Questões de Matemática

Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a impressão de comprovantes de operação bancária, um banco usa as impressoras térmicas dos modelos A e B. O modelo A imprime 250 mm por segundo em papel de 80 mm de largura por 18 cm de comprimento, que corresponde a um comprovante de operação bancária; o modelo B imprime 8 polegadas por segundo em papel de 110 mm de largura por 15 cm de comprimento, correspondente a um desses comprovantes.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem, considerando 2,54 cm como valor aproximado de 1 polegada.

O modelo B tem maior velocidade de impressão que o modelo A.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, no resultado de exame de colesterol a que um paciente se submeteu, o LDL (low density lipoprotein) tenha sido igual a 125 mg/dL. Nessa situação, se o resultado do LDL fosse fornecido em g/L, o novo valor seria igual a

  • A.

    1.250.

  • B.

    12,5.

  • C.

    1,25.

  • D.

    0,125.

Uma rede bancária, denominada Banco X, é formada por inúmeras agências. As contas-correntes de seus clientes são identificadas pelos números da agência e conta. O número da agência é composto de quatro dígitos, que são algarismos escolhidos entre 0 e 9, seguidos por um dígito verificador; o número da conta é composto de seis dígitos, também escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, mais um dígito verificador. Em ambos os casos, o dígito verificador é computado a partir dos demais dígitos. Contas-correntes em agências distintas, mesmo com igual número de conta, são contas-correntes diferentes.

O dígito verificador do número da agência é determinado da seguinte forma: multiplica-se cada um dos dígitos desse número, da esquerda para a direita, por 5, 4, 3 e 2, respectivamente; somam-se esses produtos; divide-se essa soma por 11 e separa-se o resto r dessa divisão. O dígito verificador é obtido subtraindo-se de 11 esse resto, da seguinte forma: se esse valor for maior que 10, considera-se Y como sendo o dígito verificador; se for 10, o dígito verificador será igual a 0; em qualquer outro caso, o dígito verificador será igual a 11 - r. Por exemplo, 1234-3 poderia ser o número de uma agência do Banco X.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

Se 4321 - t é o número de uma agência do Banco X, em que t é o dígito identificador, então t = 4.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas viagens a Brasília, Carlos, que mora em Barreiras-BA, leu o seguinte anúncio em determinado jornal:

Carlos comprou o carro anunciado e decidiu dirigi-lo até Barreiras. No início da viagem, ele abasteceu o tanque do veículo com gasolina até o limite máximo. Após percorrer 280 km da viagem, Carlos parou em outro posto de combustível e reabasteceu novamente o tanque com gasolina, até o limite máximo. Depois disso, Carlos viajou sem parar até Barreiras, circulando apenas em rodovias fora do perímetro urbano dos municípios por onde passou, percorrendo o total de 670 km desde sua saída de Brasília.

Considerando-se verdadeiras as informações do anúncio de venda do carro, a quantidade máxima de quilômetros que Carlos pode percorrer nesse veículo no perímetro urbano da cidade de Barreiras, sem realizar novo abastecimento de combustível, é igual a

  • A.

    572.

  • B.

    312.

  • C.

    338.

  • D.

    360.

A proposição funcional “Para todo e qualquer valor de n, tem-se 6n<n2+8 será verdadeira, se n for um número real

  • A.

    menor que 8.

  • B.

    menor que 4.

  • C.

    menor que 2.

  • D.

    maior que 2.

  • E.

    maior que 3.

Em julho de 2010, pesquisadores anunciaram que o próton é 4% menor do que se pensava anteriormente. Esses pesquisadores estimaram o tamanho do próton como 0,84184 femtômetro. A tabela a seguir fornece os tamanhos, em metros, de uma célula humana, de um átomo de hidrogênio e de um próton, de acordo com as recentes descobertas.

De acordo com as informações acima, os tamanhos de uma célula humana e de um átomo de hidrogênio, em femtômetros, são iguais, respectivamente, a

  • A.

    10 -25 e 10 -20.

  • B.

    1010 e 105.

  • C.

    1025 e 1020.

  • D.

    10-5 e 10-10.

De acordo com o Plano Nacional de Viação (PNV) de 2009, a malha de estradas não pavimentadas de Goiás tem 62.868km a mais do que a malha de estradas pavimentadas. Sabe-se, também, que a extensão total, em quilômetros, das estradas não pavimentadas supera em 393km o sêxtuplo da extensão das estradas pavimentadas. Quantos quilômetros de estradas pavimentadas há em Goiás?

  • A.

    12.495

  • B.

    12.535

  • C.

    12.652

  • D.

    12.886

  • E.

    12.912

Certo dia em que faltou luz em uma cidade, duas velas de mesma altura e mesma forma foram acesas num mesmo istante. Relativamente a essas duas velas, sabe-se que: suas chamas se mantiveram acesas até que fossem totalmente consumidas; ambas queimaram em velocidades constantes; uma delas foi totalmente consumida em 4 horas, enquanto que a outra o foi em 3 horas. Assim sendo, a partir do instante em que as velas foram acesas, quanto tempo foi decorrido até que a medida da altura de uma das velas ficou igual ao triplo da medida da altura da outra?

  • A.

    2 horas.

  • B.

    2 horas e 15 minutos.

  • C.

    2 horas e 40 minutos.

  • D.

    3 horas.

  • E.

    3 horas e 20 minutos.

Considere as seguintes afirmações:

I. Se x é um número inteiro, então .

II. 0,36363612480215 . . . é um número racional.

III. A expressão (8,8 X 10-9). (6,025 X 106) é equivalente a 5,305 X 10-2.

Relativamente a essas afirmações, é correto afirmar que

  • A.

    I, II e III são verdadeiras.

  • B.

    apenas I e III são verdadeiras.

  • C.

    apenas II e III são verdadeiras.

  • D.

    apenas uma é verdadeira.

  • E.

    I, II e III são falsas.

O elemento neutro da operação  é o número zero.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...