Questões de Matemática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em uma seção há um garrafão contendo 10 litros de água. Quantos copos com capacidade de 200 mL cada deverse- ão encher para esvaziar esse garrafão?

  • A.

    5

  • B.

    20

  • C.

    50

  • D.

    200

  • E.

    500

Se uma pessoa saiu de casa às 7 h 30 min e retornou às 16 h 10 min, ausentou-se de casa por um período de

  • A.

    7 horas e 20 minutos.

  • B.

    7 horas e 40 minutos.

  • C.

    8 horas e 20 minutos.

  • D.

    8 horas e 30 minutos.

  • E.

    8 horas e 40 minutos.

No setor de reprografia, certa máquina produziu 2 500 cópias em janeiro, 3 820 cópias em fevereiro e 1 947 cópias em março. O total de cópias produzidas por essa máquina nesses três meses foi

  • A.

    8 367

  • B.

    8 267

  • C.

    7 267

  • D.

    7 167

  • E.

    6 267

O quociente e o resto de 1 634 : 15 são, respectivamente:

  • a.

    94 e 13

  • b.

    96 e 7

  • c.

    18 e 14

  • d.

    108 e 14

  • e.

    17 e 15

Uma aldeia foi delimitada seguindo as coordenadas descritas no plano abaixo:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

  • E.

5/2 − 0,75 é igual a

  • a.

    3,5

  • b.

    1,75

  • c.

    2,25

  • d.

    3/2

  • e.

    5/4

Apurinã comprou dois rolos de linha para bordar. Pagou com duas notas de R$ 10,00 e recebeu de troco duas notas de R$ 1,00, três moedas de 25 centavos, uma moeda de 10 centavos e uma moeda de 5 centavos. Se os dois rolos de linha tinham o mesmo preço, quanto custou cada um?

  • a.

    R$ 17,10

  • b.

    R$ 9,65

  • c.

    R$ 9,25

  • d.

    R$ 8,55

  • e.

    R$ 8,25

Dentre as alternativas abaixo, qual contém o valor que mais se aproxima da medida do lado AB do triângulo ABC da figura?

  • A. 9km
  • B. 12km
  • C. 18 km
  • D. 19 km
  • E. 20 km

Leia os dois textos abaixo.

"Sendo a Geometria um ponto de encontro entre a matemática como teoria e a matemática como um recurso, ela é um caminho para desenvolver o pensamento e a compreensão para alcançar o nível mais alto de uma teoria formal. Somente quando essa perspectiva é atingida, a noção de estrutura matemática faz sentido."

(Fainguelernt, 1993; Herskowitz, 1994)

"É importante ressaltar que esses dois aspectos � citados no texto anterior � estão ligados, uma vez que para compreender a geometria como estrutura lógica é necessário ter alcançado alguns níveis da Geometria como ciência do espaço."

(Fainguelernt, 1993)

A partir desses textos, pode-se dizer corretamente que

  • A.

    o estudo da Geometria é o único caminho para atingir um alto nível de teoria formal.

  • B.

    é suficiente alcançar alguns níveis da Geometria como ciência do espaço para compreendê-la como estrutura lógica.

  • C.

    a Geometria, como ciência empírica, não pode ser compreendida como estrutura lógica.

  • D.

    um dos caminhos para atingir a noção da estrutura matemática é o estudo da Geometria.

  • E.

    os dois aspectos da Matemática apontados no texto são independentes na obtenção de um alto nível de teoria formal.

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