Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se iniciar a infusão de prostaglandinas com o intuito de promover o fechamento do canal arterial e assim diminuir a congestão pulmonar.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, se, após o primeiro exame, vier no laudo lesão intraepitelial de alto grau, a paciente deverá repetir imediatamente a citologia.Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai com o próprio filho ao hospital, pois encontra-se chorosa, anedônica. Na anamnese, refere que vem apresentando episódios de insônia terminal. O médico geriatra então aplica a escala de depressão geriátrica (GDS), que se encontra em 10. São solicitados exames laboratoriais, que se apresentam todos normais. Inicia-se então citalopram 20 mg e clonazepam 2 mg associado até o retorno. Após dois meses, a paciente retorna sonolenta, porém mais disposta. Realizado nova escala GDS = 6.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se o paciente tivesse ideação suicida, com plano real de suicídio, necessariamente, mesmo com a melhora parcial, teria indicação para internação psiquiátrica.Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada, realizar antibioticoterapia, usar corticoide e aguardar a evolução do trabalho de parto.
Com relação à clozapina, julgue os itens que se seguem. O risco de convulsões pelo uso da clozapina costuma ser dose dependente.
Um operário com vinte e seis anos de idade, natural do estado do Ceará, procurou um serviço de pronto atendimento por apresentar, havia oito dias, quadro clínico constituído por cefaleia, febre, calafrios, mialgia e artralgia. O paciente relatou que, no dia da consulta médica, acordou prostrado, com febre de 41 ºC, bem como sentiu calafrios e apresentou sudorese intensa. Ademais, informou que, havia dois meses, se mudara para a região amazônica para trabalhar na construção de uma hidroelétrica. O exame físico comprovou o quadro de febre e astenia, sem outras alterações clínicas. O esfregaço do sangue periférico indicou a presença de Plasmodium vivax com 5% de parasitemia de hemácias.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para erradicar a parasitemia, deve-se, inicialmente, tratar o referido paciente, durante sete dias, com o medicamento cloroquina.Julgue os itens de 6 a 11, acerca de medicamentos que agem no sistema nervoso central (SNC). O tratamento contra a enxaqueca limita-se à administração das classes medicamentosas corticosteroides, antipsicóticos típicos e paracetamol.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. Nas toracotomias, a hipoxemia pode ocorrer devido ao shunt arteriovenoso que se estabelece no pulmão ou no lobo contralateral, que está em posição mais dependente, no momento que se interrompe a ventilação no pulmão que está sendo operado.
As curvas epidemiológicas para dengue demonstram, na figura 1, a grave situação vivenciada pelo Brasil nos últimos três anos. Essas curvas são produtos da consolidação dos dados encaminhados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. No ano de 2015, em Brasília, 606 pessoas compareceram a uma unidade de saúde com quadro de síndrome febril associada a dor retro-orbitária, mialgia e artralgia, obedecendo a curva epidemiológica descrita. Até a 29ª semana epidemiológica, realizaram-se sorologias apenas para dengue, e grande parte dos testes foram negativos para o agravo. Na 30a semana epidemiológica, passaram a realizar testagem para dengue e chikungunya. Daqueles pacientes testados, 180 apresentaram exames reagentes para dengue, e 316 reagentes para chikungunya. Adicionalmente, 20 pacientes tinham exames reagentes para ambas dengue e chikungunya , enquanto 30 pacientes tiveram resultados negativos para ambos os agravos. Salienta-se que foram à unidade de saúde entre a 30 a e 38ª semanas epidemiológicas, respectivamente, 48, 52, 64, 128, 170, 76, 0, 6 e 2.
Considerando os aspectos epidemiológicos, os guias clínicos do Ministério da Saúde para diagnóstico e a conduta para dengue, chikungunya e zika, julgue os itens a seguir.
A incidência de dengue e chikungunya para os casos que compareceram à unidade de saúde entre as semanas epidemiológicas 30a e 38a é, respectivamente, 33,6% e 52,1%.Paciente cardiopata em uso de Aspirina (AAS) 100mg por dia, realizará cirurgia de hemorroidectomia com bloqueio do neuroeixo. Podemos afirmar sobre anestesia:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...