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Por desconhecimento das pessoas, criam-se mitos ao redor de situações, como é caso das línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta um mito na língua de sinais.
A Língua de Sinais é uma língua derivada da Língua Portuguesa.
A Língua de sinais é uma língua menos conceitual que a Língua Portuguesa por não ter alguns componentes como artigos , preposições e outros elementos de ligação.
A LIBRAS é uma língua universal.
As Línguas de sinais possuem gramática e estrutura próprias, que possibilitam as mais refinadas abstrações como qualquer outra língua.
O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de sinais como língua materna e, portanto, domina esta forma de comunicação. Observe as gravuras e marque a alternativa correta para os sinais de:
elefante, amarelo, grupo.
elefante, você, círculo.
boi, azul, pizza.
rinoceronte, azul, família.
rinoceronte, você, família.
Em contraposição as identidades Surdas, temos a crença ouvinte de que ser ouvinte é melhor, pois na ótica ouvinte, ser surdo é resultado da perda de uma habilidade fato pelo qual o ouvinte se sente privilegiado. A este movimento, dá-se o nome de
Oralismo.
Identidade surda.
Bilinguismo.
Ouvintismo.
O profissional que garante a acessibilidade comunicativa para os alunos surdos, usuários de língua de sinais, que estão inseridos no ensino regular, é o:
fonoaudiólogo.
professor surdo.
professor regente.
professor ouvinte.
tradutor/ intérprete de língua de sinais.
Dentro da cultura Surda se desenvolvem as identidades a partir da experiência pela qual o surdo passou. Alguns deles ensurdeceram por motivos diversos e têm presente em sua vida as duas línguas: uma na dependência dos sinais e a outra do pensamento na língua oral. Este tipo de Identidade Surda é denominada
identidade flutuante.
identidade inconformada.
identidade de transição.
identidade híbrida.
A figura do instrutor pressupõe a situação de surdez, o domínio da língua de sinais, dos parâmetros que estruturam linguisticamente a Libras. Marque abaixo os três parâmetros básicos para a formação de um sinal:
alfabeto manual, movimento e ponto de articulação.
arbitrariedade, alfabeto manual e ponto de vista.
configuração de mão, ponto de articulação e movimento.
oralidade, configuração de mão e movimento.
expressão facial, alfabeto manual e configuração de mãos.
As culturas compartilham valores, crenças e, acima de tudo, uma mesma língua. Assinale a alternativa que apresenta valores característicos da cultura.
Compartilhar o máximo de informações possíveis.
Preferência por jogos individuais.
Festas silenciosas e reservadas.
Exclusão de relações com ouvintes.
Skliar, em seu livro A Surdez: um olhar sobre as diferenças, identifica categorias de identidades surdas com facetas diferentes que podem ser facilmente classificadasemidentidade:
surda, híbrida, transição, incompleta, flutuante.
surdo-mudo, híbrida, flutuante, incompleta, sinalizadora.
bilíngue, transição, flutuante, híbrida, surda.
completa, estável, oralizada, surda, bilíngue.
surdo-mudo, sinalizadora, transição, flutuante, híbrida.
A corrente educacional que privilegia a Língua de sinais na comunicação, dando mais ênfase ao visual do que ao auditivo é o(a)
Oralismo.
Comunicação Total.
Bilinguismo.
Normatização.
Oliver Sacks em seu livro Vendo Vozes assevera: ... as verdadeiras línguas de sinais são, de fato, completas em si mesmas: sua sintaxe, gramática e semântica são completas, possuindo, porém, um caráter diferente do que qualquer língua falada ou escrita. Sendo assim, pode-se afirmar que:
é possível transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.
o instrutor terá habilidades linguísticas para transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.
independente da sintaxe, da gramática e semântica, as línguas oficiais oferecem caminhos de tradução literal.
a verdadeira língua de sinais é universal, portanto, possível de transliteração.
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