Questões de Matemática do ano 2008

Lista completa de Questões de Matemática do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um caminhão de mudanças saiu de Curitiba às 9h15min. da manhã e chegou em Maringá às 14h45min. Sabendo que a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 440 km e que o motorista fez o trajeto todo sem parar, a velocidade média desenvolvida pelo motorista nesse percurso foi:

  • A. 90 km/h.
  • B. 80 km/h..
  • C. 75 km/h.
  • D. 60 km/h.
  • E. 100 km/h.

Um Auxiliar de Serviços da Secretaria de Administração de Barreiros, teve dificuldade de resolver a seguinte questão: cada um dos símbolos e Δ representa um único algarismo. Se a multiplicação indicada abaixo está correta, então qual é o valor de  xΔ ? O seu colega Wilson tendo estudado a questão, respondeu: o valor procurado é:

  • A. 12
  • B. 15
  • C. 27
  • D. 39
  • E. 45

O aniversário de Gabriel Gaspar ocorre no mês de janeiro. Em fevereiro de 2008, ele preencheu erradamente a sua ficha escolar invertendo a posição dos dois últimos algarismos do ano que nasceu. A Professora Zélia Castro, que recebeu a ficha observou: - Gabriel, por favor, conserte o ano do seu nascimento, senão todo mundo irá pensar que você tem 29 anos! Então, qual é a idade de Gabriel?

  • A. 11 anos
  • B. 12 anos
  • C. 13 anos
  • D. 14 anos
  • E. 15 anos

Dois tratoristas de uma empresa privada de Barreiros, José e Joaquim, começaram, em separado, a juntar moedas de R$ 1,00 em janeiro de 2007. Todo mês José guardava 20 moedas e Joaquim guardava 30 moedas. No mês de julho e nos seguintes, José não juntou mais moedas, porém Joaquim continuou juntando 30 por mês. No fim de qual mês Joaquim conseguiu o triplo do número de moedas que José juntou?

  • A. Agosto
  • B. Setembro
  • C. Outubro
  • D. Novembro
  • E. Dezembro

O Professor Rodrigo Cristian, da Escola Central Barreiros, em sua aula de Matemática para alunos de 4ª série, fez uma conta no quadro-negro representado ao lado, onde se vê um número apagado, conforme mostra a figura, e perguntou ao aluno Pedro: qual o número que foi apagado? Pedro olhou, pensou e respondeu. Professor, o número apagado é:

  • A. 8
  • B. 9
  • C. 10
  • D. 12
  • E. 15

Num concurso da Prefeitura de Barreiros, para o cargo de Guarda Municipal, uma questão proposta teve a seguinte redação: "uma Secretária possui três filhas em idade escolar. O produto da sua idade com as idades de suas 3 filhas é igual a 16 555. Então, a diferença entre a idade de sua filha mais velha e a idade de sua filha mais nova é:

  • A. 4
  • B. 5
  • C. 6
  • D. 7
  • E. 8

Pensei em um número. Multipliquei-o por 8, somei o produto obtido com 7 unidades e, a seguir, dividi o resultado por 30, obtendo ao final 2,1. O número em que pensei foi:

  • A. 6,5
  • B. 5,5
  • C. 7,0
  • D. 8,2
  • E. 6,2

Observe a subtração:

Nessa situação, ao determinarmos A + B – C, obtermos:

  • A. 20
  • B. 3
  • C. 2
  • D. 12
  • E. 9

Com do dinheiro que possuo compro uma camiseta que custa R$ 36,00. Com do meu dinheiro, compro um casaco. Qual o preço do casaco?

  • A. R$ 120,00.
  • B. R$ 150,00.
  • C. R$ 160,00.
  • D. R$ 180,00.

Silvia pensou em um certo número e dele subtraiu 0,36. O resultado multiplicou por 0,8 e obteve 1,392. O número que Silvia pensou foi:

  • A. 2,1.
  • B. 1,65.
  • C. 2,01.
  • D. 16,5.
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