Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos ao atendimento, em serviços de atenção especializada, a pacientes com a coinfecção de tuberculose e HIV (TB HIV). O paciente com TB HIV oriundo da rede privada não tem dispensação garantida dos medicamentos necessários para o tratamento da tuberculose, mesmo que apresente receita médica adequada.
Considerando o achado ecográfico de hidronefrose antenatal, julgue os itens a seguir. A doença renal congênita mais comum que cursa com hidronefrose é a estenose da junção ureteropiélica.
Um paciente tabagista de sessenta e cinco anos de idade foi submetido a exame de tomografia de tórax para se investigar dor torácica. Os achados no exame mostraram presença de um nódulo pulmonar sólido e não calcificado, de 2 cm, no lobo superior do pulmão direito.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de câncer nesse paciente não depende de biópsia caso o resultado do PET CT apresente hipermetabolismo no nódulo e o valor do SUV esteja acima de 3,5.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, chega à sala de emergência do hospital por apresentar, nas últimas 24 horas, perda total da força nos membros inferiores, com parestesia desde o nível distal até o abdômen e incontinência urinária. Na semana anterior, tinha começado com instabilidade na marcha e perda progressiva da força no membro inferior esquerdo. É acompanhado por omalgia esquerda muito intensa, o que interfere no sono e provoca limitação funcional em atividade diária, em razão da astenia generalizada, assim como a perda de 10 kg nos últimos três meses. O exame neurológico revelou perda de força no membro inferior direito 0/5 e membro inferior esquerdo 1/5. ROT bicipital e rotulianos presentes. Diante de suspeita neurológica aguda, pratica-se RMN urgente, com evidência de numerosas lesões ocupando espaço na maioria dos corpos vertebrais compatíveis com metástases ósseas (C2, C5, C7, D1, D3, D4, D5, D7, D8, D9, D10, D11, D12, L4, L5 e arco posterior S1 e S2), a maioria delas de pequeno tamanho e nodulares, e outras ocupando a maior parte dos corpos vertebrais. Marcado aplastamento tumoral de vértebra D3 com morfologia plana, que apresenta uma grande massa de partes moles tanto anterior como epidural, estende-se em direção ao arco lateral esquerdo e arco posterior, afetando também a terceira costela esquerda, com compressão do cordão medular e obliteração dos buracos de conjunção D2-D3 e D4-D3 esquerdos. A medula apresenta uma pequena área hiperintensa em T2 sugestiva de mielopatia compressiva.
De acordo com esse caso hipotético, e considerando os conhecimentos clínicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Tumores de pulmão, próstata e mama são os mais comuns de metástase óssea.M.A., sexo feminino, 62 anos, história de transtorno afetivo bipolar grave, com predominância de sintomas depressivos, apresenta, também, insuficiência renal, com ureia e creatinina constantemente elevadas e arritmia ventricular grave. Encontra-se em uso de múltiplas medicações clínicas.
O estabilizador de humor, melhor indicado nesse caso, é a
Medicina - Ginecologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Uma gestante com doença de Graves deve ter a seguinte evolução na gestação:
Assinale a alternativa que apresenta a doença tireoidiana que é a causa mais comum de hipertireoidismo franco, tem etiologia autoimune e é caracterizada pela presença de anticorpos estimuladores dirigidos contra o receptor da tireotrofina (TSH).
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Com relação à indicação de implante do marca-passo cardíaco permanente no bloqueio atrioventricular (AV), é considerado o uso provavelmente necessário no bloqueio AV supra His (nó AV) de segundo grau Mobitz I, quando o paciente é assintomático.
Com relação às doenças do esôfago que demandam terapêutica endoscópica, julgue os próximos itens. A dilatação endoscópica em pacientes com estenose péptica do esôfago uma complicação da doença do refluxo gastroesofágico tem como objetivo melhorar a disfagia e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente.
Paciente, 21 anos de idade, é trazido ao setor de emergência depois de ser encontrado na garagem da respectiva casa, trabalhando freneticamente em um projeto que, segundo ele, resolveria a crise de combustível mundial. O jovem afirma que o pipoqueiro que trabalha na respectiva faculdade é um espião estrangeiro das grandes potências petrolíferas e que estava tentando impedir o progresso do paciente. Não consegue parar de falar sobre o projeto e não deixa ninguém mais falar. Nas últimas semanas, tem lido sobre geopolítica do petróleo até tarde da noite e dormido muito pouco. Apesar disso, parece ter muita energia e surpreende os amigos com planos detalhados de como vai salvar o mundo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A gabapentina e o topiramato possuem boa eficácia para o tratamento de episódios de mania aguda.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...