Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doenças infecciosas na infância e na adolescência. Caso uma gestante com tuberculose pulmonar e baciloscopia positiva inicie o tratamento específico dez dias antes do trabalho de parto, o médico que assistir ao recém-nascido deverá vacinar o bebê com BCG imediatamente, mantê-lo junto à mãe e recomendar o aleitamento em livre demanda.
Problemas na organização do trabalho podem gerar sofrimento mental. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. O alcoolismo crônico, que acomete profissionais nas mais diversas áreas de atuação, pode ser considerado uma doença ocupacional.
ma paciente, na vigésima semana de gestação, foi diagnosticada como soropositiva para o HIV. Na ocasião, ela estava assintomática e apresentava contagem de células CD4 de 400/mm3 e carga viral de 15.000 cópias/mL, razão por que lhe foi administrada terapia antiretroviral. Na trigésima oitava semana de gestação, a carga viral da paciente era de 2.000 cópias/mL e sua gestação estava em curso normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Como profilaxia contra pneumonia causada por Pneumocystis, o recém-nascido deverá receber, desde o nascimento, sulfametoxazol associado a trimetropim.A incidência da Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) é variável, dependendo de vários fatores, inclusive da localização geográfica. Aproximadamente, um em cada 1.000 recém‐nascidos poderá nascer com o quadril luxado e cerca de 10 em 1.000 com o quadril subluxado. São fatores de risco da DDQ, EXCETO:
O fenômeno da autoinfecção resultante da transformação de larvas rabdiformes em filariformes no trato gastrointestinal ocorre nos quadros associados a
Mulher de 35 anos apresenta há 3 anos, na maior parte do dia, na maioria dos dias, quadro de desânimo, mau humor, infelicidade e pessimismo. Concomitantemente apresenta apetite diminuído, insônia e concentração fraca. Relata que sintomas físicos dificilmente ocorrem. A principal hipótese diagnóstica é
Mulher, portadora de hipertensão arterial, evolui com um quadro compatível com insuficiência cardíaca no último mês de gestação. Ausência de cardiopatia antes da gravidez. Ao ecocardiograma foi evidenciado aspecto de cardiomiopatia dilatada, sugerindo cardiomiopatia periparto. Dentre as medicações abaixo, as que poderiam ser prescritas para essa paciente são:
Julgue os itens a seguir, com relação às modificações fisiológicas da gravidez e à assistência pré-natal. Na primeira fase da gravidez, existe um estado pró-inflamatório em que predominam linfócitos auxiliares do tipo TH1. Na segunda fase, em que há simbiose entre mãe e feto, predominam linfócitos auxiliares do tipo TH2, e ocorre redução dos sintomas de náusea e fadiga que se apresentem no primeiro trimestre da gestação.
Na abordagem de mulheres com diagnóstico citopatológico de HSIL, uma abordagem vantajosa é a chamada ver‐e‐tratar. Esta abordagem consiste na realização do diagnóstico e do tratamento em uma única visita, realizado em nível ambulatorial, por meio da Exérese da Zona de Transformação (EZT), sob visão colposcópica e anestesia local. Sobre a EZT, analise as alternativas a seguir.
I. Lesão restrita ao colo do útero.
II. Colposcopia satisfatória com JEC no máximo até o primeiro centímetro do canal endocervical.
III. Ausência de suspeita de invasão ou doença glandular.
Quais das alternativas anteriores são pré‐requisitos verdadeiros para a realização de EZT na HSIL?
A respeito dos procedimentos nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os próximos itens. Em caso de PCR extra-hospitalar, as compressões torácicas devem ser realizadas na frequência de, no mínimo, 100 compressões por minuto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...