Lista completa de Questões de Línguas Outras da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Castro (2002) descreve uma pesquisa com alunos-professores rumo a mudanças na concepção de linguagem construída durante discussões sobre a natureza da linguagem. Castro, nessa pesquisa,
detalha a importância de prescrever fórmulas para formar professores.
propõe uma formação totalmente baseada em teorias.
apresenta uma proposta de formação com base na Linguística.
discute a importância da competência gramatical do professor.
apresenta uma proposta de formação segundo a qual os alunos-professores refletem sobre os planos de aula e sobre as próprias aulas ministradas.
Almeida Filho (1998), ao focalizar a aula de língua estrangeira, aponta a importância da qualidade dos materiais utilizados para explorar conteúdos compatíveis com a comunicação cotidiana. Dentre os tipos de materiais importantes, o autor sugere:
livros traduzidos.
textos técnicos.
histórias da ciência.
uso de recursos não linguísticos, tais como figuras e mapas.
artigos científicos.
Almeida Filho (1998) trata do processo de inovação da sala de aula de língua estrangeira, afirmando que
as mudanças só poderão ocorrer com recursos audiovisuais relacionadas à integração cultural entre a língua que se aprende e a materna.
alterações na prática do professor requerem uma nova compreensão da cultura de aprender e de ensinar línguas.
a adoção de um novo livro didático é suficiente para que sejam implementadas inovações no ensino de línguas.
a adoção de uma gramática é fundamental para que o professor renove a sua prática de sala de aula.
novas práticas nascem da imitação de modelos americanos, que estão à disposição dos docentes na internet.
Almeida Filho (1998), ao tratar da avaliação em língua estrangeira, afirma que um professor ensinando em um contexto comunicativo
privilegia o conhecimento lexical do aluno.
adota uma avaliação qualitativa de itens isolados.
avalia, principalmente, o desempenho através do uso da língua-alvo.
considera a avaliação escrita como a principal do processo.
vê o processo avaliativo como sinônimo de produção escrita.
O conceito de competência profissional, segundo Almeida Filho, 1998, está diretamente relacionado à construção da identidade do professor. Podemos dizer que esse conceito está diretamente relacionado
à capacidade do professor de reconhecer os seus deveres, o seu potencial e a sua importância social no exercício do magistério.
ao conhecimento gramatical do professor.
ao livro didático que o professor gostaria que fosse adotado.
aos sistemas fonológicos das suas línguas (materna e estrangeira).
às habilidades de produção oral e escrita dos alunos.
Em O ensino de línguas para a comunicação, Widdowson (1992) estabelece uma diferença entre exercícios mecânicos e diálogos de comunicação real. Em relação a essa distinção, pode-se afirmar que, de acordo com a abordagem comunicativa,
a repetição deve ser privilegiada em sala de aula.
os exercícios mecânicos devem predominar em sala de aula.
o professor deve trabalhar com atividades que priorizem o uso da língua para um propósito comunicativo.
a sala de aula deve servir de contexto para exercícios sem função comunicativa.
os exercícios que focalizam a estrutura facilitam a aprendizagem do uso real da língua.
Cosa farà Cecilia dopo pranzo?
Responde corretamente à pergunta acima:
Cosa farà Cecilia dopo pranzo? Responde corretamente à pergunta acima:
Dopo che avere lavato i piatti, venerà da me e anderemmo insieme dal dentista.
Dopo che ha lavato i piatti, ha venuta da me e abbiamo andate insieme dal dentista.
Dopo che avrà finito di lavare i piatti, verrà da me e andremo insieme dal dentista.
Dopo finire di lavare i piatti, vendrà da me e andremmo insieme dal dentista.
Cosa hanno fatto i ragazzi ieri pomeriggio?
Responde corretamente à pergunta acima:
Sono andati da Carlo e hanno studiato fino alle cinque, poi si sono riposati.
Hanno andato da Carlo e hanno studiato fino alle cinque, poi si hanno riposato.
Sono andato da Carlo e sono studiati fino alle cinque, poi si hanno riposati.
Hanno andate da Carlo e hanno studiate fino alle cinque, poi si hanno riposate.
Sono andate da Carlo e hanno studiate fino alle cinque, poi si sono riposate.
Corresponde a uma pergunta em contexto formal:
Come ti chiami?
Come si chiama?
Vuoi venire a casa mia?
Cosa fai?
Quanti anni hai?
Cosa facevi di bello quando eri bambino?
Responde corretamente à pergunta acima:
Giocava, andava a scuola e guardava la TV.
Giocavi, andavi a scuola e guardavi la TV.
Giocavvo, andavvo alla escuola e guardavvo la TV.
Giogava, andava alla escuola e assitiva la TV.
Giocavo, andavo a scuola e guardavo la TV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...