. A forma mais fácil de um cego utilizar os programas leitores de tela é clicar os ícones que deseja ouvir.

Os programas Jaws, Virtual Vision, Orca e Nvda são leitores de tela. Acerca desses programas, assinale a alternativa correta.

  • A. É importante que os programadores criem acessibilidade nos sites para que os usuários cegos possam usar os programas leitores de tela em diferentes sites com mais autonomia.
  • B. Programas leitores de tela não acessam os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em escolas e faculdades brasileiras.
  • C. É necessário o uso de teclado Braille para que pessoas cegas utilizem os programas leitores de tela.
  • D. As funcionalidades desses programas são as mesmas, já que leem os mesmos aplicativos.
  • E. Todos os leitores de tela mencionados são exclusivos da língua portuguesa. Textos em outras línguas devem contar com outros leitores de tela.

A respeito do soroban, assinale a alternativa correta.

  • A. O soroban não pode ser usado por pessoas cegas em avaliações, pois oferece respostas aos cálculos.
  • B. O soroban, adaptado para pessoas com deficiência visual, apresenta os numerais em relevo.
  • C. Os sorobans modernos realizam cálculos autonomamente como uma calculadora.
  • D. O soroban é um instrumento de registro das operações.
  • E. O único problema no uso do soroban é a lentidão dos cálculos, mesmo quando usado por pessoas experientes.

Para impressão em Braille, usa-se frequentemente no Brasil o programa Braille Fácil. Acerca da impressão Braille e do uso do programa Braille Fácil, assinale a alternativa correta.

  • A. A única forma de se imprimir em Braille é com o programa Braille Fácil.
  • B. Ao colar um texto de um aplicativo editor de texto, de qualquer área do conhecimento, no programa Braille Fácil, a adaptação será automática e de acordo com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille.
  • C. O Braille Fácil conta com um simulador de teclado Braille.
  • D. Um inconveniente do programa Braille Fácil é que ele não possibilita a impressão de gráficos ou desenhos táteis.
  • E. Para usar o Braille Fácil no Brasil deve-se importá-lo do exterior.

De acordo com o Código Matemático Unificado, assinale a alternativa que expõe corretamente os pontos dos sinais das operações fundamentais.

  • A. Os pontos do sinal de adição são: (125)
  • B. Os pontos do sinal de subtração são: (36)
  • C. Os pontos do sinal de divisão são: (245)
  • D. Os pontos do sinal de multiplicação são: (1346)
  • E. Os pontos do sinal de mais ou menos são: (26)

A respeito dos parênteses auxiliares usados em produções matemáticas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os parênteses auxiliares devem ser transcritos para o Braille sempre que existirem no material original.
  • B. É necessário inserir os parênteses auxiliares mesmo quando o trecho a ser transcrito já conta com parênteses comuns.
  • C. Podem ser colocados no máximo dois parênteses auxiliares sucessivos.
  • D. Parênteses auxiliares não são usados em radicandos.
  • E. Os parênteses auxiliares são formados pelos pontos (26) para abrir e, (35) para fechar.

De acordo com o Código Matemático Unificado e com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os símbolos matemáticos em Braille devem ser separados por celas em branco.
  • B. Em livros de Matemática e de Ciências, em Braille, não é indicada a presença de tabelas com os sinais matemáticos utilizados e seus significados, pois são amplamente conhecidos dos usuários.
  • C. Em produções Braille que envolvem letras de outros alfabetos, recorrentes em matemática, devem-se usar similares do alfabeto da língua portuguesa, pois não há forma de escrevê-las em Braille.
  • D. Quando couberem, expressões e sentenças curtas devem ser escritas em uma só linha.
  • E. Expressões e sentenças longas devem contar com ajuste no tamanho do papel, pois não podem ser divididas em linhas diferentes.

Acerca do Manual Internacional de Musicografia Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Não é preciso conhecer o Sistema Braille para realizar a transcrição de músicas em Braille.
  • B. Devem ser feitas contrações e abreviações do material musical a fim de facilitar o entendimento do usuário do Braille, ainda que não estejam presentes no original.
  • C. Devem ser usados símbolos nacionais para elementos como “mais” e “menos” sem descrições adicionais, já que são amplamente conhecidos em suas localidades.
  • D. Para se fazer transcrições de músicas e textos musicais em Braille no Brasil, é suficiente o conhecimento da Grafia Braille da Língua portuguesa e suas Normas Técnicas.
  • E. É importante o uso dos símbolos propostos no Manual Internacional de Musicografia Braille em detrimento dos símbolos locais para que a internacionalização da Musicografia Braille seja promovida.

Com base no Manual Internacional de Musicografia Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os países participantes do acordo para produção do manual não tiveram divergências, já que todos os países que utilizavam a musicografia Braille faziam uso dos mesmos sinais.
  • B. Esse manual é internacional, pois contempla todos os tipos de música da atualidade.
  • C. O manual apresenta formatos que devem ser seguidos, que se referem a um acordo internacional, bem como formatos amplamente, mas não unanimemente aceitos.
  • D. Nesse manual há os formatos específicos de transcrição usados em todo o mundo.
  • E. Esse manual encerra o trabalho de unificação da Musicografia Braille, pois as atualizações que surgirem na música deverão usar os mesmos símbolos já descritos.

Conforme a Grafia Química Braille para uso no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Usam-se sempre as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille ao transcrever textos químicos.
  • B. A Grafia Química Braille para uso no Brasil possibilita representar símbolos, fórmulas e equações, e, até mesmo, estruturas moleculares.
  • C. Grafia Química Braille para uso no Brasil possibilita representar símbolos, fórmulas e equações, e, até mesmo, estruturas moleculares.
  • D. A Grafia Química Braille para uso no Brasil não se baseia na Grafia Braille da Língua Portuguesa nem nas Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille já que se trata de conteúdo específico.
  • E. A Grafia Química para uso no Brasil foi publicada em 2002 e ainda não passou por atualizações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...