Lista completa de Questões de Matemática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Utilizando um programa computacional gráfico, um aluno do ensino médio desenhou, para alguns valores constantes k > 0, o gráfico da função exponencial y = k ax, em que a é uma constante. Esses gráficos estão ilustrados na figura abaixo.
Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens a seguir.
Para uma mesma abscissa x, considere os pontos de coordenadas (x, k ax ) para os diferentes valores de k. Nessa situação, o ponto que está mais próximo do eixo Ox é aquele que está sobre o gráfico da função em que o coeficiente k é o maior possível.Com base no texto e nessas informações, julgue os itens seguintes.
Assinale a opção correta com relação ao sistema de equações lineares
O sistema não possui solução.
Cada equação do sistema representa uma reta em R3 .
As soluções do sistema pertencem à uma reta cujo vetor direção é (-1, 1, 0).
A solução do sistema pode ser escrito como combinação linear dos vetores (1, 2, 1) e (-1, 2, -1).
Considerando que os números positivos x, y e x + y estão, nessa ordem, em progressão geométrica, julgue os itens a seguir.
Se x for um número racional, então y também será racional.
O professor de matemática determinou a seus alunos:
1) cada um pegue uma folha de papel, retangular, de lados medindo 20 cm × 16 cm; dobrem a folha ao meio, pelo lado de maior comprimento, identificando os seus lados opostos (como na figura abaixo);
2) repitam esse processo com a folha dobrada (ilustrado na figura abaixo);
3) repitam o processo várias vezes.
Acerca dos resultados dessa atividade e considerando que seja possível repetir o processo indefinidamente, julgue os itens subseqüentes.
Depois de dobrar a folha 101 vezes e abri-la, o perímetro de cada um dos retângulos obtidos é inferior a cm.
No sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, a equação da reta tangente ao gráfico da função y = x 2 , que é paralela à reta que contém os pontos (0, 0) e (2, 4) é dada por
y = 2x - 1
y= 1/2 x - 1
y= -2x + 1
y= x - 2
y = 2/3 x + 2
Utilizando um programa computacional gráfico, um aluno do ensino médio desenhou, para alguns valores constantes k > 0, o gráfico da função exponencial y = k ax, em que a é uma constante. Esses gráficos estão ilustrados na figura abaixo.
Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens a seguir.
Infere-se dos gráficos que 0 < a < 1.Matemática - Análise Combinatória Simples - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O conjunto contém exatamente 16 palavras.
Julgue os seguintes itens, referentes a geometria.
Considerando que, na figura abaixo, o triângulo ABC seja isósceles, com AC = BC, área 30 cm2 e altura relativa à base AB igual a h cm, se CD = h cm, então a área do triângulo ACD é igual ao dobro da área do triângulo ABD.Cinco números estão em progressão aritmética crescente, e o primeiro deles, o segundo e o quinto estão em progressão geométrica. Supondo que todos esses cinco números são maiores que e menores que e que a razão da progressão aritmética é um número inteiro, julgue os itens seguintes.
O maior desses cinco números é inferior a 25.
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