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Texto para as questões 38 e 39
Considerando-se ainda as informações do texto e sabendo-se que a população modelada por
então o valor de k na expressão apresentada é igual a
Considere que, na fabricação de um lote de cadeiras do tipo descrito no texto, haja um custo fixo de R$ 1.500,00 mais um custo de R$ 30,00 por cadeira fabricada, totalizando um custo de R$ 12.000,00. Nessa situação, o número de cadeiras desse lote é igual a
300
350
400
450
A função é válida para
x > !1.
x < 0.
!2 < x < !1.
!3 < x < !2.
Texto para as questões 38 e 39
Considerando as informações do texto, se ek = 2 então a população estimada por P(t) para o ano de 2009 é igual a
40.000.
66.666.
100.000.
133.333.
Com base no texto, é correto concluir que a soma dos comprimentos dos segmentos de reta que representam as tiras que serão utilizadas no encosto da cadeira projetada pela equipe de designers é, em metros, igual a
1,20.
2,10.
4,50.
5,70.
O conjunto que descreve o domínio máximo da função a valores reais dada por é o subconjunto dos números reais satisfazendo a propriedade:
−1≤ x ≤1 ou x ≥ 10
−1≤ x ≤1 e x ≥ 10
x ≤ − 1 ou x ≥10
x ≤ − 1 e x ≥10
Considere a função tendo como domínio e contradomínio o conjunto dos números reais definida por f(x)=4|x| e as seguintes afirmações sobre a mesma:
I- A função f é estritamente crescente ,
II- A função f possui inversa
III- O gráfico de f não corta o eixo x.
IV- O número real 2 pertence ao conjunto imagem de f.
São verdadeiras as afirmações:
I e II
II e III
I e III
III e IV
II e IV
Observe uma possível seqüência de gráficos de y = ax² + bx + c.
A seguir, observe três caracterizações para as constantes reais a, b e c:
i. a ≠ 0, b ≠ 0 e c ≠ 0
ii. a ≠ 0, b = 0 e c ≠ 0
iii. a = 0, b = 0 e c ≠ 0
A correta correspondência entre gráficos e valores das constantes reais a, b e c é
I-i − II-iii − III-ii
I-i − II-ii − III-iii
I-ii − II-i − III-iii
I-ii − II-iii − III-i
I-iii − II-i − III-ii
Uma possibilidade para a introdução das idéias da álgebra é a identificação de padrões associada à representação com letras da regularidade observada. Nesse sentido, um professor propôs que seus alunos observassem o seguinte padrão:
Chamando de E o número da etapa, e de B o número de bolinhas dessa etapa, partindo de caminhos diferentes, quatro alunos apresentaram as seguintes fórmulas para expressar a regularidade observada:
I. B = 2E + 3
II. B = 2 (E + 1) + 1
III. B = 3 (E + 1) − E
IV. B = 3 (E − 1) + 5
Das respostas apresentadas, estão corretas APENAS
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Um importante aspecto que deve ser trabalhado pelo professor no estudo de equações na última série do ensino fundamental refere-se ao seu conjunto universo. Admitindo-se a equação quadrática 2x² + x − 1 = 0, ela terá uma, e somente uma solução, se o seu conjunto universo for
N.
Z.
Q.
R-Q.
R.
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