Questões de Línguas Outras do ano 2016

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A língua de sinais é uma língua de modalidade visual espacial e tem sua gramática própria. Reconhecida por Willian Stokoe, em 1960, quando comprovou que suas pesquisas atendiam aos critérios linguísticos de todas as línguas humanas. No entanto, os estudos fonológicos da língua de sinais destacam que

  • A. a orientação da palma da mão é um parâmetro secundário, pois propôs uma estrutura linguista formada em CM, L e M.
  • B. o alfabeto manual é utilizado na interação entre pessoas usuárias da língua de sinais, sendo realizado com as duas mãos.
  • C. uma mesma configuração de mão pode ser usada para representar diferentes sinais, desde que os ouvintes estabeleçam padrão em seus respectivos significados.
  • D. a orientação de mão, embora seja outro parâmetro fonológico, envolve as mesmas formas e direções dos movimentos das mãos.
  • E. a locação de mão é articulada no espaço neutro do corpo, sendo invariável as configurações de mão.

As figuras abaixo reportam-se a uma afirmativa muito importante acerca das particularidades das línguas de sinais.

É correto afirmar que iconicidade

  • A. são configurações de mão que funcionam como morfemas e são predicados complexos que podem expressar alguma informação de manuseio.
  • B. são sinais convencionais na qual o grupo seleciona um traço como característica e não representando os objetos, mas revelando a pantomima.
  • C. são ideias que têm uma relação com a configuração de mão e todos os verbos podem representar outros significados.
  • D. tem um significado preciso e não há necessidade de considerar o significado literal das frases que são produzidas por uma cultura.
  • E. é a propriedade das palavras ou dos sinais de tomar como base para sua criação as características físicas do referente, parte deste ou o todo, ou mesmo a relação cultural que o homem tem com esse referente.

Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que

  • A. o surdo é considerado um aluno com deficiência verbal ou deficiência linguística, e a escola deverá oferecer uma noção adequada das relações entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
  • B. a escola reconhece a situação bilíngue do surdo e aceita qualquer manifestação linguística diferente.
  • C. as práticas de leitura e escrita do aluno surdo são insubstituíveis por outra língua utilizada pelo professor ou pelo livro didático.
  • D. a educação deverá analisar o status linguístico da língua de sinais e da língua portuguesa no contexto escolar levando em consideração as capacidades e habilidades do bilíngue.
  • E. o ensino da língua portuguesa deverá estar vinculado ao conhecimento de mundo e ao conhecimento linguístico dos alunos.

Guarinello (2007), em sua obra, apresenta um breve olhar histórico sobre a educação de surdos. Considere os acontecimentos sobre a surdez e as filosofias educacionais ao longo da história:

I. Para Aristóteles (384-322 a.C), as pessoas que nasciam surdas eram também mudas. O monge Willian Stokoe afirmou, nesta época, que os surdos mudos não seriam treináveis.

II. Em 1857, graças aos esforços de Ernest Huet, um professor surdo francês, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual INES − Instituto Nacional de Surdos.

III. No Congresso Internacional de Milão decidiu-se que o método que deveria ser utilizado na educação dos surdos é o oralismo. Destaca-se em práticas vigentes neste modelo a conquista da expressão oral.

IV. Nos anos 70, surgiu uma nova filosofia complementar ao oralismo na qual alguns estudiosos propuseram a adoção dos gestos naturais e de aparelhos de amplificação sonora para transmitir linguagem. A comunicação total foi considerada um método eficaz e defendia um trabalho educacional exclusivo através da leitura orofacial e audição residual.

V. A implantação da proposta bilíngue na Suécia, em 1981, e o reconhecimento que a educação bilíngue envolve atitudes positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais e, também, o respeito pelas minorias linguísticas e por suas identidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. IV e V.

conceituada como língua brasileira de sinais, sendo esta padronizada em todos os Estados Brasileiros e obrigatória no espaço escolar.

  • A. de ouvintes, sua língua portuguesa e a integração das pessoas surdas na sociedade.
  • B. de surdos, sua língua de sinais e a acessibilidade de comunicação.
  • C. não formal, língua de sinais, braile e línguas orais no processo de alfabetização e letramento.
  • D. comunitária, línguas oficiais do país privilegiando a língua portuguesa e a linguagem musical.
  • E. especial e a educação bilíngue nas quais o oralismo e o bilinguismo são ofertados no mesmo espaço educacional.

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Impressora Braille computadorizada.

2. Adaptação de textos para transcrição.

3. Transcrição para o Braille.

4. Revisão Braille.

( ) Equipamento que produz, em papel, textos em Braille. Conecta-se a um microcomputador através de porta serial ou paralela. Pode ser de pequeno, médio e grande porte. Imprime em folhas avulsas, em formulários contínuos ou em ambas as formas.

( ) Processo referente às adequações e ajustes prévios que devem ser feitos num texto, antes de sua transcrição, considerando as características do conteúdo e as especificidades da leitura tátil.

( ) Reprodução em caracteres do alfabeto Braille, do conteúdo de um texto originalmente impresso no sistema comum de escrita.

( ) Verificação, através de leitura tátil, de possíveis incorreções cometidas no processo de transcrição.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 2, 1.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 4, 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 4, 1.

O sistema Braille, criado por Louis Braille, em 1825, na França, constituiu-se, desde então, o meio fundamental de leitura e escrita para as pessoas cegas em todo o mundo. No Brasil, há uma instituição que é referência no trabalho com deficientes visuais e esta, por sua vez, é um órgão do MEC. Assinale-a.

  • A. Instituto de Cegos do Brasil.
  • B. Instituto Benjamin Costant.
  • C. Instituto Imperial de Cegos do Brasil.
  • D. Instituto Nacional de Educação de Cegos.

Os sinais do código Braille são empregados geralmente em conformidade com os preceitos da ortografia oficial e com os textos que representa; há também números e sinais com eles usados. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso dos pontos para numeração.

  • A. Não se estabelece numeração no sistema Braille, isto porque existem limitações de pontos.
  • B. O ponto (2) representa a vírgula e o ponto que em tinta se emprega para, num numeral decimal, separar a parte inteira da parte decimal.
  • C. O ponto (3) representa o ponto separador de classes. É corrente, contudo, só efetuar tal separação em números constituídos por mais de quatro algarismos, na parte inteira ou na parte decimal.
  • D. Os caracteres da 1ª série, precedidos dos pontos (3456), representam os algarismos de um a zero. Quando um número é formado por dois ou mais algarismos, somente o primeiro é precedido deste sinal.

Sobre o sistema Braille, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de “Braille” é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial estabelecido pelos pontos (123456). Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental.

II. O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela Braille ou célula Braille.

III. Para facilmente identificar e estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, cabem os números 4, 5, 6.

IV. O sistema de escrita Braille obedece às normas cultas da língua portuguesa; sendo assim, seu uso é limitado e não pode ser aprendido, devido ao grau de dificuldade.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.

Assinale a afirmativa correta.

  • A. Não há grafia Braille, isto porque não existe uma padronização na legislação brasileira.
  • B. Braille integral é um documento normalizador e de aprendizagem somente para os professores cegos.
  • C. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um software disponibilizado gratuitamente aos usuários do Sistema Braille.
  • D. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um documento normalizador e de consulta destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, bem como usuários do sistema Braille.
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