Questões sobre Aritmética e Algebra

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Simplificando a fração  , na qual x ≠ 1 e x ≠ −2 obtém-se

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

    x - 1

  • E.

    x + 2

Um juiz deve julgar 52 processos, que estão separados, por assunto, em 3 grupos. Sabe-se que o máximo divisor comum (MDC) e o mínimo múltiplo comum (MMC) entre os números de processos em cada um dos grupos são 4 e 48, respectivamente. Acerca desses grupos de processos, julgue os itens seguintes.

Um dos grupos contém 8 processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analisando a grande diversidade de respostas que diferentes crianças podem produzir frente ao mesmo problema, Delia Lerner Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, coloca a questão: Como fazer para que a diversidade constitua-se em um fator positivo para o aprendizado?

Segundo a autora, os três elementos da resposta geral a essa pergunta são:

  • A.

    cooperação entre as crianças, confrontação das diversas estratégias, validação das estratégias adotadas.

  • B.

    repetição de processos detectados como corretos, análise de expectativas futuras, contextualização.

  • C.

    verificação da resposta, confrontação de métodos utilizados, escolha do método considerado mais eficiente.

  • D.

    estipulação de tempo dedicado à resolução, eleição do processo que tenha demandado tempo mais curto, aceitação da estratégia eleita como mais eficiente.

  • E.

    listagem dos métodos de resolução disponíveis, análise dos métodos realmente utilizados, valorização dos métodos que permitiram acertos.

No conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ≥ − + tem por conjunto-solução { x∈ R / − 3 ≤ x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente,

  • A.

    − 3 e − 4

  • B.

    − 3 e 4

  • C.

    3 e 4

  • D.

    3 e − 4

  • E.

    3 e − 3

Um certo helicóptero pode percorrer 150 km em 0,5 horas. Mantendo esta velocidade quantos quilômetros percorrerá em 2 horas?

  • A.

    450 km.

  • B.

    600 km.

  • C.

    900 km.

  • D.

    300 km.

Vamos definir problemas de pesquisa aberta como sendo aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia implícita para resolvê-los, nem operações imediatas. Demonstrações de teoremas enquadram-se nessa categoria, assim como questões do tipo "encontre todos...". Leia os problemas:

I. Quais são os números naturais que têm um número ímpar de fatores?

II. Quantos triângulos diferentes, de lados de medidas inteiras, podem ser construídos de modo que o lado maior tenha 5 cm de comprimento? 6 cm? n centímetros?

III. Uma bolsa com moedas de 5, 10 e 25 centavos contém 435 moedas no valor de R$ 43,45 . Há três vezes mais moedas de 10 do que de 25. Quantas moedas de cada tipo estão na bolsa?

IV. Imagine n armários, todos fechados, e n pessoas. Suponha que a primeira pessoa passe e abra todos os armários. Depois, passe uma segunda pessoa e feche um armário sim e o outro não, começando pelo número 2. A terceira pessoa, então, passa e altera o estados das portas dos armários, de três em três, começando pelo número 3 (isto é, se este está aberto, ela o fecha, e vice-versa). Se esse procedimento continuar até que todas as n pessoas passem, quais dentre as portas ficarão abertas?

Com respeito a esses problemas, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o problema IV apresenta uma forma instigante de apresentar a mesma situação que aparece no problema I.

  • B.

    o problema II é de pesquisa aberta porque propicia ao aluno a experiência de buscar e encontrar um padrão geométrico.

  • C.

    o problema III já traz uma estratégia de resolução no enunciado. O obstáculo a vencer é apenas o de traduzir a palavra escrita pela forma matemática apropriada, de maneira a usar as equações adequadas.

  • D.

    se reconhece o problema I como de pesquisa aberta pelo tipo de pergunta que faz.

  • E.

    apenas o problema IV é de pesquisa aberta.

O gráfico da figura mostra as coordenadas do ponto máximo de uma função de segundo grau do tipo f(x) = ax2 + bx + c

Sabendo-se que |a|= 2, os valores reais de x tais que f(x) >0 são

  • A.

    4 < x < 6

  • B.

    4 < x < 8

  • C.

    6 − 2  < x < 6 + 2

  • D.

    x < 4 ou x > 8

  • E.

    x < 6 − 2  ou x > 6 + 2

Maria deu a Clara o mesmo que Clara possuía mais 3 (três) reais. Aí cada uma das duas ficou com 371 (trezentos e setenta e um) reais. No começo, quanto tinha Clara?

  • A.

    234 reais.

  • B.

    226 reais.

  • C.

    184 reais.

  • D.

    187 reais.

A seguinte descrição foi feita por pessoas que cavam poços, explicando como calculam a quantidade de terra a ser extraída na tarefa:

Tomando como base o reconhecimento das relações intraculturais, proposta no livro de Ubiratan D'Ambrosio, Educação Matemática: da teoria à prática, NÃO podemos dizer que a descrição dada

  • A.

    pode ser utilizada com os alunos porque mostra que, a partir de soluções para problemas reais, é possível criar novas interpretações e utilizações dessa realidade.

  • B.

    é inadequada para ser utilizada com alunos porque mostra uma matemática inexata, embora voltada para problemas reais.

  • C.

    é um bom exemplo da ação do homem em direção à sobrevivência, ao saber fazendo e fazer sabendo.

  • D.

    mostra que a ação gera o conhecimento, gera a capacidade de explicar, de lidar, de manejar, de entender a realidade.

  • E.

    é um procedimento que foi gerado pela necessidade de uma resposta a situações e está sujeito ao um contexto natural, social e cultural.

Dizem os matemáticos que Carl Friedrich Gauss, ainda criança, foi desafiado a calcular a soma dos números inteiros de 1 a 100 e, para resolver a tarefa, utilizou o seguinte raciocínio:

I. Escreveu a soma a ser calculada: 1 + 2 + 3 + 4 + ........ + 97 + 98 + 99 + 100

II. Somou o primeiro com o último termo 1 + 100 = 101

III. Percebeu que a soma de termos eqüidistantes dos extremos era sempre igual à soma do primeiro com o último termo 1 + 100 = 2 + 99 = 3 + 98 = 4 + 97 = ..... = 101

IV. Dividiu o número de termos, 100, por 2 e multiplicou o resultado pela soma do primeiro com o último termo. 100 ÷ 2 = 50 50 x (1 + 100) = 50 x 101 = 5050

Podemos utilizar este raciocínio na determinação de uma fórmula para o cálculo da soma dos números inteiros de 1 a n. Qual é essa fórmula?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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