Questões de Matemática

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Para desenvolver conceitos sobre volume de sólidos, uma professora utilizou uma caixa plástica com base 40 cm x 60 cm e altura 30 cm. Ela colocou 36 litros de água na caixa e desafiou seus alunos a determinarem os volumes de certos objetos. João mergulhou um boneco que ficou completamente submerso e notou, através de uma régua, que a altura da coluna de água passou a medir 16 cm. João concluiu, corretamente, que seu boneco ocupava:

    A) 2400 cm³ .

    B) menos que 1 litro.

    C) entre 1 litro e 2 litros.

    D) 2000 ml.

    E) 2,5 litros.

O gráfico abaixo indica o número de alunos que frequentaram uma sala de aula virtual durante uma semana.

Com base nos dados observados, é correto afirmar que:

    A) A turma tem mais que 42 alunos.

    B) A média de frequentadores diários são 35 alunos.

    C) A moda de frequentadores é 20.

    D) A mediana de frequentadores é 30.

    E) A diferença entre a mediana e a moda é 0.

O triângulo de Sierpinski é uma das formas elementares da geometria fractal. Para construí-lo, parte-se de um triângulo equilátero e desenha-se sucessivos novos triângulos semelhantes ao original, sempre com os lados sendo reduzidos à metade dos anteriores, conforme o exemplo abaixo

Observe que no primeiro triângulo há 1 triângulo preto e nenhum triângulo branco; no segundo triângulo há 3 pretos e 1 branco; no terceiro há 9 pretos e 4 brancos e assim por diante. Mantendose esse padrão, conclui-se que o quinto triângulo deverá apresentar:

    A) 27 triângulos pretos e 13 triângulos brancos.

    B) 81 triângulos pretos e 40 triângulos brancos.

    C) 27 triângulos pretos e 12 triângulos brancos.

    D) 81 triângulos pretos e 39 triângulos brancos.

    E) 243 triângulos pretos e 120 triângulos brancos.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao multiplicar um número inteiro pelo seu inverso obtemos o número 1 (um).
II. O elemento neutro da multiplicação é o 0 (zero).
III. A expressão “a ordem dos fatores não altera o produto” caracteriza a propriedade comutativa da multiplicação.
IV. O produto entre 0,21 e 0,02 equivale à 21/5000.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Todas as afirmativas são corretas.

    B) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

    C) Apenas a afirmativa II é falsa.

    D) As afirmativas III e IV são falsas.

    E) Todas as afirmativas são falsas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática destacam a Etnomatemática como uma proposta alternativa para a ação pedagógica. Sobre a Etnomatemática, assinale a alternativa correta:

    A) Ela busca partir da realidade do(a) professor(a) para se chegar a uma sedimentação do aprendizado do(a) estudante.

    B) Ela trata de questões exclusivamente associadas ao aprendizado dos indígenas, levando em consideração suas características culturais.

    C) Ela se destaca por exigir habilidades cognitivas específicas dos(as) estudantes, expressando-se pela busca da superdotação.

    D) Ela busca fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo [agora] e no espaço [aqui].

    E) Ela defende uma teoria final da matemática, não sendo influenciada pelo meio a qual é submetida.

Um número racional pode ser representado na forma de uma dízima periódica ou da razão entre dois números inteiros, com denominador não nulo. A representação na forma de fração irredutível do número decimal correspondente é denominada fração geratriz, como no exemplo a seguir: 0,66666666... = 2/3
Qual das alternativas apresenta corretamente a fração geratriz do número racional 2,351351351...?

    A) 2351/1000

    B) 783/333

    C) 2351/999

    D) 783/999

    E) 2349/333

Uma escola lançava 105 vídeo-aulas por mês. Após a contratação de 12 novos professores, a escola passou a lançar 189 vídeo-aulas mensais. Considerando-se que todos os professores dessa escola produzem a mesma quantidade de vídeoaulas ao mês e que todas elas são lançadas, quantos professores haviam antes dessa nova contratação?

    A) 11

    B) 12

    C) 13

    D) 14

    E) 15

Dados os polinômios P(x)= (a+2) x 3+(b? 1) x 2+cx+3 e Q(x)= ax 2+2x? d+1. Qual das alternativas apresenta os valores de a, b, c e d que tornam P(x)= Q(x) ?

    A) a=? 1,b=? 2,c= 1,d= 2.

    B) a=? 1,b= 0,c= 2,d= 1.

    C) a= 2,b=? 1,c= 1,d=? 2.

    D) a=? 2,b=? 1,c= 2,d=? 2.

    E) a=? 2,b=? 1,c= 1,d= 2

Uma reforma escolar foi executada por 12 trabalhadores em 20 dias, trabalhando 6 horas por dia. Se essa mesma reforma tivesse sido realizada por 15 trabalhadores, trabalhando 8 horas por dia, ela teria sido concluída em:

    A) 33 dias.

    B) 12,5 dias.

    C) 12 dias.

    D) 15 dias.

    E) 15,5 dias.

A altura de Ana é 10% maior que a altura de Beatriz. Se a soma de suas alturas é 3,15 metros, é correto afirmar que:

    A) Ana tem 1,50 m de altura.

    B) Beatriz tem 1,65 m de altura.

    C) Ana é 10 cm mais alta que Beatriz.

    D) A diferença de altura entre as duas é de 15 cm.

    E) Ana tem 1,55 m de altura.

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