Lista completa de Questões sobre Aritmética e Algebra para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Simplificando a fração , na qual x ≠ 1 e x ≠ −2 obtém-se
x - 1
x + 2
Um juiz deve julgar 52 processos, que estão separados, por assunto, em 3 grupos. Sabe-se que o máximo divisor comum (MDC) e o mínimo múltiplo comum (MMC) entre os números de processos em cada um dos grupos são 4 e 48, respectivamente. Acerca desses grupos de processos, julgue os itens seguintes.
Um dos grupos contém 8 processos.
Analisando a grande diversidade de respostas que diferentes crianças podem produzir frente ao mesmo problema, Delia Lerner Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, coloca a questão: Como fazer para que a diversidade constitua-se em um fator positivo para o aprendizado?
Segundo a autora, os três elementos da resposta geral a essa pergunta são:
cooperação entre as crianças, confrontação das diversas estratégias, validação das estratégias adotadas.
repetição de processos detectados como corretos, análise de expectativas futuras, contextualização.
verificação da resposta, confrontação de métodos utilizados, escolha do método considerado mais eficiente.
estipulação de tempo dedicado à resolução, eleição do processo que tenha demandado tempo mais curto, aceitação da estratégia eleita como mais eficiente.
listagem dos métodos de resolução disponíveis, análise dos métodos realmente utilizados, valorização dos métodos que permitiram acertos.
No conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ≥ − + tem por conjunto-solução { x∈ R / − 3 ≤ x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente,
− 3 e − 4
− 3 e 4
3 e 4
3 e − 4
3 e − 3
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Um certo helicóptero pode percorrer 150 km em 0,5 horas. Mantendo esta velocidade quantos quilômetros percorrerá em 2 horas?
450 km.
600 km.
900 km.
300 km.
Vamos definir problemas de pesquisa aberta como sendo aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia implícita para resolvê-los, nem operações imediatas. Demonstrações de teoremas enquadram-se nessa categoria, assim como questões do tipo "encontre todos...". Leia os problemas:
I. Quais são os números naturais que têm um número ímpar de fatores?
II. Quantos triângulos diferentes, de lados de medidas inteiras, podem ser construídos de modo que o lado maior tenha 5 cm de comprimento? 6 cm? n centímetros?
III. Uma bolsa com moedas de 5, 10 e 25 centavos contém 435 moedas no valor de R$ 43,45 . Há três vezes mais moedas de 10 do que de 25. Quantas moedas de cada tipo estão na bolsa?
IV. Imagine n armários, todos fechados, e n pessoas. Suponha que a primeira pessoa passe e abra todos os armários. Depois, passe uma segunda pessoa e feche um armário sim e o outro não, começando pelo número 2. A terceira pessoa, então, passa e altera o estados das portas dos armários, de três em três, começando pelo número 3 (isto é, se este está aberto, ela o fecha, e vice-versa). Se esse procedimento continuar até que todas as n pessoas passem, quais dentre as portas ficarão abertas?
Com respeito a esses problemas, é INCORRETO afirmar que
o problema IV apresenta uma forma instigante de apresentar a mesma situação que aparece no problema I.
o problema II é de pesquisa aberta porque propicia ao aluno a experiência de buscar e encontrar um padrão geométrico.
o problema III já traz uma estratégia de resolução no enunciado. O obstáculo a vencer é apenas o de traduzir a palavra escrita pela forma matemática apropriada, de maneira a usar as equações adequadas.
se reconhece o problema I como de pesquisa aberta pelo tipo de pergunta que faz.
apenas o problema IV é de pesquisa aberta.
O gráfico da figura mostra as coordenadas do ponto máximo de uma função de segundo grau do tipo f(x) = ax2 + bx + c
Sabendo-se que |a|= 2, os valores reais de x tais que f(x) >0 são4 < x < 6
4 < x < 8
6 − 2 < x < 6 + 2
x < 4 ou x > 8
x < 6 − 2 ou x > 6 + 2
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Maria deu a Clara o mesmo que Clara possuía mais 3 (três) reais. Aí cada uma das duas ficou com 371 (trezentos e setenta e um) reais. No começo, quanto tinha Clara?
234 reais.
226 reais.
184 reais.
187 reais.
A seguinte descrição foi feita por pessoas que cavam poços, explicando como calculam a quantidade de terra a ser extraída na tarefa:
Tomando como base o reconhecimento das relações intraculturais, proposta no livro de Ubiratan D'Ambrosio, Educação Matemática: da teoria à prática, NÃO podemos dizer que a descrição dada
pode ser utilizada com os alunos porque mostra que, a partir de soluções para problemas reais, é possível criar novas interpretações e utilizações dessa realidade.
é inadequada para ser utilizada com alunos porque mostra uma matemática inexata, embora voltada para problemas reais.
é um bom exemplo da ação do homem em direção à sobrevivência, ao saber fazendo e fazer sabendo.
mostra que a ação gera o conhecimento, gera a capacidade de explicar, de lidar, de manejar, de entender a realidade.
é um procedimento que foi gerado pela necessidade de uma resposta a situações e está sujeito ao um contexto natural, social e cultural.
Dizem os matemáticos que Carl Friedrich Gauss, ainda criança, foi desafiado a calcular a soma dos números inteiros de 1 a 100 e, para resolver a tarefa, utilizou o seguinte raciocínio:
I. Escreveu a soma a ser calculada: 1 + 2 + 3 + 4 + ........ + 97 + 98 + 99 + 100
II. Somou o primeiro com o último termo 1 + 100 = 101
III. Percebeu que a soma de termos eqüidistantes dos extremos era sempre igual à soma do primeiro com o último termo 1 + 100 = 2 + 99 = 3 + 98 = 4 + 97 = ..... = 101
IV. Dividiu o número de termos, 100, por 2 e multiplicou o resultado pela soma do primeiro com o último termo. 100 ÷ 2 = 50 50 x (1 + 100) = 50 x 101 = 5050
Podemos utilizar este raciocínio na determinação de uma fórmula para o cálculo da soma dos números inteiros de 1 a n. Qual é essa fórmula?
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