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A língua de sinais é uma língua de modalidade visual espacial e tem sua gramática própria. Reconhecida por Willian Stokoe, em 1960, quando comprovou que suas pesquisas atendiam aos critérios linguísticos de todas as línguas humanas. No entanto, os estudos fonológicos da língua de sinais destacam que
As figuras abaixo reportam-se a uma afirmativa muito importante acerca das particularidades das línguas de sinais.
É correto afirmar que iconicidade
Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que
Guarinello (2007), em sua obra, apresenta um breve olhar histórico sobre a educação de surdos. Considere os acontecimentos sobre a surdez e as filosofias educacionais ao longo da história:
I. Para Aristóteles (384-322 a.C), as pessoas que nasciam surdas eram também mudas. O monge Willian Stokoe afirmou, nesta época, que os surdos mudos não seriam treináveis.
II. Em 1857, graças aos esforços de Ernest Huet, um professor surdo francês, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual INES − Instituto Nacional de Surdos.
III. No Congresso Internacional de Milão decidiu-se que o método que deveria ser utilizado na educação dos surdos é o oralismo. Destaca-se em práticas vigentes neste modelo a conquista da expressão oral.
IV. Nos anos 70, surgiu uma nova filosofia complementar ao oralismo na qual alguns estudiosos propuseram a adoção dos gestos naturais e de aparelhos de amplificação sonora para transmitir linguagem. A comunicação total foi considerada um método eficaz e defendia um trabalho educacional exclusivo através da leitura orofacial e audição residual.
V. A implantação da proposta bilíngue na Suécia, em 1981, e o reconhecimento que a educação bilíngue envolve atitudes positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais e, também, o respeito pelas minorias linguísticas e por suas identidades.
Está correto o que se afirma APENAS em
conceituada como língua brasileira de sinais, sendo esta padronizada em todos os Estados Brasileiros e obrigatória no espaço escolar.
Línguas Outras - Braile - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Impressora Braille computadorizada.
2. Adaptação de textos para transcrição.
3. Transcrição para o Braille.
4. Revisão Braille.
( ) Equipamento que produz, em papel, textos em Braille. Conecta-se a um microcomputador através de porta serial ou paralela. Pode ser de pequeno, médio e grande porte. Imprime em folhas avulsas, em formulários contínuos ou em ambas as formas.
( ) Processo referente às adequações e ajustes prévios que devem ser feitos num texto, antes de sua transcrição, considerando as características do conteúdo e as especificidades da leitura tátil.
( ) Reprodução em caracteres do alfabeto Braille, do conteúdo de um texto originalmente impresso no sistema comum de escrita.
( ) Verificação, através de leitura tátil, de possíveis incorreções cometidas no processo de transcrição.
A sequência está correta em
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O sistema Braille, criado por Louis Braille, em 1825, na França, constituiu-se, desde então, o meio fundamental de leitura e escrita para as pessoas cegas em todo o mundo. No Brasil, há uma instituição que é referência no trabalho com deficientes visuais e esta, por sua vez, é um órgão do MEC. Assinale-a.
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Os sinais do código Braille são empregados geralmente em conformidade com os preceitos da ortografia oficial e com os textos que representa; há também números e sinais com eles usados. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso dos pontos para numeração.
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Sobre o sistema Braille, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de Braille é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial estabelecido pelos pontos (123456). Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental.
II. O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela Braille ou célula Braille.
III. Para facilmente identificar e estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, cabem os números 4, 5, 6.
IV. O sistema de escrita Braille obedece às normas cultas da língua portuguesa; sendo assim, seu uso é limitado e não pode ser aprendido, devido ao grau de dificuldade.
Estão corretas apenas as afirmativas
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Assinale a afirmativa correta.
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