Questões de Matemática da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Em uma progressão aritmética de 23 termos, o primeiro termo é 8 e o último é 74. Então, a razão é:

  • A.

    3

  • B.

    4;

  • C.

    2

  • D.

    5

  • E.

    6

A equação tem duas raízes reais. O produto delas é:2 x2 - x3 - 4 = 1 

  • A.

    - 4;

  • B.

    - 1;

  • C.

    2;

  • D.

    8;

  • E.

    12.

O maior valor de m para que as raízes da função y = x2 - mx + 9 sejam reais e iguais é:

  • A.

    - 3;

  • B.

    0;

  • C.

    2;

  • D.

    6;

  • E.

    10.

A professora da turma de Joana distribuiu para cada grupo de 4 alunos um quadrado de 12 cm de lado, para representar o piso de uma sala; uma coleção de quadrados de 2 cm de lado; e um pedaço de barbante com 2 cm de comprimento. Nesse contexto a professora irá trabalhar os conceitos de:

  • A.

    razão e proporção;

  • B.

    fração e número decimal;

  • C.

    área e perímetro;

  • D.

    volume e capacidade;

  • E.

    retângulo e triângulo.

A figura geométrica JKLM tem seus vértices no plano cartesiano com as seguintes coordenadas: J (0, - 2), K (1, - 3), L (1, 2) e M (0, 0). A área dele é:

  • A.

    7;

  • B.

    7/2;

  • C.

    7/3;

  • D.

    7/4;

  • E.

    7/5.

Um triângulo retângulo tem os lados medindo 5 cm, 12 cm e 13 cm. O volume do sólido gerado pela rotação completa em torno do cateto menor é igual a:

  • A.

    124 p cm³ ;

  • B. 280 p cm³ ;
  • C.  240 p cm³ ;
  • D.

      128 p cm³ ;

  • E. 160 p cm³ .

O triângulo retângulo ABC é reto no vértice A, o ângulo C mede 30º, a hipotenusa BC mede a e o segmento AM é mediana relativa à hipotenusa. Por um ponto N, exterior ao triângulo, traçam-se os segmentos BN paralelo à AM e AN paralelo à BM. A área do quadrilátero AMBN é:

  • A.  
  • B.  
  • C.  
  • D.  
  • E.  

Um triângulo equilátero tem como medida de lado 6 cm. Com a união dos pontos médios de seus lados, obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios do novo triângulo, obtém-se outro triângulo equilátero, e assim sucessivamente. A soma dos perímetros de todos os triângulos equiláteros citados é:

  • A.

    72;

  • B.

    54;

  • C.

    36;

  • D.

    48;

  • E.

    24.

Leia atentamente os três problemas abaixo:

  • Pedro quer comprar um carrinho de R$ 18,00. Ele só tem R$ 15,00. Quanto precisa a mais para comprar? 
  • Em uma caixa há 75 bolinhas de gude. Uma criança retirou 12. Quantas bolinhas ficaram na caixa? 
  • No armário de Patrícia há 14 blusas, sendo 6 brancas e as outras coloridas. Quantas blusas coloridas Patrícia tem?

Utilizando-se dessas situações, o professor pode introduzir o conceito de:

  • A.

    adição;

  • B.

    subtração;

  • C.

    multiplicação;

  • D.

    divisão

  • E.

    fração

O conceito de fração é construído pela criança no período operatório-concreto, segundo Piaget. Didaticamente, é mais produtivo trabalhar frações com conjuntos:

  • A.

    vazios;

  • B.

    unitários

  • C.

    de números pares;

  • D.

    discretos;

  • E.

    contínuos.

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