Questões sobre Aritmética e Algebra

Lista completa de Questões sobre Aritmética e Algebra para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conceito de fração é construído pela criança no período operatório-concreto, segundo Piaget. Didaticamente, é mais produtivo trabalhar frações com conjuntos:

  • A.

    vazios;

  • B.

    unitários

  • C.

    de números pares;

  • D.

    discretos;

  • E.

    contínuos.

O quociente e o resto de 1 634 : 15 são, respectivamente:

  • a.

    94 e 13

  • b.

    96 e 7

  • c.

    18 e 14

  • d.

    108 e 14

  • e.

    17 e 15

Uma aldeia foi delimitada seguindo as coordenadas descritas no plano abaixo:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

  • E.

5/2 − 0,75 é igual a

  • a.

    3,5

  • b.

    1,75

  • c.

    2,25

  • d.

    3/2

  • e.

    5/4

Apurinã comprou dois rolos de linha para bordar. Pagou com duas notas de R$ 10,00 e recebeu de troco duas notas de R$ 1,00, três moedas de 25 centavos, uma moeda de 10 centavos e uma moeda de 5 centavos. Se os dois rolos de linha tinham o mesmo preço, quanto custou cada um?

  • a.

    R$ 17,10

  • b.

    R$ 9,65

  • c.

    R$ 9,25

  • d.

    R$ 8,55

  • e.

    R$ 8,25

Para calcular corretamente qualquer expressão numérica, é necessário obedecer a seguinte prioridade:

  • A.

    Colchetes / parênteses / chaves / soma e subtração / potência e raiz / multiplicação e divisão.

  • B.

    Parênteses / colchetes / chaves / potência e raiz / multiplicação e divisão / soma e subtração.

  • C.

    Parênteses / chaves / colchetes / multiplicação e divisão / potência e raiz / soma e subtração.

  • D.

    Parênteses / chaves / colchetes / potência e raiz / soma e subtração/ multiplicação e divisão.

Com relação ao significado e uso dos números, pode-se dizer que:

I. O número cardinal não varia se não acrescentarmos ou retirarmos um objeto da coleção que ele representa.

II. Expressamos também com números os resultados de uma medida. As medidas só podem ser adicionadas e subtraídas.

III. Ao utilizarmos os números como códigos, não tem sentido fazer operações com eles, pois em nenhum caso indicam quantidade.

Com referência às assertivas de I a III, acima:

  • A.

    Estão corretas I, II e III.

  • B.

    Apenas a alternativa II está correta.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a alternativa I está correta.

Se quisermos medir comprimento, superfície, capacidade, massa e volume e contar a outras pessoas o resultado do que medimos, precisamos usar uma unidade que todas as pessoas conheçam e utilizem. Com base nessa afirmação, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A unidade internacional de capacidade é representada pelo quilograma.

  • B.

    Massa é a quantidade de espaço que um objeto ocupa.

  • C.

    O litro é a unidade internacional de medida que representa a massa.

  • D.

    O metro é a unidade internacional de medida que representa a extensão e a superfície.

Podemos fazer várias coisas com os objetos, como reunir, separar, repetir determinadas vezes ou repartir em partes iguais. Com as quantidades, podemos efetuar 4 operações básicas: adicionar; subtrair, multiplicar e dividir. Sendo assim, relacione os termos das operações aos seus respectivos significados e/ou objetivos:

  • A.

    10, 1, 6, 3, 8, 2, 4, 11, 7, 9, 5.

  • B.

    10, 2, 6, 1, 9, 3, 4, 11, 7, 8, 5.

  • C.

    11, 1, 7, 3, 8, 2, 4, 10, 5, 9, 6.

  • D.

    11, 1, 6, 3, 8, 2, 5, 10, 7, 9, 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...