Questões sobre Geometria

Lista completa de Questões sobre Geometria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um aluno desenhou uma reta numérica em seu caderno. Em seguida, partindo do ponto que representa o número 1, traçou um segmento perpendicular à reta, medindo 2 unidades e marcou o ponto A na extremidade do segmento. Depois, pegou um compasso, colocou a ponta seca no ponto da reta correspondente ao número 2 e abriu-o até que a outra ponta chegasse ao ponto A.

Considerando B e C como os números representados na reta por esses pontos, qual é o número correspondente a B + C?

  • A.

  • B.

    4.

  • C.

  • D.

  • E.

Nove caixotes de formato cúbico de 80 cm de aresta foram empilhados conforme representado no desenho.

Se a distância entre as estacas A e B é igual a 720 cm, qual é a medida do comprimento da corda esticada entre as estacas para manter o arranjo fixo?

  • A.

    880 cm.

  • B.

    800 cm.

  • C.

    780 cm.

  • D.

    720 cm.

  • E.

    680 cm.

No desenho abaixo podemos observar uma circunferência sobre a qual foram assinalados 4 pontos (A, B, C e D). De um ponto P, externo à circunferência, foram traçadas duas semi retas, uma delas passando por C e D e a outra por A e B. Nessa situação, ficaram formados dois triângulos semelhantes: PBC e PDA.

  • A.

    8 cm.

  • B.

    10 cm.

  • C.

    11 cm.

  • D.

    12 cm.

  • E.

    14 cm.

Considere a figura seguinte:

Se fosse possível deslizar tal figura sobre a folha em que ela está desenhada, certamente ela coincidiria com a figura:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Na construção de uma caixa de papelão em forma de tetraedro regular foi consumida exatamente uma folha de cartolina de  . Qual a medida da área de cada face?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Um professor pediu que seus alunos desenhassem (com régua e compasso) em uma cartolina dura e de material com massa uniformemente distribuída um triângulo escaleno qualquer. Em seguida, o professor pediu que os alunos recortassem o triângulo e marcassem nele (usando régua e compasso) os seguintes pontos:

− ponto equidistante dos vértices do triângulo (P);

− ponto equidistante dos lados do triângulo (Q);

− centro de massa do triângulo (R).

Sabendo-se que:

− Baricentro é o encontro das três medianas;

− Circuncentro é o encontro das três mediatrizes;

− Incentro é o encontro das três bissetrizes;

− Ortocentro é o encontro das três alturas.

Alunos que resolveram corretamente o problema proposto pelo professor marcaram P, Q e R por meio das construções, respectivamente, do

  • A.

    baricentro, incentro e circuncentro.

  • B.

    circuncentro, incentro e ortocentro.

  • C.

    ortocentro, incentro e circuncentro.

  • D.

    circuncentro, incentro e baricentro.

  • E.

    incentro, circuncentro e baricentro.

Um artista esculpe um cubo de pedra e, em seguida, escava em uma das faces um cone circular reto. A base circular do cone está inscrita na face do cubo, e o vértice do cone coincide com o ponto de encontro das diagonais da face oposta à face escavada do cubo. Uma planificação adequada da superfície externa dessa obra é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Aplicando o Teorema de Pitágoras é possível determinar a

  • A.

    medida do volume de um cubo conhecendo-se a medida de sua aresta.

  • B.

    medida da área de um retângulo conhecendo-se as medidas de seus lados.

  • C.

    distância entre dois pontos quaisquer de uma circunferência conhecendo-se suas coordenadas.

  • D.

    constante de proporcionalidade entre duas figuras semelhantes.

  • E.

    medida da diagonal de um quadrado conhecendo-se a medida de seu lado e vice-versa.

Um cartão foi preso a uma parede, como ilustrado na figura acima. Virando-o de cabeça para baixo, diante de um espelho plano, qual a imagem vista?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Para revestir externamente quatro caixas com faces retangulares, um agente usou seis folhas de papel adesivo, sem sobras e sem sobreposição do papel. No mês seguinte, o agente recebeu outras seis caixas com faces retangulares. O agente verificou que as medidas lineares das novas caixas correspondem, respectivamente, ao dobro das medidas lineares das caixas anteriores. Dessa forma, o total de folhas de papel adesivo, iguais às anteriores, que o agente deverá usar para revestir essas novas caixas, como fez com as primeiras, é igual a

  • A.

    9.

  • B.

    12.

  • C.

    18.

  • D.

    24.

  • E.

    36.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...