Questões de Matemática

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Uma pessoa deve consumir uma dose diária de 4700mg de potássio. Sabe-se, por outro lado, que a água de coco contém 175mg/100ml de potássio. Supondo-se que a única fonte de potássio para um indivíduo fosse a água de coco, para cumprir o requerimento diário ele deveria consumir de água de coco:

  • A. 2,68 litros
  • B. 4,70 litros
  • C. 1,75 litros
  • D. 3,72 litros
  • E. 0,75 litros

Genericamente, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz X = xij, de terceira ordem é a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B = (bij). Sabendo-se que (aij ) = i2-j 2 e que bij = (i+j)2, então a soma dos elementos x31 e x13 é igual a:

  • A.

    20

  • B.

    24

  • C.

    32

  • D.

    64

  • E.

    108

Dentre as alternativas abaixo, qual contém o valor que mais se aproxima da medida do lado AB do triângulo ABC da figura?

  • A. 9km
  • B. 12km
  • C. 18 km
  • D. 19 km
  • E. 20 km

Leia os dois textos abaixo.

"Sendo a Geometria um ponto de encontro entre a matemática como teoria e a matemática como um recurso, ela é um caminho para desenvolver o pensamento e a compreensão para alcançar o nível mais alto de uma teoria formal. Somente quando essa perspectiva é atingida, a noção de estrutura matemática faz sentido."

(Fainguelernt, 1993; Herskowitz, 1994)

"É importante ressaltar que esses dois aspectos � citados no texto anterior � estão ligados, uma vez que para compreender a geometria como estrutura lógica é necessário ter alcançado alguns níveis da Geometria como ciência do espaço."

(Fainguelernt, 1993)

A partir desses textos, pode-se dizer corretamente que

  • A.

    o estudo da Geometria é o único caminho para atingir um alto nível de teoria formal.

  • B.

    é suficiente alcançar alguns níveis da Geometria como ciência do espaço para compreendê-la como estrutura lógica.

  • C.

    a Geometria, como ciência empírica, não pode ser compreendida como estrutura lógica.

  • D.

    um dos caminhos para atingir a noção da estrutura matemática é o estudo da Geometria.

  • E.

    os dois aspectos da Matemática apontados no texto são independentes na obtenção de um alto nível de teoria formal.

De acordo com as informações do texto ao lado - Entenda o cálculo do IDH municipal (IDHM)- e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

Em um determinado ano, para que o IDHM-L de um certo município seja um número entre 0 e 1, é necessário que a expectativa de vida ao nascer no município esteja compreendida entre 25 e 85 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as informações do texto ao lado - Entenda o cálculo do IDH municipal (IDHM)- e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

Considere que, para um determinado município, 85% das pessoas adultas são alfabetizadas e que o número de indivíduos do município que estão freqüentando a escola corresponde a 60% da população na faixa etária de 7 a 22 anos de idade. Nessas condições, o IDHM-E desse município é inferior a 0,8.

  • C. Certo
  • E. Errado

O valor de lim  é:

  • A.

    - 4;

  • B.

    0;

  • C.

    - ¥;

  • D.

    +¥ ;

  • E.

    3.

A raiz da equação 2.2x-3 + 2x = 6 − é um número a, tal que

  • A. 0<a<1
  • B. 1<a<2
  • C. 2<a<3
  • D. 3<a<4
  • E. 4<a<5

Luís precisa aprontar um lanche rápido para servir numa reunião. Veja a lista de material necessário e a tabela de preços correspondente.

A despesa total de Luís será de:

  • A. R$ 21,70;
  • B. R$ 28,50;
  • C. R$ 30,70;
  • D. R$ 36,00;
  • E. R$ 37,70.

Jorge trabalha na copa da Secretaria de Educação. Sua tarefa é fazer café e servi-lo a todos os funcionários e visitantes. Diariamente Jorge serve 250 cafezinhos e gasta 100 gramas de pó de café para 25 xícaras. O gasto de pó de café diário na Secretaria é de (1.000g = 1Kg):

  • A. 0, 50 Kg;
  • B. 0, 75 Kg;
  • C. 1 Kg;
  • D. 2, 50 Kg;
  • E. 6, 25 Kg.
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