Questões de Matemática do ano 2007

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Uma praça semicircular tem 120 m de raio e, nessa praça, foi realizada uma missa campal. A polícia civil, que fez a segurança no local, verificou que houve uma ocupação média de 3 pessoas por metro quadrado. A quantidade de pessoas presentes na praça foi:

  • A.

    inferior a 60.000

  • B.

    inferior a 50.000

  • C.

    superior a 40.000 e inferior a 50.000

  • D.

    superior a 80.000

  • E.

    superior a 60.000 e inferior a 70.000

O ponteiro dos minutos de um relógio mede 10 cm. O percurso que a sua extremidade percorre em 30 min é de aproximadamente:

  • A.

    30 cm

  • B.

    30,4 cm

  • C.

    29, 4 cm

  • D.

    32,4 cm

  • E.

    31,4 cm

Suponha uma estátua de altura h sobre um pedestal de altura p. Um homem de altura m (m < p) enxerga do pé ao topo da estátua sob um ângulo α, que varia de acordo com a distância d entre o homem e a base do pedestal. Com geometria elementar pode-se demonstrar que a medida d para que o ângulo de visão α seja o maior possível é dada pela fórmula .

Sabe-se que a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, tem altura de 30 m (da cabeça aos pés) e seu pedestal mede 8 m.

Admitindo-se um observador de 1,78 m (adote 1,78 = 23 − 15 2 ), a medida d, em metros, para que seu ângulo α de visão do Cristo Redentor seja o maior possível, é igual a

  • A.

    15

  • B.

    16

  • C.

    17

  • D.

    18

  • E.

    19

Segundo os PCN-Matemática para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, os sistemas de representação plana das figuras espaciais − domínio das representações gráficas são objetos de estudo do espaço e das formas. A esses objetos corresponde uma habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem que é a de

  • A.

    operar com números reais, que representam medidas.

  • B.

    resolver equações e inequações do 1º grau.

  • C.

    localizar um ponto num plano, a partir de uma distância e um ângulo.

  • D.

    analisar a proporcionalidade existente nas escalas de mapas.

  • E.

    codificar e decodificar desenhos.

A simetria no plano, em relação a uma reta, ou a composição de simetrias (translação e rotação) pode se constituir num ponto de partida para o aprendizado do conceito de congruência, pois a simetria é uma transformação no plano euclidiano que

  • A.

    a cada ponto de uma figura associa um ou mais pontos do plano, que formarão a figura transformada.

  • B.

    mantém as medidas dos ângulos, mas não as medidas lineares nas figuras que são transformadas.

  • C.

    mantém as medidas lineares, mas não as dos ângulos nas figuras que são transformadas.

  • D.

    mantém o tamanho e a forma das figuras que são transformadas.

  • E.

    permite obter uma figura ampliada ou reduzida a partir de outra figura dada.

O trabalho com a idéia de área e decomposição de figuras pode favorecer a aprendizagem de algumas regras operacionais da álgebra. Observe a figura abaixo.

Uma igualdade algébrica que pode ser explorada, no contexto proposto, através dessa figura é

  • A.

    (x + y) (x + 2y) − 2y² = x² + 3xy

  • B.

    (x + 2y) (2x + y) − 2y² = 2x² + 5xy

  • C.

    (2x + y)² = 4x² + 4xy + y²

  • D.

    (2x − y)² = 4x² − 4xy + y

  • E.

    x² − y² = (x − y) (x + y)

Segundo os PCN − Matemática, a composição e decomposição de figuras geométricas são conteúdos procedimentais importantes na aprendizagem da Matemática, para o desenvolvimento da habilidade de

  • A.

    determinar a área de figuras planas.

  • B.

    reconhecer as alturas, medianas e mediatrizes de um triângulo.

  • C.

    resolver problemas que envolvem as grandezas tempo e temperatura.

  • D.

    representar secções planas de um poliedro.

  • E.

    desenvolver procedimentos pessoais de cálculo operatório.

O uso de malhas é um importante recurso no início da aprendizagem de grandezas, medidas e geometria. Observe a malha abaixo constituída por triângulos regulares.

As quatro figuras marcadas na malha evidenciam que

  • A.

    dois polígonos podem ter a mesma área com perímetros diferentes, e vice-versa.

  • B.

    áreas iguais implicam em perímetros iguais.

  • C.

    perímetros iguais implicam em áreas iguais.

  • D.

    um polígono não pode ter área numericamente igual ao seu perímetro.

  • E.

    o número de eixos de simetria de um polígono é numericamente igual ao seu perímetro.

O número de diagonais de um decágono é:

  • A.

    10;

  • B.

    25;

  • C.

    35;

  • D.

    40.

Uma parede tem 8m de cumprimento por 2,80m de altura. Quanto gastarei para decorar essa parede se o m2 de papel de parede colocado custa R$ 120,00?

  • A.

    R$ 2.686,00;

  • B.

    R$ 2.688,00;

  • C.

    R$ 2.886,00;

  • D.

    R$ 2.668,00.

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