Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A confirmação da infecção urinária no paciente em questão deverá ocorrer caso a urocultura apresente o valor de 1.000 UFC/mL a 50.000 UFC/mL de um único patógeno urinário.Paciente, 7 anos, recebe diagnóstico de artrite séptica no quadril. Qual medida imediata deve ser tomada?
Sobre a compressão extrínseca do nervo ulnar no cotovelo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os locais de compressão mais comuns são o túnel cubital e a arcada do flexor ulnar do carpo.
( ) A flexão do cotovelo e do punho em desvio ulnar por tempo prolongado alivia os sintomas de parestesia.
( ) O sinal de Forment é característico desses casos.
( ) Pode haver atrofia dos interosseos dorsais e palmares.
A sequência está correta em
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. Um paciente que necessite de ventilação mecânica, mas que seja portador de fístula traqueoesofágica, deve ser submetido ao fechamento primário da fístula o quanto antes possível, pois a fístula mantém a infecção no parênquima pulmonar devido à aspiração crônica.
A respeito da diálise peritoneal, julgue os itens que se seguem. A ultrafiltração ocorre principalmente por osmose, como consequência do gradiente osmótico formado entre o compartimento sanguíneo e o intraperitoneal sendo que este contém a solução de diálise hiperosmolar que foi infundida através do cateter de Tenckhoff.
As glicogenoses são doenças musculares metabólicas caracterizadas pela deficiência de alguma enzima envolvida na glicólise e(ou) glicogenólise, o que resulta em apresentações clínicas específicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Pacientes com glicogenose tipo II (doença de Pompe) podem apresentar achados clínicos semelhantes aos da distrofia muscular de Duchenne, como marcha anserina, sinal de Gowers, hipertrofia de panturrilhas, encurtamento do tendão de Aquiles e hiperlordose lombar.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. A ablação por radiofrequência (RFA), indicada para pacientes com displasia de baixo grau, conduz à reversão ao epitélio escamoso normal em até 60% dos casos.
Acerca do câncer gástrico, julgue os itens que se seguem. O carcinoma gástrico precoce é todo aquele que se limita à mucosa e à submucosa gástricas.
Um paciente, com trinta anos de idade, foi internado na emergência de um hospital com histórico, havia duas semanas, de febre de 39 ºC associada a calafrios. O exame físico evidenciou sopro holossistólico em foco mitral que irradiava para a região axilar esquerda e esplenomegalia. O hemograma mostrou leucocitose com 10% de bastões.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A ecocardiografia transtorácica deve ser o método de escolha para o diagnóstico da enfermidade.Uma mulher de setenta e dois anos de idade procurou atendimento no pronto-socorro com o seguinte quadro clínico: antecedentes de diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial, episódios de dor retroesternal constritiva, de moderada intensidade, com irradiação para mandíbula havia dois meses. Essa dor geralmente surgia quando a paciente caminhava apressadamente, mas terminava, espontaneamente, em menos de cinco minutos, após o término do esforço físico. A paciente relatou que, na última semana, os episódios de dor ocorriam aos pequenos esforços, como tomar banho, e que, no dia anterior ao atendimento médico, havia tido um episódio de dor com as mesmas características, porém sob repouso, que terminou em menos de vinte minutos. No momento da consulta, a paciente estava assintomática. No exame físico, constataram pressão arterial de 128 mmHg × 82 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 63 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos, sem sopros. O restante do exame físico foi normal. Os resultados da dosagem de CK-MB massa e da troponina da admissão no pronto-socorro foram normais. A paciente foi submetida ao exame de eletrocardiograma (com calibração padrão), que apresentou o resultado mostrado na figura abaixo.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Recomenda-se, nesse caso, alta hospitalar e seguimento ambulatorial, desde que um novo eletrocardiograma e uma nova dosagem de CK-MB massa e da troponina, no período de seis horas, sejam normais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...