Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O risco de ruptura dos aneurismas da aorta abdominal está relacionado, também, com o aumento do diâmetro dos aneurismas. Isso pode ser verificado quando se aplica o princípio hemodinâmico representado pela fórmula: T = P x R, em que T é a tensão parietal, P é a pressão interna do líquido e R é o raio do tubo. Assim, pequenos aumentos no diâmetro do tubo, como se trata de uma multiplicação, representam um grande aumento de tensão parietal.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o princípio hemodinâmico apresentado é a (o)

  • A. Lei de Hagen-Poiseuille.
  • B. princípio de Bernoulli.
  • C. número de Reynolds.
  • D. Lei de Pascal.
  • E. Lei de Laplace.

Acerca dos sinais de síndrome transfusional gemelar, assinale a alternativa correta.

  • A. Crescimento fetal discordante, sendo o gêmeo menor aquele que recebe melhor aporte sanguíneo.
  • B. Crescimento fetal discordante, sendo que o gêmeo menor apresenta-se com atraso de crescimento simétrico.
  • C. Alterações no volume de líquido amniótico: oligoidrâmnio nas duas cavidades amnióticas.
  • D. Ocorre principalmente em gestações dicoriônicas, em fetos de sexo diferente.
  • E. É comum em qualquer gestação gemelar.

Com relação aos dispositivos de estimulação cardíaca implantáveis, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Nas cardiomiopatias hipertróficas obstrutivas, para pacientes que permanecem sintomáticos, apesar do tratamento clínico otimizado, as alternativas terapêuticas atuais são: miectomia septal, ablação percutânea septal e o implante de marcapasso definitivo dupla câmara.
  • B. Nas síndromes neuromediadas ou vasovagais, o quadro clínico decorre de redução súbita do fluxo sanguíneo cerebral em consequência de vasodilatação (forma vasodepressora), de bradicardia importante ou assistolia (forma cardioinibitória) ou pela associação das duas respostas (forma mista).
  • C. O Doppler tecidual (TDI) é considerado atualmente o método de imagem mais adequado para documentar não somente a presença do dissincronismo ventricular, como também os locais de maior retardo contrátil.
  • D. Telefones celulares, telefones sem fio, bluetooth, walkie talkie, wireless ou Wi-Fi podem provocar reversão do marcapasso e choques inapropriados do CDI.
  • E. Pacientes com grave disfunção de VE, IAM não recente e taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica são algumas das indicações aceitas para implante de CDI na profilaxia primária da morte súbita.

Considere hipoteticamente que uma paciente com 20 anos de idade, nulípara, solteira, sexualmente ativa, comparece para consulta ginecológica de rotina. Após realização do exame preventivo, o resultado da colpocitologia foi lesão intraepitelial de alto grau. Após duas semanas, a paciente foi submetida à colposcopia. A JEC não foi toda visualizada, porém o exame revelou área acetobranca de 1 cm às 10h. Não foi realizada biopsia durante esse exame. Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde à melhor conduta como próximo passo para o caso apresentado.

  • A. Realizar conização.
  • B. Indicar histerectomia.
  • C. Colher nova colpocitologia.
  • D. Realizar nova colposcopia, mas dessa vez com biopsia da lesão.
  • E. Reexaminar a paciente em seis meses.

O diagnóstico clínico da infecção urinária com predomínio de sinais e sintomas relacionados ao trato urinário são mais comuns em crianças na faixa etária de:

  • A. Lactentes do sexo feminino.
  • B. Lactentes do sexo masculino.
  • C. Lactentes de ambos os sexos.
  • D. Recém-nascidos de ambos os sexos.
  • E. Escolares e pré-escolares de ambos os sexos.

Assinale a alternativa que indica qual vértebra a fratura descrita como “do enforcado” acomete e tem como mecanismo, respectivamente:

  • A. corpo de CI e hiperextensão.
  • B. corpo de CII e distração.
  • C. pedículos de CI e distração-rotação.
  • D. pedículos de CII e hiperextensão-distração.
  • E. luxação de CI sobre CII e hiperextensão.

A toxicidade do chumbo resulta, principalmente, de sua interferência no funcionamento das membranas celulares e enzimas, formando complexos estáveis com ligantes contendo enxofre, fósforo, nitrogênio ou que funcionem como doadores de elétrons. O sistema nervoso, a medula óssea e os rins são sítios críticos na exposição ao chumbo. Acerca das manifestações renais da intoxicação por chumbo, é INCORRETO afirmar que

  • A. a exposição excessiva e prolongada ao chumbo pode causar doença renal progressiva e irreversível.
  • B. a nefropatia por chumbo caracteriza‐se por uma redução gradual da função renal e é frequentemente acompanhada por hipertensão.
  • C. as características da nefropatia aguda incluem corpos de inclusão nuclear, alterações fisiológicas na mitocôndria e citomegalia das células epiteliais dos túbulos proximais.
  • D. a disfunção reversível ocorre, na maior parte, em adultos sob exposição aguda – basicamente por via oral – ao chumbo (e, algumas vezes, em trabalhadores expostos).
  • E. os efeitos tóxicos do chumbo sobre os rins ocorrem na presença de níveis relativamente altos de Pb‐S e se dividem, principalmente, em disfunção tubular renal reversível e nefropatia intersticial irreversível.

Assinale a alternativa que indica o agente etiológico mais comum da pneumonia bacteriana.

  • A. Klebsiella pneumoniae.
  • B. Streptococcus pneumoniae.
  • C. Staphylococcus aureus.
  • D. Haemophilus influenzae.
  • E. Legionella peumophila.

A queda da mortalidade, associada à redução da fecundidade e ao aumento da expectativa de vida, resulta no envelhecimento da população e no aumento das taxas de doenças crônico-degenerativas, entre elas a osteoporose. Nesse cenário, o denosumabe surgiu como uma nova opção terapêutica, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade nos pacientes portadores de osteoporose. Quanto aos efeitos e ao emprego dessa droga, assinale a alternativa correta.

  • A. Catarata e dor nas extremidades são reações adversas comuns, ocorrendo em até 10% dos pacientes que utilizam esse medicamento.
  • B. O denosumabe é um anticorpo monoclonal humano que age como agonista do RANK, aumentando sua ativação na superfície dos osteoblastos.
  • C. O uso do denosumabe é contraindicado em pacientes com clearance de creatinina menor que 30 mL/min.
  • D. Essa droga reduz em até 40% o risco de refratura de quadril em pacientes com idade maior que 75 anos.
  • E. Medicamentos metabolizados pelo CYP3A4, como o midazolam, devem ter sua dose ajustada, quando usados concomitantemente ao denosumabe.

Acerca das definições e dos conceitos em patologia, assinale a alternativa correta.

  • A. As alterações ultraestruturais da lesão celular reversível incluem alterações da membrana plasmática, mitocondriais, do retículo endoplasmático e nucleares.
  • B. O conteúdo de DNA dos núcleos das células hipertrofiadas é igual ao das células normais, quando não há hiperplasia associada.
  • C. A metaplasia mais comum é a do epitélio colunar para o escamoso do trato digestivo, quando células-tronco teciduais seguem nova via de diferenciação.
  • D. Na hiperplasia das células do tecido conjuntivo da cicatrização, ocorre estímulo por vários fatores, exceto os do crescimento.
  • E. Na apoptose isolada, pode ser observada reação inflamatória leve a moderada pelo hospedeiro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...