Lista completa de Questões de Matemática da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Geometria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um reservatório tem a forma de um paralelepípedo, e suas dimensões são 2m, 1,5m e 1m. Ele vai ser completamente abastecido por uma torneira que fornece 20 litros de água por minuto. Nessas condições, quanto tempo será necessário para encher esse reservatório?
Uma hora.
Uma hora e meia.
Duas horas.
Duas horas e meia.
Três horas.
Matemática - Geometria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Alfredo tem um terreno retangular de 60m por 40m onde ele pretende plantar alface, cenoura e tomate. Para isso ele fará o seguinte: - vai dividir o terreno em duas partes iguais e plantar alface em uma delas;
- a outra parte ele vai dividir em três partes iguais, plantar cenoura em uma delas e tomate nas outras duas. Nessas condições, a área destinada ao plantio de tomate medirá:
600 m2;
800 m2;
1.000 m2;
1.200 m2;
2.400 m2.
Matemática - Retas e Planos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No espaço tridimensional, é sempre verdade que
se dois planos forem perpendiculares, toda reta paralela a um deles será perpendicular ao outro.
se dois planos são paralelos, toda reta perpendicular ao primeiro é perpendicular ao segundo.
se uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a todas as retas desse plano
se duas retas são paralelas, toda reta que encontra a primeira encontra a segunda.
se duas retas são paralelas a uma terceira, elas são perpendiculares entre si.
Matemática - Geometria - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dois quadrados, cada um com área de 900 cm2, foram colocados lado a lado para formar um retângulo. Quanto mede o perímetro desse retângulo?
180 cm.
200 cm.
220 cm.
240 cm.
260 cm.
Matemática - Aritmética e Algebra - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para ajudá-la a vender uma rifa, Laura, repartiu os bilhetes entre suas colegas, e notou que, dando 3 bilhetes a cada uma, restariam 24 bilhetes, e dando 7 bilhetes a cada uma não sobrariam bilhetes. Com quantos colegas Laura repartiu os bilhetes? Quantos bilhetes tinha a rifa?
Assinale a alternativa correta:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O lado de um terreno de 50 metros de comprimento está representado em uma planta por um segmento de 10 centímetros. Podemos dizer que a escala dessa planta é de:
1:50.
1:100.
1:500.
1:1000.
1:5000.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere o problema abaixo, e a solução dada por um aluno.
Nesse contexto, podemos afirmar que:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Roberto, Beatriz e Amanda jogaram o "Jogo do Banqueiro". Nesse jogo, cada criança recebe, ao acaso, fichas brancas (B). Ela deve trocar quatro fichas brancas por uma amarela (A), quatro fichas amarelas por uma verde (V), e quatro fichas verdes por uma preta (P). Ao final da partida, cada um tinha as seguintes fichas:
Podemos dizer que a ordem de classificação no jogo foi:
1º lugar para Roberto, 2º lugar para Beatriz e 3º lugar para Amanda.
1º lugar para Roberto, 2º lugar para Amanda e 3º lugar para Beatriz.
1º lugar para Beatriz, 2º lugar para Roberto e 3º lugar para Amanda.
1º lugar para Beatriz, 2º lugar para Amanda e 3º lugar para Roberto.
1º lugar para Amanda, 2º lugar para Roberto e 3º lugar para Beatriz.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Ao lado estão as respostas erradas de um aluno, no trabalho com a comparação de números decimais.
Sobre esses erros desse aluno, três professores apresentaram suas justificativas:
Professor 1: este aluno está concebendo os números decimais como dois números separados por uma vírgula, ou seja, um número antes e outro depois da vírgula.
Professor 2: este aluno está aplicando uma idéia usada para comparar números naturais na comparação de decimais, na qual quanto mais algarismos, maior o número.
Professor 3: este aluno certamente não foi ensinado sobre a comparação de números decimais.
Observando os erros cometidos pelo aluno, podemos dizer que estão corretas as justificativas:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sejam os números racionais A, B e C seguintes:
Nessas condições, podemos afirmar que:{TITLE}
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