Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de quarenta e um anos de idade, nulípara, portadora de hipertensão arterial sistêmica, procurou atendimento médico, queixando-se de sangramento transvaginal aumentado e sensação de nodulação saindo da vagina há três dias. A paciente relatou que utiliza hipotensor e que, há mais ou menos um ano, fez uma ecografia transvaginal que revelou presença de imagem nodular medindo 3 cm × 2,3 cm em parede fúndica compatível com mioma intramural.
No que diz respeito ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico mais provável para a paciente em questão é de mioma parido.Um indivíduo assintomático de setenta e dois anos de idade e sem comorbidades significativas consultou um cardiologista para avaliação do risco de realizar uma colonoscopia com sedação. O paciente, ao exame físico, apresentava-se hemodinamicamente normal com ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda na linha hemiclavicular. Observou-se, à ausculta cardíaca, ritmo cardíaco regular em dois tempos e sopro holosistólico de 3+/6 no foco aórtico. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 42%, área valvar aórtica de 1,2 cm2, gradiente transvalvar médio de 32 mmHg e velocidade do jato de 3,2 m's. Os demais exames laboratoriais e cardiológicos não revelaram anormalidades.
A partir desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Considerando-se as fortes evidências que demonstram uma ligação de causa e efeito entre endocardite infecciosa e procedimentos do trato gastrointestinal, bem como a necessidade de profilaxia antibiótica, é correto afirmar que, no presente caso, o cardiologista deve prescrever ampicilina associada à gentamicina uma hora antes e seis horas após a colonoscopia.A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca, associadas a coma e crises convulsivas, podem fazer parte do quadro da paciente em tela devido à hipofosfatemia grave.Um jovem rapaz aguardava transferência para a enfermaria de Hematologia para investigação da anemia microcítica e hipocrômica. Alimentava-se de forma saudável, não apresentava sinais de perda de sangue e seu ferro sérico era normal. Poderia estar causando essa anemia:
Um homem de 64 anos, obeso, em tratamento de dislipidemia e hipertensão arterial procura o pronto-socorro com dor intensa no hálux esquerdo. Ao exame a articulação metatarso-falangeana do primeiro artelho esquerdo está com eritema acentuado, edema e dor intensa ao toque. Uma punção do líquido sinovial revela cristais de urato. No tratamento agudo NÃO é recomendada a utilização de
Com relação ao tratamento da otite média aguda com presença de febre elevada (maior que 39 graus Celsius) e já avaliada anteriormente, analise as afirmativas a seguir:
1) Fatores como exposição recente a antimicrobianos beta-lactâmicos, idade menor que 2 anos e permanência em creche por período maior que 6 meses devem ser considerados como agravantes.
2) Nas crianças alérgicas a penicilina, pode-se utilizar sulfatrimetropim +sulfametoxazol como droga antimicrobiana.
3) O uso de corticoides e anti-histamínicos podem ser rotineiramente indicados.
4) O emprego de amoxacilina+clavulanato na dose correspondente a 50mg/Kg de amoxacilina pode ser empregado para tratamento de micro-organismos produtores de beta-lactamase e estreptococos pneumoniae resistentes à penicilina.
5) As crianças alérgicas à penicilina podem ser tratadas com cefuroxima, ou macrolídeo.
Está correto somente o que se afirma em:
Os projetis de arma de fogo de alta energia, quando em deslocamento e em contato com o corpo da vítima, produzem ondas de choque e de pressão. A ação das ondas de pressão é responsável pela ocorrência
A dissecção aguda da aorta é uma patologia relativamente frequente, relacionada com a elevada incidência de hipertensão arterial, em alguns grupos populacionais. É acompanhada de uma mortalidade elevada, quando não tratada de imediato. A dissecção da aorta é classificada de acordo com a classificação de DeBakey em função da localização anatômica. Qual a localização mais comum da dissecção aguda da aorta?
A respeito dos procedimentos cirúrgicos de substituição do esôfago, julgue os itens de 82 a 88. Os procedimentos podem ser realizados tanto nas afecções benignas quanto nas malignas.
Um homem de cinquenta e seis anos de idade, sem comorbidades, foi a uma consulta urológica de rotina. Assintomático do ponto de vista miccional, apresentou PSA = 4,45 ng/mL (relação PSA livre/PSA total de 8%). O exame digital retal do paciente revelou próstata de consistência adenomatosa de aproximadamente 30 g, sem nódulos suspeitos. A biópsia da próstata demonstrou o seguinte resultado histopatológico: adenocarcinoma acinar usual de próstata em 30% de 1/18 zonas, caracterizada como Gleason 3 + 3 = 6. O restante dos fragmentos apresentou atrofia focal.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
É indispensável a realização de cintilografia óssea para complementação do estadiamento clínico do paciente em tela.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...