Questões de Matemática

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Sérgio fez algumas experiências com um termômetro. Quando o mesmo atingiu 15°C ele o colocou no congelador. Algum tempo depois, a temperatura caiu 20°C. Quanto passou a ser a temperatura registrada no termômetro?

  • A. – 5°C.
  • B. 5°C.
  • C. 10°C.
  • D. – 15°C.

Para se cadastrar em determinado site, é necessário criar uma senha numérica de seis dígitos. Pedro vai utilizar os algarismos da data de nascimento de seu filho, 13/05/1997. Se Pedro resolver fazer uma senha com algarismos distintos e iniciada por um algarismo ímpar, serão n possibilidades. Pode-se concluir que n é igual a

  • A.

    600

  • B.

    720

  • C.

    1.440

  • D.

    2.880

  • E.

    6.720

No ensino médio, a Regra de Cramer é um método que relaciona sistemas lineares ao estudo de matrizes e determinantes. Em um sistema linear Ax = b, onde A é de ordem n, compatível e determinado, o número de determinantes que deve ser calculado, ao ser aplicada a Regra de Cramer, é igual a

  • A. 2n.
  • B. n.
  • C. n + 1.
  • D. n + 2.

Portinari utilizou a razão áurea para compor harmoniosamente alguns de seus quadros. Para isto, ele se utilizou de um instrumento análogo ao representado na figura a seguir.

Considerando que os triângulos AFC, AEB e CDB sejam isósceles, de bases AC, AB e CB, respectivamente, e que , assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os triângulos AFC, AEB e CDB são semelhantes.

  • B.

    FEDC é um paralelogramo.

  • C.

    A razão entre as medidas dos segmentos AC e CB é um número racional.

  • D.

    , isto é, o ponto C divide o segmento AB em média extrema razão.

Uma exposição de barcos recebeu 17.610 visitantes. Se o número de homens que visitaram a exposição correspondeu ao dobro do número de mulheres, menos 840, quantas mulheres visitaram essa exposição?

  • A.

    5.590

  • B.

    6.150

  • C.

    7.980

  • D.

    9.060

  • E.

    10.340

A partir do terceiro termo, cada termo da seqüência a1, a2  ,a3 ,a4 , ... é a média aritmética dos dois termos imediatamente anteriores. Nesse caso,

se a1 = 1 e a2 = 17 então a soma dos cinco primeiros termos dessa seqüência é um número racional não-inteiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora distribuiu planificações de poliedros regulares para que seus alunos pintassem as faces seguindo as seguintes regras:

A figura abaixo é a planificação de um desses poliedros, com suas faces numeradas.Com base nas regras apresentadas e na figura, julgue os itens a seguir.

De acordo com as regras, as faces 1 e 6 serão pintadas na mesma cor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a função f definida por

Essa função será continua em todos os reais se K for igual a

  • A.

    -1

  • B.

    0

  • C.

    1

  • D.

    2

  • E.

    3

Utilizando um programa computacional gráfico, um aluno do ensino médio desenhou, para alguns valores constantes k > 0, o gráfico da função exponencial y = k ax, em que a é uma constante. Esses gráficos estão ilustrados na figura abaixo.

Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens a seguir.

Considere que o aluno tenha desenhado também o gráfico da função   no mesmo sistema de coordenadas. Nesse caso, esse gráfico seria simétrico ao gráfico de y = k ax em relação à reta y = x.

  • C. Certo
  • E. Errado
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