Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que indica o fármaco oral com maior possibilidade de causar dano auditivo por ototoxicidade.

  • A. Escopolamina.
  • B. Neomicina.
  • C. Cetoprofeno.
  • D. Espironolactona.
  • E. Dimenidrinato.

Com relação à laringomalácia, assinale a alternativa correta.

  • A. É congênita e não há tratamento disponível; é importante tranquilizar a família e observar o desenvolvimento do paciente.
  • B. O diagnóstico é principalmente clínico, é importante tratar refluxo gastroesofágico, se associado, o que ocorre com frequência, o prognóstico é bom, a intervenção cirúrgica pode ser indicada em casos especiais quando a evolução não é satisfatória.
  • C. A broncoscopia para avaliação está indicada em todos os casos.
  • D. A sondagem enteral é indicada para o paciente, pois não ganha peso satisfatoriamente
  • E. A laringomalácia é uma flacidez dos tecidos aritenoideanos e às vezes encurtamento das pregas ariepiglóticas condicionadas por transmissão autossômica recessiva.

O Distúrbio de Diferenciação Sexual 46,XX ovariotesticular caracteriza-se pela presença de

  • A. tecidos testicular e ovariano no mesmo indivíduo.
  • B. ovotéstis exclusivamente.
  • C. ovário e estruturas derivadas dos ductos de wolf.
  • D. testículo e estruturas derivadas dos ductos de muller.
  • E. útero, trompa, epidídimo e ducto deferente na genitália externa.

Um trabalhador de trinta e oito anos de idade atua em uma indústria desde os vinte e dois anos, produzindo utensílios de porcelana para cozinha. Há cerca de um mês vem apresentando dispneia aos esforços e astenia, motivo pelo qual procurou o serviço de saúde ocupacional da fábrica onde trabalha. Foram solicitados exames complementares, que atestaram o diagnóstico de silicose crônica, não associada à tuberculose. O empregado foi inicialmente transferido para outro local, onde executaria apenas atividades administrativas. No entanto, após duas semanas, ele teve o quadro clínico agravado e foi afastado do trabalho, sendo emitida comunicação do acidente de trabalho – CAT.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.

No caso descrito, a confirmação do diagnóstico de silicose deverá ser realizada, preferencialmente, por meio de tomografia computadorizada de tórax.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as principais complicações em cabeça e pescoço ocorrem por ação direta do cirurgião no ato operatório, bem como em consequência do tratamento adotado, assinale a alternativa correta.

  • A. Lesão do nervo laríngeo recorrente em tireoidectomias e lesão do nervo facial por ação do cirurgião, e ruptura de carótida ou jugular interna por curativos compressivos.
  • B. Lesão do nervo laríngeo recorrente em tireoidectomias e lesão do nervo facial por ação do cirurgião, e ruptura de carótida ou jugular interna em decorrência da não drenagem de abscesso cervical profundo.
  • C. Lesão do nervo laríngeo recorrente em tireoidectomias e lesão do nervo facial por ação do cirurgião, e ruptura de carótida ou jugular interna em decorrência de fístula faringocutânea.
  • D. Lesão do nervo laríngeo recorrente em tireoidectomias e lesão do nervo facial por ação do cirurgião, e ruptura de carótida ou jugular interna em decorrência da não realização de curativos compressivos.
  • E. A lesão do nervo laríngeo recorrente em tireoidectomias e a lesão do nervo facial não dependem da ação do cirurgião, e nem a ruptura de carótida ou jugular interna em decorrência da não drenagem de abscesso cervical profundo.

A noção de organização do trabalho refere-se a como o trabalho é estruturado para ser realizado, definindo quem faz o quê, como e em que tempo (Ministério do Trabalho, 1994). O estudo da organização do trabalho pode ser feito analisando-se de maneira sistematizada, pelo menos, os seguintes aspectos:

  • A. A alocação de pessoas na distribuição de grupos, equipes e turnos, e o estabelecimento de procedimentos específicos para cada um (tarefas prescritas).
  • B. As tarefas reais e a produtividade média dos trabalhadores, comparando se a melhor forma de produção seria a artesanal ou a que segue o modelo fordista.
  • C. O conteúdo do trabalho, a alocação de pessoas em relação às tarefas reais, as normas de produção e os modos operatórios.
  • D. O tempo necessário para a realização das tarefas prescritas e das tarefas reais, de modo a provisionar o número de trabalhadores necessários.
  • E. Os aspectos econômicos e os de saúde, buscando uma produtividade máxima sem prejuízo à saúde dos trabalhadores.

O que é o pulso paradoxal?

  • A. É a ascensão lenta da vertente anacrótica e a cúspide atrasada da onda de percussão.
  • B. Denomina-se pulso paradoxal ao pulso que desaparece ou diminui durante a inspiração.
  • C. É o pulso filiforme ou impalpável, que ocorre no choque ou na artéria femural de alguns casos de coarctação da aorta.
  • D. Consiste em um pulso rítmico, de batimentos desiguais, alternando ondas grandes e pequenas.
  • E. É um pulso de amplitude aumentada e forma característica: súbita e vertical onda de percussão, cúspide apiculada e colapso rápido.

Na investigação sorológica para diagnóstico da resposta imunológica de pacientes em relação às hepatites, a presença de marcadores séricos de anti-HBs positivo, HBsAg negativo e anti-HBc IgG negativo é:

  • A. Diagnóstica de cirrose hepática avançada.
  • B. Diagnóstica de forma crônica de hepatite B.
  • C. Uma resposta à vacinação para hepatite B.
  • D. Indicativa de portador inativo do vírus da hepatite B.
  • E. Indicativa de ausência de contato com o vírus fda hepatite B e/ou vacinação.

Com base nas diretrizes da Associação Médica Brasileira e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2012), acerca da perda auditiva na infância, assinale a alternativa correta.

  • A. Ao nascer, predominam déficits auditivos leves ou moderados, determinados por inflamações da orelha média.
  • B. Nas crianças em idade escolar, predomina a surdez neurossensorial profunda.
  • C. A triagem auditiva neonatal (com teste da orelhinha) é recomendada após os três meses e antes de um ano de vida.
  • D. Infecções bacterianas ou virais pós-natais comprovadas, como citomegalovírus, herpes, sarampo, varicela e meningite, são fatores de risco para perda auditiva na infância.
  • E. A triagem auditiva dos recém-nascidos deve ser realizada apenas naqueles pertencentes aos grupos de risco, como prematuros e portadores de malformações congênitas.

Considerando o tratamento com acupuntura em um paciente que apresenta cotovelo de tenista, assinale a alternativa correta.

  • A. Não se utiliza o agulhamento no ponto IG9, localizado na superfície radial posterior do antebraço, a 3 cun abaixo da prega do cotovelo.
  • B. A moxabustão está contraindicada em qualquer ponto para o tratamento da condição apresentada pelo paciente.
  • C. Realiza-se o agulhamento no ponto IG12, perpendicularmente, a uma profundidade de 3 a 5 cun.
  • D. Utiliza-se o agulhamento no ponto IG10 (situado na superfície radial posterior do antebraço, a 2 cun abaixo da prega do cotovelo, na linha que liga IG5 a IG11).
  • E. O agulhamento no ponto IG10 pode ser utilizado desde que perpendicular e a uma profundidade de 2 a 3 cun para ser efetivo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...