Questões de Línguas Outras da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Línguas Outras da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Castro (2002) descreve uma pesquisa com alunos-professores rumo a mudanças na concepção de linguagem construída durante discussões sobre a natureza da linguagem. Castro, nessa pesquisa,

  • A.

    detalha a importância de prescrever fórmulas para formar professores.

  • B.

    propõe uma formação totalmente baseada em teorias.

  • C.

    apresenta uma proposta de formação com base na Linguística.

  • D.

    discute a importância da competência gramatical do professor.

  • E.

    apresenta uma proposta de formação segundo a qual os alunos-professores refletem sobre os planos de aula e sobre as próprias aulas ministradas.

Almeida Filho (1998), ao focalizar a aula de língua estrangeira, aponta a importância da qualidade dos materiais utilizados para explorar conteúdos compatíveis com a comunicação cotidiana. Dentre os tipos de materiais importantes, o autor sugere:

  • A.

    livros traduzidos.

  • B.

    textos técnicos.

  • C.

    histórias da ciência.

  • D.

    uso de recursos não linguísticos, tais como figuras e mapas.

  • E.

    artigos científicos.

Almeida Filho (1998) trata do processo de inovação da sala de aula de língua estrangeira, afirmando que

  • A.

    as mudanças só poderão ocorrer com recursos audiovisuais relacionadas à integração cultural entre a língua que se aprende e a materna.

  • B.

    alterações na prática do professor requerem uma nova compreensão da cultura de aprender e de ensinar línguas.

  • C.

    a adoção de um novo livro didático é suficiente para que sejam implementadas inovações no ensino de línguas.

  • D.

    a adoção de uma gramática é fundamental para que o professor renove a sua prática de sala de aula.

  • E.

    novas práticas nascem da imitação de modelos americanos, que estão à disposição dos docentes na internet.

Almeida Filho (1998), ao tratar da avaliação em língua estrangeira, afirma que um professor ensinando em um contexto comunicativo

  • A.

    privilegia o conhecimento lexical do aluno.

  • B.

    adota uma avaliação qualitativa de itens isolados.

  • C.

    avalia, principalmente, o desempenho através do uso da língua-alvo.

  • D.

    considera a avaliação escrita como a principal do processo.

  • E.

    vê o processo avaliativo como sinônimo de produção escrita.

O conceito de competência profissional, segundo Almeida Filho, 1998, está diretamente relacionado à construção da identidade do professor. Podemos dizer que esse conceito está diretamente relacionado

  • A.

    à capacidade do professor de reconhecer os seus deveres, o seu potencial e a sua importância social no exercício do magistério.

  • B.

    ao conhecimento gramatical do professor.

  • C.

    ao livro didático que o professor gostaria que fosse adotado.

  • D.

    aos sistemas fonológicos das suas línguas (materna e estrangeira).

  • E.

    às habilidades de produção oral e escrita dos alunos.

Em O ensino de línguas para a comunicação, Widdowson (1992) estabelece uma diferença entre exercícios mecânicos e diálogos de comunicação real. Em relação a essa distinção, pode-se afirmar que, de acordo com a abordagem comunicativa,

  • A.

    a repetição deve ser privilegiada em sala de aula.

  • B.

    os exercícios mecânicos devem predominar em sala de aula.

  • C.

    o professor deve trabalhar com atividades que priorizem o uso da língua para um propósito comunicativo.

  • D.

    a sala de aula deve servir de contexto para exercícios sem função comunicativa.

  • E.

    os exercícios que focalizam a estrutura facilitam a aprendizagem do uso real da língua.

Cosa farà Cecilia dopo pranzo?

Responde corretamente à pergunta acima:

  • A.

    Cosa farà Cecilia dopo pranzo? Responde corretamente à pergunta acima:

  • B.

    Dopo che avere lavato i piatti, venerà da me e anderemmo insieme dal dentista.

  • C.

    Dopo che ha lavato i piatti, ha venuta da me e abbiamo andate insieme dal dentista.

  • D.

    Dopo che avrà finito di lavare i piatti, verrà da me e andremo insieme dal dentista.

  • E.

    Dopo finire di lavare i piatti, vendrà da me e andremmo insieme dal dentista.

Cosa hanno fatto i ragazzi ieri pomeriggio?

Responde corretamente à pergunta acima:

  • A.

    Sono andati da Carlo e hanno studiato fino alle cinque, poi si sono riposati.

  • B.

    Hanno andato da Carlo e hanno studiato fino alle cinque, poi si hanno riposato.

  • C.

    Sono andato da Carlo e sono studiati fino alle cinque, poi si hanno riposati.

  • D.

    Hanno andate da Carlo e hanno studiate fino alle cinque, poi si hanno riposate.

  • E.

    Sono andate da Carlo e hanno studiate fino alle cinque, poi si sono riposate.

Corresponde a uma pergunta em contexto formal:

  • A.

    Come ti chiami?

  • B.

    Come si chiama?

  • C.

    Vuoi venire a casa mia?

  • D.

    Cosa fai?

  • E.

    Quanti anni hai?

Cosa facevi di bello quando eri bambino?

Responde corretamente à pergunta acima:

  • A.

    Giocava, andava a scuola e guardava la TV.

  • B.

    Giocavi, andavi a scuola e guardavi la TV.

  • C.

    Giocavvo, andavvo alla escuola e guardavvo la TV.

  • D.

    Giogava, andava alla escuola e assitiva la TV.

  • E.

    Giocavo, andavo a scuola e guardavo la TV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...