Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A indicação do uso de plasma fresco congelado no trauma:
Um paciente com queixa de dor torácica e frequência cardíaca de 150 b.p.m. apresenta eletrocardiograma, evidenciando taquicardia com complexo QRS estreito, e ondas serrilhadas regulares em DII, DIII e aVF. O diagnóstico provável é de
A insuficiência renal crônica é caracterizada por perda progressiva e geralmente irreversível da função renal de depuração. Dentre as modalidades de tratamento para a insuficiência renal, a hemodiálise é um processo realizado em um circuito extracorpóreo, utilizando-se uma membrana artificial. Sobre a regulamentação e o tratamento da água utilizada em hemodiálise é CORRETO afirmar:
Sabendo dos protocolos para tratamento de síndromes, indique o atual tratamento padrão das síndromes mielodisplásicas:
São tipos de abdome agudo não traumático, entre outros:
A portaria n.º 1.160/2006 modifica os critérios de distribuição de fígado de doadores cadáveres para transplante, implantando o critério de gravidade de estado clínico do paciente. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos. Caso um paciente com síndrome hepatopulmonar e PaO2 menor que 80 mm/Hg em ar ambiente não seja transplantado em três meses, sua pontuação passará automaticamente para MELD 24 e, em seis meses, para MELD 29.
Um exame neurofisiológico bem feito requer conhecimentos básicos e clínicos para fornecer resultados que possam auxiliar no diagnóstico e tratamento. A esse respeito, julgue os itens seguintes. O primeiro ramo do nervo ciático é emitido para o músculo semitendinoso.
Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em pronto-atendimento com quadro de tosse secretiva e febre há dois dias. Há 24 horas vem apresentando dor abdominal e taquidispneia; é portadora de diabetes mellitus tipo 1, mas, como o apetite estava reduzido, há um dia não faz uso de insulina. Apresentase com PA de 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 96 bpm, desidratada (+2/+4) e FR = 26 imp. Exames de entrada mostram: glicemia capilar de 400 mg/dL, hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 13.500/mm3 com 7% de bastões. Gasometria arterial apresenta os seguintes valores: pH = 7,25, pCO 2 = 2 0, pO2 = 92, bicarbonato 12, com Sat O2 = 92% em ar ambiente, Na 142 mEq/L e Cl = 101 mEq/L.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que o distúrbio ácido-básico do caso clínico cursa com ânion gap (AG) aumentado.Paciente, 17 anos de idade, comparece a consulta na unidade básica, pois se preocupa com contracepção, visto que está amamentando há sete meses e tem um novo parceiro. Em seu histórico, não há patologias.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Devem-se evitar contraceptivos orais combinados, pois são categoria 3, caso tenha histórico familiar deTVP/EP (parentes de primeiro grau).Mulher de 51 anos de idade, solteira, HIV positivo, sem tratamento, foi admitida no hospital em estado de mal convulsivo. A paciente era previamente hígida, exceto por herpes-zóster ocorrido há dois anos. Há seis meses, estava em investigação de doença neurológica que iniciou como disfasia súbita, com lenta progressão para monoparesia (membro superior direito), hemiparesia e hemiplegia à direita. Houve perda ponderal de 10 kg no período. Ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio, realizada cinco meses antes da internação, mostrou hipersinal na substância branca do hemisfério cerebral esquerdo. Na admissão hospitalar, encontrava-se em mau estado geral, gemente, afásica e hemiplégica à direita. Apresentava hiper-reflexia à direita, com sinal de Babinski nesse lado. Reflexos oculares normais. Após o controle das crises, manteve-se clinicamente estável, afebril, orientada no tempo e no espaço, com disfasia de expressão. Nova RNM mostrou, em relação ao exame anterior, aumento na extensão das áreas de hipersinal, comprometendo a substância branca nos lobos frontal e parietal esquerdos, sem impregnação anômala do gadolínio. Observaram-se lesões envolvendo o tálamo à esquerda e a substância branca frontoparietal direita (áreas de gliose e (ou) desmielinização). Foi solicitado CD 4 de 34/mm³ e carga viral de 217 mil cópias/mL.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Distúrbios sensoriais são mais comuns que distúrbios motores na patologia causada por JC.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...