Lista completa de Questões de Matemática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lucro diário, em reais, de uma empresa obtido com a venda de uma unidade de determinado produto é dado por x – 5, em que x é o preço em reais de venda de uma unidade desse produto. A quantidade do referido produto vendida pela empresa em um dia é igual a 45 – x.
Com respeito a essa situação, julgue os itens a seguir.
Se o preço da unidade do produto mencionado é R$ 15,00, então o lucro diário total obtido com esse produto vendendo-se a quantidade acima informada é superior a R$ 320,00.
8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A história da matemática constitui instrumento de conscientização epistemológica, pois o aluno, devido à sua imaturidade intelectual, pode não entender alguns conceitos e, nesse momento, o professor poderá recorrer à pesquisa histórica como fonte de entendimento e amadurecimento do conhecimento matemático.
8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A ausência do sentido de progresso histórico por parte de crianças e adolescentes inviabiliza o uso da história da matemática em sala de aula, pois esses alunos normalmente são incapazes de deslocar-se de seu contexto atual e adquirir uma real compreensão do passado histórico.
8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A história da matemática é fonte de motivação para o ensino-aprendizagem dessa disciplina; ela leva a uma mudança qualitativa que se traduz na passagem de um enfoque mecanicista para um enfoque cognitivo.
8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A história da matemática é um instrumento de resgate da identidade cultural da comunidade escolar, constituindo um veículo de informação para estudantes e professores.
Com relação às funções f (x) = sen(2x) e g (x) = cos (2x), em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, julgue os itens a seguir.
Se h (x) = f (x) × g (x), então a série de Mac Laurin de h só contém potências ímpares de x.
Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, considerando a função f : R ÷ R definida por
julgue os itens subseqüentes.
A função f é descontínua em x = 1.
Com referência ao texto e considerando o gráfico nele apresentado, julgue os itens a seguir.
Se os valores correspondentes aos números de mulheres no mercado de trabalho mundial nos anos de 1979, 1983 e 1987 estiverem, nessa ordem, em progressão geométrica, então a população mundial feminina no mercado de trabalho mundial em 1979 era superior a 700 milhões.
O valor máximo de V é 64 cm 3 .
No ano de 2006, um indivíduo pagou R$ 4.000,00 pelas multas de trânsito recebidas, por ter cometido várias vezes um mesmo tipo de infração de trânsito, e o valor de cada uma dessas multas foi superior a R$ 200,00. Em 2007, o valor da multa pela mesma infração sofreu um reajuste de R$ 40,00, e esse mesmo indivíduo recebeu 3 multas a mais que em 2006, pagando um total de R$ 6.720,00.
Nessa situação, em 2006, o valor de cada multa era
inferior a R$ 750,00.
superior R$ 750,00 e inferior a R$ 850,00.
superior a R$ 850,00 e inferior a R$ 950,00.
superior a R$ 950,00 e inferior a R$ 1.050,00.
superior a R$ 1.050,00.
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