Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recém‐nascido com 35 semanas de idade gestacional apresenta após o nascimento disfunção respiratória; raio‐x de tórax evidenciou infiltrado reticulogranular bilateral. Sorologias do recém‐nascido são todas negativas, inclusive para Estreptococo do grupo B, mãe diabética, parto vaginal, bolsa rota de 8 horas, líquido bem claro. Assinale a alternativa que representa o diagnóstico mais provável.
Em relação ao traumatismo de traqueia e brônquios, julgue os itens subsecutivos. A broncoscopia está indicada nos casos de suspeita de lesões traumáticas da via aérea. Para as pequenas lesões de traqueia, nas quais não há a presença de pneumotórax ou outras lesões associadas, o tratamento conservador pode ser utilizado.
No que se refere à preservação renal e às complicações do transplante renal, julgue os itens seguintes. Há maior incidência de complicações ureterais em rins de doadores mais velhos do que nos de doadores jovens.
Um homem de cinquenta e cinco anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de fraqueza generalizada havia um mês, às vezes com piora no final do dia, com boca seca e disfunção sexual. No exame clínico, o paciente apresentou fraqueza em todos os segmentos, com reflexos profundos diminuídos, e resultados normais em testes de sensibilidade e de pares cranianos.
Com referência ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens de 109 a 111.
A doença da junção neuromuscular pré-sináptica seria uma possibilidade diagnóstica para esse caso. A constatação dessa patologia deve ocorrer por meio de eletroneuromiografia; teste de estimulação repetitiva em que se observe resposta decremental ao estímulo de baixa frequência; e também por meio do teste sorológico que confirme a presença de anticorpo contra canais de cálcio dependentes de voltagem.Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Nas grávidas, recomenda-se que o propofol, classificado como categoria C para gestantes, seja administrado por anestesista devido ao seu índice terapêutico estreito e à importância do acompanhamento clínico da mãe e do feto.
Com referência aos tumores de esôfago, julgue os itens subsecutivos. Em caso de leiomiomas, a ulceração da mucosa e o sangramento decorrente dessa ulceração são frequentes.
No que diz respeito à infecção pelo vírus Ebola, julgue os itens que se seguem. Os fatores de risco para o óbito de pessoas contaminadas pelo vírus Ebola incluem idade avançada do paciente bem como sinais e sintomas que se manifestam por meio de diarreia, confusão mental, desorientação e coma, além de sintomas hemorrágicos.
Uma paciente de sessenta e dois anos de idade, assintomática, apresentando hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito havia quatro anos, compareceu ao ambulatório de um hospital para avaliação de rotina. A paciente estava em uso de atenolol 100 mg e glimepirida 2 mg, ambos uma vez ao dia. No exame físico, ela apresentou IMC = 32 kg/m2, pressão arterial de 154 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 81 bpm e circunferência abdominal de 101 cm. Demais resultados foram: triglicerídios de 202 mg/dL, colesterol total de 204 mg/dL, HDL-colesterol de 36 mg/dL, LDL-colesterol de 128 mg/dL, hemoglobina glicada (A1C) de 7,2% e glicemia de jejum de 118 mg/dL. A dosagem de microalbuminúria em amostra isolada de urina revelou 206 μg/mg de creatinina. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais solicitados foram normais.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A paciente deve ser orientada a substituir o consumo de gordura saturada e trans da dieta por gordura mono e poli-insaturada, e a incluir na dieta carboidratos de menor índice glicêmico, menor densidade calórica e maiores teores de fibras e água.Uma criança de quatro anos de idade acordou com vômito, dor abdominal e respiração rápida, motivos pelos quais a mãe a levou ao pronto-socorro. No exame físico, constatou-se desidratação, emagrecimento, taquipneia, hálito cetônico e boa perfusão periférica. A mãe relatou que a criança havia perdido cerca de quatro quilos nos dois últimos meses, apesar de ter apresentado aumento do apetite. Informou ainda que a criança estava bebendo muito líquido e que voltou a urinar na cama. O médico solicitou a realização de alguns exames dos quais os principais resultados laboratoriais foram os seguintes: glicemia = 300 mg/dL; gasometria = pH de 7,1; bicarbonato = 14,9; e pesquisa de cetonuria positiva. Além desses exames, também foi solicitada a dosagem sérica de sódio e de potássio.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A prescrição médica para a primeira hora deve ser de uma fase de expansão com soro fisiológico a 20 mL/kg/hora.O ultrassom apresenta várias diferenças em relação a outras modalidades de exames de imagem, como radiografia simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Muito sem tem avançado no campo da medicina nuclear e dispositivos diagnósticos, porém, o ultrassom ainda permanece como excelente ferramenta por suas singularidades. Analise as características positivas do ponto de vista clínico e, em seguida, algumas limitações.
Características positivas do ponto de vista clínico:
I. Exame não invasivo.
II. Exame que não submete o paciente a altos níveis de radiação ionizante.
III. Exame possível de ser realizado na urgência e emergência, juntamente com o primeiro atendimento, como guia diagnóstico.
IV. Exame que além de diagnóstico tem utilização também terapêutica.
Limitações do ultrassom
I. Operador dependente.
II. Presença de gases ou ossos entre o transdutor e o tecido alvo limitam sua qualidade.
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...