Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma ferida incisa profunda localizada na face posterior da região cervical é denominada
As doenças mais comuns da aorta são os aneurismas e dissecção que são classificadas pela localização anatômica. Uma laceração na íntima permite que o sangue escape da luz verdadeira da aorta e disseque as camadas aórticas, e parte dele recircula por um falso canal recentemente formado. A parede da aorta enfraquecida é altamente suscetível à roptura aguda e tem tendência crônica à dilatação progressiva. De acordo com a localização anatômica, uma dissecção da aorta ascendente é classificada como tipo
Com relação aos tumores de células germinativas do mediastino, julgue os itens que se seguem. As lesões malignas não seminomatosas são mais comuns do que as seminomatosas puras.
Acerca da histologia, anatomia e embriologia humana, julgue os itens subsecutivos. O suprimento arterial do rim segue a progressão: artéria renal, artéria segmentar, artéria arqueada, artéria interlobar, artéria interlobular, artéria aferente.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. Entre as causas mais comuns associadas à refratariedade no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão a falta de adesão, a idade de início precoce, os sintomas depressivos graves, os pensamentos obsessivos supervalorizados ou insight pobre, além de comorbidades psiquiátricas, como transtornos de personalidade prévios.
Ainda com relação à ginecologia, julgue os itens subsequentes. O câncer de colo uterino, segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo, tem maior incidência em regiões mais ricas.
Com relação às miocardites, julgue os itens que se seguem. A técnica de imuno-histoquímica permite identificar a ativação inflamatória induzida pelas citocinas, pela detecção de antígenos de histocompatibilidade (HLADR) dos tipos I e II nas células endoteliais ou intersticiais dos cardiomiócitos ou perivasculares, e, ainda, pela expressão de receptores na superfície celular para a adesão das células inflamatórias.
Com base no caso clínico acima, e nos temas relacionados a ele, julgue os itens seguintes.
O histórico do paciente, associado aos achados na urinálise, corrobora o diagnóstico de síndrome nefrótica, que deverá ser confirmada por biópsia renal, após estabilização clínica inicial do quadro.Senhora de 58 anos, magra, pálida, com dedos em forma de colher, unhas quebradiças e mucosa oral atrofiada é levada ao consultório médico pela filha que morava no exterior e não a via há 8 anos. Ficou extremamente preocupada com seu aspecto, principalmente ao perceber que a mãe apresentava grande dificuldade para deglutir. A paciente nega etilismo ou tabagismo. Viúva há 12 anos, aposentada há 10, mora só e sempre se alimentou mal, mas desde a partida de sua filha para o exterior perdeu completamente o interesse pela comida. A hipótese diagnóstica mais provável é Síndrome:
Um paciente cuja prova de função pulmonar mostre a razão volume expiratório forçado no 1o segundo / capacidade vital forçada de 0,68 e volume expiratório forçado no 1o segundo de 86% apresenta obstrução pulmonar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...