Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere quatro pacientes:
I. Mulher de 32 anos em acompanhamento psiquiátrico, em uso de 900 mg/dia de carbonato de lítio e que passa a apresentar polidipsia e poliúria com glicemia de jejum de 94 mg/dL.
II. Homem de 72 anos em uso de 50 mg/dia de hidroclorotiazida para tratamento de hipertensão sistólica.
III. Mulher de 78 anos, institucionalizada por demência avançada e doença de Parkinson com disfagia progressiva.
IV. Homem de 55 anos com edema difuso associado a hepatopatia crônica decorrente de infecção pelo vírus C de hepatite.
Níveis séricos de sódio variando de 158 a 164 mEq/L serão encontrados com maior probabilidade nos pacientes
Mulher, 38 anos é admitida com crise hipertensiva de difícil controle. Refere que vem apresentando episódios de palpitações, tremores, sudorese, cefaleia, associadas a elevações significativas da pressão arterial. Exame físico com hipotensão postural e história de síncope ao assumir a posição ortostática de forma rápida. Nessa paciente, a principal hipótese diagnóstica da causa de hiptensão postural e, consequentemente, síncope, é:
Julgue os itens a seguir, com relação às modificações fisiológicas da gravidez e à assistência pré-natal. A ingesta adequada de cálcio durante o pré-natal é importante, pois grande parte do cálcio materno é transferida para a placenta por transporte ativo, além de haver menor absorção de cálcio nos enterócitos maternos durante a gravidez.
Um importante resultado de exame citopatológico do colo uterino são as células escamosas atípicas quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau (ASC‐H). Qual a melhor conduta, segundo as recomendações do INCA para rastreamento do câncer de colo uterino, frente ao achado de ASC‐H à colpocitologia?
Em situações de emergência médica, o manejo das vias aéreas e a ventilação são elementos fundamentais. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A via aérea nasofaríngea é um dispositivo utilizado exclusivamente em pacientes inconscientes e indicado como primeira escolha para os casos de pacientes que necessitam de equipamento auxiliar para manejo da via aérea e manutenção da permeabilidade da via aérea superior, durante ventilação com bolsa-válvula-máscara/insuflador manual.
A interação entre os fármacos, os sistemas orgânicos e as condições de doença podem ser importantes para a segurança dos pacientes. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens subsequentes. No broncoespasmo intraoperatório podem acontecer colapso hemodinâmico por hiperinsuflação pulmonar e aumento da profundidade anestésica necessária para o tratamento do broncoespasmo.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. A espironolactona não tem efeito anti-hipertensivo, exceto em casos confirmados de hiperaldosteronismo.
Julgue os itens que se seguem, com relação a descolamento prematuro de placenta (DPP), doença trofoblástica gestacional (DTG) e SUD. Nos casos de DPP grave, pode ocorrer como complicação imediata a morte fetal e o útero de Couvelaire, situação em que se deve realizar a cesárea, a extração do feto morto e, em seguida, a histerectomia total.
O estudo eletrofisiológico intracardíaco tem sido usado como importante método para avaliação e tratamento de anormalidades eletrocardiográficas específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que teria indicação IA paciente com despolarização juncional prematura oculta suspeita de causar padrão de bloqueio atrioventricular (BAV) de segundo ou terceiro grau.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Nesse caso, o provável agente etiológico é o Mycoplasma pneumoniae, de modo que o tratamento indicado para essa criança é ambulatorial, com administração de claritromicina ou azitromicina por período de dez a quatorze dias.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...