Questões de Matemática do ano 2007

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Texto para as questões 38 e 39

 

Considerando-se ainda as informações do texto e sabendo-se que a

população modelada por P(t), em 2006, era igual a 120.000 habitantes,

então o valor de k na expressão apresentada é igual a

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Considere que, na fabricação de um lote de cadeiras do tipo

descrito no texto, haja um custo fixo de R$ 1.500,00 mais um custo

de R$ 30,00 por cadeira fabricada, totalizando um custo de

R$ 12.000,00. Nessa situação, o número de cadeiras desse lote é

igual a

  • A.

    300

  • B.

    350

  • C.

    400

  • D.

    450

A função  é válida para

  • A.

    x > !1.

  • B.

    x < 0.

  • C.

    !2 < x < !1.

  • D.

    !3 < x < !2.

Texto para as questões 38 e 39

 

Considerando as informações do texto, se ek = 2 então a população estimada por P(t) para o ano de 2009 é igual a

  • A.

    40.000.

  • B.

    66.666.

  • C.

    100.000.

  • D.

    133.333.

Com base no texto, é correto concluir que a soma dos comprimentos dos segmentos de reta que representam as tiras que serão utilizadas no encosto da cadeira projetada pela equipe de designers é, em metros, igual a

  • A.

    1,20.

  • B.

    2,10.

  • C.

    4,50.

  • D.

    5,70.

O conjunto que descreve o domínio máximo da função a valores reais dada por  é o subconjunto dos números reais satisfazendo a propriedade:

  • A.

    −1≤ x ≤1 ou x ≥ 10

  • B.

    −1≤ x ≤1 e x ≥ 10

  • C.

    x ≤ − 1 ou x ≥10

  • D.

    x ≤ − 1 e x ≥10

  • E. x ≤ − 1 ou x ≥10 ou x ≥1

Considere a função tendo como domínio e contradomínio o conjunto dos números reais definida por f(x)=4|x| e as seguintes afirmações sobre a mesma:

I- A função f é estritamente crescente ,

II- A função f possui inversa

III- O gráfico de f não corta o eixo x.

IV- O número real 2 pertence ao conjunto imagem de f.

São verdadeiras as afirmações:

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    I e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    II e IV

Observe uma possível seqüência de gráficos de y = ax² + bx + c.

A seguir, observe três caracterizações para as constantes reais a, b e c:

i. a ≠ 0, b ≠ 0 e c ≠ 0
ii. a ≠ 0, b = 0 e c ≠ 0
iii. a = 0, b = 0 e c ≠ 0

A correta correspondência entre gráficos e valores das constantes reais a, b e c é

  • A.

    I-i − II-iii − III-ii

  • B.

    I-i − II-ii − III-iii

  • C.

    I-ii − II-i − III-iii

  • D.

    I-ii − II-iii − III-i

  • E.

    I-iii − II-i − III-ii

Uma possibilidade para a introdução das idéias da álgebra é a identificação de padrões associada à representação com letras da regularidade observada. Nesse sentido, um professor propôs que seus alunos observassem o seguinte padrão:

Chamando de E o número da etapa, e de B o número de bolinhas dessa etapa, partindo de caminhos diferentes, quatro alunos apresentaram as seguintes fórmulas para expressar a regularidade observada:

I. B = 2E + 3
II. B = 2 (E + 1) + 1
III. B = 3 (E + 1) − E
IV. B = 3 (E − 1) + 5

Das respostas apresentadas, estão corretas APENAS

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Um importante aspecto que deve ser trabalhado pelo professor no estudo de equações na última série do ensino fundamental refere-se ao seu conjunto universo. Admitindo-se a equação quadrática 2x² + x − 1 = 0, ela terá uma, e somente uma solução, se o seu conjunto universo for

  • A.

    N.

  • B.

    Z.

  • C.

    Q.

  • D.

    R-Q.

  • E.

    R.

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