Questões de Matemática do ano 2007

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Considere as seguintes afirmações de três professores, em relação à utilização da calculadora na sala de aula de matemática:

Professor 1: a calculadora pode ser utilizada como instrumento de autoavaliação.

Professor 2: a calculadora pode favorecer a percepção de regularidades matemáticas.

Professor 3: a calculadora impede que os alunos aprendam a tabuada.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estariam corretas:

  • A. apenas a afirmação do Professor 1.
  • B. apenas a afirmação do Professor 2.
  • C. apenas a afirmação do Professor 3.
  • D. apenas as afirmações dos Professores 2 e 3.
  • E. apenas as afirmações dos Professores 1 e 2.

Um professor de Matemática elaborou a seguinte ficha para acompanhar o processo de aprendizagem de frações de seus alunos de 5ª série, desenvolvido no início do 1º bimestre.

Assinale a alternativa mais pertinente em relação a estes registros.

  • A.

    São importantes porque permitem acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando os aspectos que não foram desenvolvidos satisfatoriamente, e possibilitar, desse modo, o planejamento das ações visando à recuperação.

  • B.

    São desnecessários, pois as menções/notas dos alunos nas provas, apontadas no diário de classe, já indicam suas diferentes capacidades com relação às frações.

  • C.

    São importantes, mas da forma como foram apresentados, são dispensáveis, pois, para avaliar os alunos no tema em questão, bastaria constar na ficha os respectivos desempenhos em cada uma das quatro operações com frações.

  • D.

    São importantes de serem feitos, principalmente para informar e justificar o baixo rendimento de alguns alunos aos seus pais, ao coordenador, ao diretor da escola e ao supervisor de ensino.

  • E.

    São importantes, no entanto, evidenciam que o professor explora aspectos pouco relevantes das frações, sem enfatizar o trabalho mais essencial, que envolve as técnicas operatórias.

"Resolução de Problemas" é uma alternativa para o ensino de Matemática, que vem sendo discutida e implementada ao longo dos últimos anos.

Dentre as alternativas, assinale a que não traduz corretamente as idéias veiculadas sobre essa questão.

  • A.

    Os problemas devem ser propostos porque proporcionam o contexto em que se podem apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

  • B.

    As situações-problema devem ser encaradas como atividades que apresentam desafios e obstáculos a serem ultrapassados pelos alunos com o objetivo de mobilizar seu interesse e orientar suas ações.

  • C.

    A metodologia de "Resolução de Problemas" pressupõe que se considere que o mais importante não é a atividade matemática em si mesma, mas sim os resultados, definições, propriedades e demonstrações.

  • D.

    Resolver um problema significa compreender o que foi proposto e dar respostas aplicando procedimentos adequados, e não apenas aprender a dar uma resposta correta, pois isto, apenas, não garante a apropriação do conhecimento envolvido.

  • E.

    Resolver um problema pressupõe também que o aluno elabore um ou vários procedimentos de resolução, compare seus resultados com os de outros alunos e valide seus procedimentos.

As diretrizes para o ensino de Matemática veiculadas pelas propostas mais recentes incorporam as atuais tendências para o ensino de Matemática, decorrentes de pesquisas, discutidas nos congressos de Educação Matemática, em alguns países. No entanto, na implementação dessas propostas, têm ocorrido distorções. Analise as afirmativas seguintes.

I – A História da Matemática deve ser considerada não só como um tema específico para ser desenvolvido nas aulas de Matemática, mas também do ponto de vista metodológico, ou seja, o professor situa no tempo e no espaço cada item do programa, apresentando trechos da história da Matemática e aspectos da vida dos grandes matemáticos.

II – O uso de materiais concretos é importante no processo ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental, pois o simples fato de os manipular pode imprimir noções, conceitos e propriedades no pensamento do aluno.

III – A calculadora é bastante útil para o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, uma vez que estimula a investigação de hipóteses, pois ganha-se tempo na execução dos cálculos; dessa forma, é um eficiente recurso para promover a aprendizagem de processos cognitivos e, por esse motivo, deve ser utilizada nas aulas de Matemática.

 IV – A adoção de um livro didático é fundamental porque ele organiza as situações de aprendizagem e, desse modo, permite a construção de conceitos, procedimentos e atitudes, pelo aluno, independentemente da intervenção do professor.

Pode-se afirmar que são interpretações não adequadas dos atuais movimentos de reorientação curricular as afirmações

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de

  • A.

    o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.

  • B.

    o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.

  • C.

    o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.

  • D.

    a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.

  • E.

    a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia

  • A.

    a construção de uma linguagem essencialmente escrita − a linguagem matemática − favorecendo a compreensão da língua materna.

  • B.

    necessariamente o manuseio de modelos geométricos, favorecendo a compreensão dos limites do uso dos recursos naturais.

  • C.

    um trabalho significativo com as propriedades das operações com números reais, favorecendo o estudo detalhado da questão da sustentabilidade.

  • D.

    o estudo da Teoria dos Números, favorecendo a tomada de decisões no que se refere aos problemas da reciclagem.

  • E.

    a quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, favorecendo uma visão mais clara deles.

Os moradores de uma alameda (vila de casas), com o objetivo de amenizar o calor, resolveram plantar árvores em toda extensão da rua, dos dois lados. Sabe-se que a rua tem 112 metros de extensão e que os moradores dispõem de 16 mudas de árvores para serem plantadas nos dois lados da alameda, uma bem no início e outra bem no fim da alameda, em igual distância. Desta forma, a distância entre uma árvore e outra deverá ser de:

  • A.

    14 m

  • B.

    15 m

  • C.

    16 m

  • D.

    18 m

Um profissional da limpeza levou 7h e 30min para limpar todas as vidraças de um galpão. O tempo gasto, em minutos, foi de:

  • A. 240;
  • B. 420;
  • C. 430;
  • D. 450;
  • E. 480.

A Fundação Municipal de Educação organizou uma visita à Bienal do Livro. Foram levados 38 alunos em cada um dos 12 ônibus e 16 alunos em cada um dos 7 microônibus alugados. A presença total de alunos no evento foi de:

  • A. 112;
  • B. 456;
  • C. 568;
  • D. 648;
  • E. 748.

Jorge tem uma cantina na Escola. Ele vende por dia 24 engradados, cada um com uma dúzia de refrigerantes. Em 30 dias, Jorge vende o seguinte número de refrigerantes:

  • A. 288;
  • B. 576;
  • C. 720;
  • D. 4.320;
  • E. 8.640.
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