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Segundo os PCN-Matemática para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, os sistemas de representação plana das figuras espaciais − domínio das representações gráficas são objetos de estudo do espaço e das formas. A esses objetos corresponde uma habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem que é a de
operar com números reais, que representam medidas.
resolver equações e inequações do 1º grau.
localizar um ponto num plano, a partir de uma distância e um ângulo.
analisar a proporcionalidade existente nas escalas de mapas.
codificar e decodificar desenhos.
A simetria no plano, em relação a uma reta, ou a composição de simetrias (translação e rotação) pode se constituir num ponto de partida para o aprendizado do conceito de congruência, pois a simetria é uma transformação no plano euclidiano que
a cada ponto de uma figura associa um ou mais pontos do plano, que formarão a figura transformada.
mantém as medidas dos ângulos, mas não as medidas lineares nas figuras que são transformadas.
mantém as medidas lineares, mas não as dos ângulos nas figuras que são transformadas.
mantém o tamanho e a forma das figuras que são transformadas.
permite obter uma figura ampliada ou reduzida a partir de outra figura dada.
O trabalho com a idéia de área e decomposição de figuras pode favorecer a aprendizagem de algumas regras operacionais da álgebra. Observe a figura abaixo.
Uma igualdade algébrica que pode ser explorada, no contexto proposto, através dessa figura é
(x + y) (x + 2y) − 2y² = x² + 3xy
(x + 2y) (2x + y) − 2y² = 2x² + 5xy
(2x + y)² = 4x² + 4xy + y²
(2x − y)² = 4x² − 4xy + y
x² − y² = (x − y) (x + y)
Segundo os PCN − Matemática, a composição e decomposição de figuras geométricas são conteúdos procedimentais importantes na aprendizagem da Matemática, para o desenvolvimento da habilidade de
determinar a área de figuras planas.
reconhecer as alturas, medianas e mediatrizes de um triângulo.
resolver problemas que envolvem as grandezas tempo e temperatura.
representar secções planas de um poliedro.
desenvolver procedimentos pessoais de cálculo operatório.
O uso de malhas é um importante recurso no início da aprendizagem de grandezas, medidas e geometria. Observe a malha abaixo constituída por triângulos regulares.
As quatro figuras marcadas na malha evidenciam que
dois polígonos podem ter a mesma área com perímetros diferentes, e vice-versa.
áreas iguais implicam em perímetros iguais.
perímetros iguais implicam em áreas iguais.
um polígono não pode ter área numericamente igual ao seu perímetro.
o número de eixos de simetria de um polígono é numericamente igual ao seu perímetro.
O número de diagonais de um decágono é:
10;
25;
35;
40.
Uma parede tem 8m de cumprimento por 2,80m de altura. Quanto gastarei para decorar essa parede se o m2 de papel de parede colocado custa R$ 120,00?
R$ 2.686,00;
R$ 2.688,00;
R$ 2.886,00;
R$ 2.668,00.
Matemática - Geometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uma piscina possui uma válvula para ser aberta quando se quiser esvaziá-la. Esta válvula retira 60 litros de água por minuto. Sabendo que a piscina tem 1 500 litros de água e que a válvula será aberta por 5 minutos, após este período, a quantidade de litros de água que ficará na piscina será de
1 000.
1 200.
1 300.
1 400.
Uma creche municipal possui quatro caixas d'água, tendo cada uma a capacidade de 1.250 litros. A creche tem a sua disposição, para consumo diário, a quantidade de litros correspondente a:
Uma merendeira recebeu como tarefa limpar as 23 mesas de um refeitório. Cada mesa é retangular e mede 1,20m por 0,80m. Ao final do serviço, a funcionária terá limpado:
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