Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de sessenta e seis anos de idade, com 70 kg de peso corporal, previamente hígido, foi admitido com crises convulsivas no pronto-socorro. O exame físico do paciente revelou mucosas hipocoradas, hidratadas, pressão arterial (PA) de 135 mmHg × 82 mmHg e frequência cardíaca de 92 bpm. Os exames da admissão hospitalar mostraram sódio = 113 mEq/L; potássio = 4 mEq/L; glicose = 126 mg/dL; ureia = 24 mg/dL; creatinina = 0,9 mg/dL; TSH = 2,3 mU/L; osmolaridade sérica = 243 mOsm/L; sódio urinário = 44 mEq/L e nódulo pulmonar espiculado na radiografia de tórax. A tomografia de crânio não apresentou alterações.
Com relação ao caso clínico acima apresentado e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido considere que a sigla SIADH, sempre que utilizada, representa secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
No caso em apreço, os achados osmolaridade sérica de 243 mOsm/Kg e sódio urinário de 44 mEq/L corroboram para o diagnóstico de SIADH.A respeito do trabalho de parto e da contratilidade uterina, julgue os itens subsecutivos. A inversão do tríplice gradiente descendente corresponde a uma discinesia qualitativa.
O tratamento da fibrilação atrial (FA) persistente inclui a ablação transeptal das veias pulmonares. No que tange a esse assunto, julgue os itens seguintes. A técnica de ablação não pode ser utilizada em portadores de diversos tipos de cardiopatias, sendo indicada apenas para os corações estruturalmente normais.
Levado para consulta, um menino de sete anos de idade apresentou hematúria macroscópica, edema, diminuição da urina e pressão alta. A mãe relatou que, há duas semanas, a criança ingeriu antibiótico para tratar de uma amigdalite.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso clínico descrito acima.
Espera-se que a criança apresente diminuição de fatores do sistema complemento, quadro este que, caso persista por mais de oito semanas, indicará necessidade de biópsia renal.Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência em virtude da apresentação súbita de desvio da comissura labial para a esquerda, paresia do membro superior direito e afasia. Após duas horas de internação do paciente, uma equipe da neurologia identificou o desaparecimento dos sintomas, entretanto foram encontradas manchas hipocrômicas localizadas difusamente no tronco e nas extremidades, que apresentavam baixa sensibilidade térmica.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.
O desvio da comissura labial para a esquerda associado à paresia do membro superior direito é um indicador do diagnóstico de paralisia facial central.Julgue os itens de 62 a 67, relativos a diversos tipos de condições clínicas. A capacidade de memória e a especificidade dos linfócitos T e B são fundamentais para o estabelecimento da imunidade adquirida.
A respeito dos problemas no aparelho digestivo, julgue o item subsecutivo. Situação hipotética: Um escolar de cinco anos de idade apresentava febre havia três semanas, período em que foi levado ao médico pelos pais em duas ocasiões. Nessas ocasiões, foram-lhe prescritos, em sequência, dois antibióticos distintos, sem que a criança mostrasse melhora. No exame físico, o médico observou que a criança estava com bom estado geral e apresentava, como única alteração, o fígado palpável a 6 cm do rebordo costal direito. O hemograma completo mostrou hematócrito de 38%, 40.000 leucócitos/mm3, 50% de eosinófilos e 180.000 plaquetas/mm3. Assertiva: Nesse caso, o diagnóstico mais provável é toxocaríase; já o diagnóstico confirmatório deve ser feito pelo teste imunoenzimático específico (ELISA).
No que diz respeito a acidentes de trabalho com material biológico, julgue os itens subsecutivos. Em um serviço de saúde, todo local em que exista possibilidade de exposição a agentes biológicos deve contar com lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.
Paciente jovem diabético tipo 1 é admitido por náuseas, vômitos e dispneia. Seus pais referem que ele vinha apresentando febre e escapes glicêmicos nas últimas 48h.
Ao exame: PA 120 X 80 mmHg; FC 118 bpm; FR 34 irpm. Exames: HGT 480mg/dL; pH 7,18 / pCO2 26; pO2 82; HCO3 8; BE 14; SatO2 93%; Ureia 100; Creatinina 1,8; Cloro 100; Na 130; K 4,0; EAS com cetonúria.
Sobre a condição apresentada por esse paciente, é correto afirmar que:
Angioedema hereditário manifesta-se com surgimento de edema
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...