Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A esclerose sistêmica ou esclerodermia é uma doença de etiologia desconhecida. Acerca dessa doença, assinale a alternativa correta.
No que se refere à síndrome compressiva do nervo ulnar, localizada proximalmente ao cotovelo, é correto afirmar que a causa mais provável é a (o)
Considerando que, nas amostras ABO1, ABO2, RH1 e ctl, estão as hemácias do paciente e, em A1 e B, está o plasma, é correto afirmar que, em relação à placa da determinação do grupo sanguíneo, o paciente apresenta grupo
Nessa situação hipotética, o paciente apresenta critérios clínicos que suportam o diagnóstico de
Nos doentes portadores de lesão medular, são encontrados, com frequência, alguns padrões característicos da lesão neurológica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Sobre a síndrome da fadiga crônica, é correto afirmar:
Considere hipoteticamente carcinoma de ovário, em paciente com 30 anos de idade, sem filhos, que é limitado a um ovário, sem ascite, com a cápsula intacta, sem tumor na superfície ovariana (estágio Ia da FIGO). Nesse caso, o mais indicado é a realização de
Acerca de pacientes portadores de prótese valvar, assinale a alternativa correta.
Uma paciente na menopausa, com queixas dispépticas, perda de peso discreta e ultrassom com tumoração anexial bilateral, foi submetida à laparotomia exploradora. O diagnóstico da biópsia de congelação evidenciou um número significante de células em anel de sinete. Nesse caso hipotético, o diagnóstico mais provável é de
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Leia atentamente as definições a seguir, acerca de lesões por agentes perfurocontundentes, e relacione-as por letras e números aos seus nomes.
A. Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal.
B. Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície.
C. Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância.
D. Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual. E. Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima-roupa.
1. Orla de esfumaçamento.
2. Halo de enxugo.
3. Zona de chamuscamento.
4. Orla de escoriação ou contusão.
5. Halo de tatuagem.
A associação correta entre a definição e o elemento de uma ferida de entrada de projétil de arma de fogo é vista, em ordem alfabética e corretamente, na alternativa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...