Lista completa de Questões de Matemática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 58 a 60
Com relação às respostas dos alunos P, Q e R, é correto afirmar que
o aluno P fez corretamente a transformação de unidades de medidas.
o aluno Q fez corretamente a transformação de unidades de medidas.
o cubo obtido pelo aluno R tem capacidade suficiente para a quantidade de água especificada.
os três alunos calcularam corretamente a medida da aresta do cubo solicitada em II.
Texto para as questões 30 e 31
Segundo Polya, se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Desenvolver a habilidade de resolver problemas é essencial nesse processo e uma das principais metas do professor de matemática é fazer o máximo possível para que seus alunos desenvolvam a habilidade de resolver problemas.
Várias situações do cotidiano podem ser utilizadas como situações-problema que podem ser apresentadas e resolvidas por alunos do ensino básico, como o exemplo a seguir.
Um artesão comprava arame para fazer brincos a R$ 9,00 por metro. Cada par de brincos, feito com 20 cm de arame, era vendido a R$ 7,50. Recentemente, houve um aumento de R$ 1,50 no preço do metro de arame.
Ainda com relação à situação apresentada, considere que o lucro líquido do artesão obtido com venda de 10 pares de brincos, antes do aumento no preço do arame, era de R$ 25,00. Nesse caso, se todos os demais custos forem mantidos inalterados, para permanecer fixo o lucro líquido após o aumento no preço do arame, o artesão deve vender cada par de brincos por
R$ 7,80.
R$ 8,00.
R$ 8,25.
R$ 9,00.
No ponto x = 2, a função f assume um ponto de mínimo relativo que é também um ponto de mínimo absoluto.
Texto para as questões de 58 a 60
Os conceitos e procedimentos relativos ao pensamento geométrico, inerentes aos alunos do 2.º segmento do EJA, relacionados ao raciocínio com proporções, incluem
resolver situações-problema que envolvam figuras geométricas espaciais em procedimentos de ampliação e de redução.
identificar, por exemplo, que as áreas de polígonos semelhantes variam na mesma proporção que os perímetros.
identificar, por exemplo, que os volumes de sólidos semelhantes variam na mesma proporção que as áreas das superfícies desses sólidos.
identificar, por exemplo, que ângulos são invariantes por transformações de semelhança.
O lucro de uma empresa, em milhares de reais, é dado pela função L(t) = f(t) – c(t), em que f(t) e c(t) representam, respectivamente, o faturamento e os custos da empresa, em milhares de reais, e t 0 é o tempo, em meses, contado a partir do início do funcionamento da empresa. O gráfico de y = L(t), no sistema cartesiano yOt, é mostrado na figura a seguir.
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
Se, para 4 t 7, os custos da empresa foram constantes e iguais a 40 mil reais — c(t) = 40 —, então o faturamento dessa empresa pode ser expresso por f(t) = -10t + 100.
Tentativa e erro, padrões, simplificação, sentido inverso e simulação são algumas estratégias para resolução de problemas que podem ser ensinadas na escola. Na construção de retângulos, utilizando peças do tangram, a estratégia mais adequada é a de tentativa e erro. Esse procedimento está correto porque
a partir da solução de casos particulares permite-se encontrar a solução geral.
envolve pegar peças do tangram e verificar se é possível construir retângulos a partir delas.
envolve desenhar um retângulo e tentar construí-lo utilizando peças do tangram.
envolve a percepção da existência de um padrão comum nas peças do tangram que podem ser utilizadas para a construção de retângulos.
O lucro de uma empresa, em milhares de reais, é dado pela função L(t) = f(t) – c(t), em que f(t) e c(t) representam, respectivamente, o faturamento e os custos da empresa, em milhares de reais, e t 0 é o tempo, em meses, contado a partir do início do funcionamento da empresa. O gráfico de y = L(t), no sistema cartesiano yOt, é mostrado na figura a seguir.
Com base nas informações acima, julgue os itens subseqüentes.
No período em que 2 t 9, o faturamento da empresa foi igual aos seus custos em apenas 2 momentos.
Texto para as questões 53 e 54
A atividade descrita constitui uma situação matemática em que a estratégia ótima é alcançada utilizando-se o conhecimento de que entre todos os retângulos de mesmo perímetro n, aquele que possui a maior área é o
quadrado de lado igual a.
retângulo de lados iguais a 1 e.
retângulo de lados iguais a e .
retângulo de lados iguais a e .
Na figura acima, o triângulo ABC é retângulo em A e o polígono ADEF é um quadrado inscrito no triângulo. O cateto AB mede 24 cm e o AC, 8 cm. Com relação a esse triângulo, julgue os itens abaixo.
A área do quadrado
Na sala da aula, a razão áurea pode ser utilizada como introdução ao estudo dos números irracionais e da equação do 2.º grau. Considere que C seja um ponto do segmento AB que divide-o em média extrema razão isto é, e sejam a a medida do segmento AB e b a medida do segmento CB. Então b é a raiz positiva de uma equação do 2.º grau em que o valor absoluto da diferença entre as duas raízes é igual a
2a.
a.
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