Lista completa de Questões sobre Aritmética e Algebra para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um automóvel com velocidade de 91km/h deve fazer certa distância em 5 horas. Depois de duas horas de viagem teve que parar por 40 minutos. A velocidade que o motorista deve acrescentar ao veículo para chegar ao final da viagem no tempo previsto deverá ser de:
20km/h
23km/h
26km/h
27km/h
29km/h
Uma das possibilidades para elaboração de um planejamento de trabalho com a Matemática do ensino médio leva em conta a distribuição dos conteúdos em três grande temas estruturadores, a saber:
1. Álgebra: números e funções
2. Geometria e medidas
3. Análise de dados
Identifique corretamente os conteúdos correlacionados a cada um desses temas.
Uma pessoa corre num campo cercado por um muro, sobre o qual vamos considerar um sistema de eixos ortogonais. Ela saiu do ponto A, em direção a B, conforme o esquema abaixo.
As equações que mostram o deslocamento do corredor em relação ao tempo t são: x = 20 - t e y = 2t A ordenada do ponto B é
O gráfico de uma função de 2º grau do tipo f(x) = ax2 + bx c está representado na figura abaixo.
Com relação aos coeficientes a, b e c dessa função, pode-se afirmar corretamente que:Em uma progressão aritmética de 23 termos, o primeiro termo é 8 e o último é 74. Então, a razão é:
3
4;
2
5
6
Ao escolher entre uma equação, uma tabela ou um gráfico para representar a dependência entre duas grandezas, como, por exemplo, velocidade e tempo, salário e índice de desconto, ou altura e idade, um aluno está, preferencialmente,
analisando e interpretando textos de comunicações de ciência e tecnologia veiculados em diferentes meios.
articulando, integrando e sistematizando fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre várias ciências e áreas do conhecimento.
analisando, argumentando e posicionando-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.
lendo, articulando e interpretando símbolos em diferentes linguagens e representações.
utilizando adequadamente instrumentos de medidas e de construções geométricas.
A equação tem duas raízes reais. O produto delas é:2 x2 - x3 - 4 = 1
- 4;
- 1;
2;
8;
12.
Leia atentamente a seguinte situação-problema:
A última pesquisa de intenção de voto, realiza com 2 600 eleitores de todo o país, apontou os seguintes percentuais:
Candidato 1 - 37,5%
Candidato 2 - 28,9%
Candidato 3 - 26,7%
Apesar dos resultados mostrarem a vitória do candidato 1, não há ainda certeza de que isso vá ocorrer, devido a uma série de fatores. Liste e justifique esses fatores que podem influir na alteração dos índices mostrados na pesquisa.
Analise as seguintes competências e habilidades:
I. Representação e comunicação: Interpretar e produzir textos nas diversas linguagens e formas.
II. Investigação e compreensão: Selecionar estratégias de resolução de problemas.
III. Contextualização sócio-cultural: Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
Na resolução eficiente da situação-problema apresentada, um aluno necessariamente mobilizará as competências e habilidades mencionadas em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
O maior valor de m para que as raízes da função y = x2 - mx + 9 sejam reais e iguais é:
- 3;
0;
2;
6;
10.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...