Lista completa de Questões de Matemática da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Aritmética e Algebra - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Um aluno de uma escola municipal de Gravatá propôs a um colega que pensasse no seguinte problema: "dado um número natural N, sabe-se que na divisão de N por 4, o resto é 2, enquanto a divisão de N por 5 é exata. Sabendo que o primeiro quociente é igual ao segundo mais três", Então, que número natural é esse?
Matemática - Aritmética e Algebra - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Um terreno de forma retangular comprado pela prefeitura de Barreiros para construção de uma escola tem 132 metros de perímetro sabendo que um lado mede 5 metros a mais que o outro. Quanto medirá a área de lazer dessa escola sabendo que ela será da área total do terreno?
Matemática - Aritmética e Algebra - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
A biblioteca da escola recebeu 3 caixas de livros didáticos, segundo a tabela abaixo:
Para arrumar os livros em 3 estantes, a Bibliotecária deve organizá-los com a mesma quantidade de livros e menor quantidade possível de prateleiras. Quantas prateleiras serão usadas?Matemática - Aritmética e Algebra - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
O Diretor da Escola propôs a divisão entre alguns professores dos "convites" que tinha para uma palestra acadêmica sobre Aprendizagem a realizar-se no auditório principal da Secretaria de Educação. De repente, um dos professores indagou: "Se acrescentarmos 57 ao dividendo e 6 ao divisor, o quociente permanece inalterado e o resto é acrescido de 3. Qual é o quociente?"
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Num concurso público realizado pela Prefeitura de Gravatá, a candidata Ilma Dantas foi ao mesmo tempo a trigésima quarta melhor e a trigésima quarta pior classificada. Quantos eram os concorrentes?
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
O carro do professor Rodrigo Cristian consome 1 litro de gasolina a cada 13 kilômetros rodados. Para fazer o percurso diário de ida e volta à Escola Espírito Santo Divino - Sítio Riachão do Caranguejo, na Zona Rural de Gravatá, onde leciona Matemática, o carro do professor percorre 78 kilômetros. Como hoje 1 litro de gasolina custa R$ 2,59 então o professor Rodrigo gasta diariamente com gasolina o equivalente a:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
A sala de reuniões do Palácio Joaquim Didier, sede da Prefeitura de Gravatá, tem a forma da figura ao lado e o seu piso está sendo coberto com pedras de cerâmica, na cor azul acinzentada. 10 dessas pedras já foram aplicadas, conforme se vê na figura. Então, o número de pedras, que faltam para preencher o piso, é igual a:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Para comemorar o aniversário da Escola Santa Mãe de Deus – Sítio Brejo Grande, na Zona Rural de Gravatá, a Diretora autorizou assar um bolo, que começou a assar, exatamente, na hora, marcada pelo relógio representado ao lado. Observandose que o bolo ficou pronto após 37 minutos, então o horário marcado pelo relógio, quando o bolo ficou pronto, foi de:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
A Professora Carla levou na sexta feira, de suas três turmas a um circo, em temporada na cidade de Gravatá. No sábado levou . No domingo levou e, ainda, ficaram 26 alunos sem ir ao circo. Então, as três turmas juntas têm:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Um bolo foi dividido em 24 pedaços iguais e compartilhado com quatro membros do IPAD, que aniversariavam. Andreza comeu 3 pedaços, Ricardo comeu 4 pedaços, Rodrigo comeu 5 pedaços e a Professora Lúcia, que passava por rigorosa dieta, não comeu nenhum. Então, a fração do bolo consumida foi:
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