Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se o tempo de coagulação ativado, a circulação sanguínea extracorpórea deverá ser mantida
superior a 20 segundos e inferior a 80 segundos.
superior a 80 segundos e inferior a 150 segundos.
superior a 150 segundos e inferior a 250 segundos.
superior a 450 segundos.
inferior a 20 segundos.
Paciente com queixas de episódios de tonturas, taquicardia, sensação de desfalecimento, apresentando-se pósinício do uso de clomipramina para fobia social, deve ser abordado com:
Gestante de 29 semanas chega à emergência com queixa de cefaleia holocraniana pulsátil e pressão arterial de 190x130mmHg. Não tem histórico prévio de hipertensão arterial, nem de outras doenças. No manejo da crise hipertensiva, a conduta mais correta prevê que:
O tratamento de 1ª escolha no transtorno bipolar, tanto na fase de mania/hipomania como na fase de depressão, é
No que se refere ao tratamento da doença de von Willebrand (DvW) e das hemofilias, assinale a opção correta.
As opções terapêuticas dos hemofílicos portadores de inibidores dependem do título do inibidor. Nos casos de alto título, usa-se Feiba (CCPA) ou F VIIa-r.
Em casos de hemorragia grave, o FVIIa-r deve ser utilizado em apenas uma dose diária, devido ao alto risco de trombose relacionada a este medicamento.
A terapia de reposição na DvW com DDAVP é indicada em casos de cirurgia de grande porte, como cesariana, para aqueles pacientes acometidos pelos subtipos 2B e 3.
A presença de inibidor é extremamente comum em pacientes com hemofilia B.
Deve-se considerar inibidores de alta resposta somente aqueles com mais de 50 UB/mL.
Com relação a dermatoses na infância, julgue os itens a seguir.
O quadro de lesão serpenginosa com hiperemia sugere uma infecção por estrongilóides.
A brucelose é zoonose que decorre de contato direto com animal infectado ou do consumo de produtos derivados do animal contaminado. Embora reconhecida universalmente como problema de saúde dos que trabalham com criação de animais, grande parte da brucelose que acomete crianças origina-se de alimentos e se associa frequentemente ao consumo de produtos feitos com leite não pasteurizado.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta em relação à brucelose, seus sintomas e seus agentes causadores.A invasão do sistema nervoso central pelo organismo Brucela ocorre em 40% dos casos, causando cefaleia, desatenção mental e depressão.
A brucelose é doença sistêmica de simples e fácil identificação, desde que considerada entre as hipóteses diagnósticas.
As cepas Brucela abortus e Brucela canis são mais virulentas que a Brucela melitensis.
A tríade clínica clássica da brucelose identificada na maioria dos pacientes inclui febre, artralgia/artrite e hepatoesplenomegalia, presentes na maioria dos casos.
O isolamento dos microrganismos Brucela melitensis, Brucela abortus ou Brucela suis na hemocultura é rápido, não ultrapassando três dias.
O termo doença do neurônio motor, por convenção, identifica enfermidades que afetam predominantemente ou exclusivamente neurônios motores superiores, neurônios motores inferiores ou ambos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A poliomielite e a atrofia espinhal muscular progressiva são exemplos de doença do neurônio motor adquirida se apresentarem arreflexia, hipotonia e fasciculações.
A síndrome hepatorrenal (SHR) é uma complicação decorrente da insuficiência hepática, observada com frequência nos indivíduos com cirrose hepática e caracterizada por insuficiência renal de natureza funcional. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Apesar de ter custo alto, o tratamento de primeira linha para a SHR do tipo I, capaz de prolongar a sobrevida dos pacientes, é a terlipressina associada à albumina.
Um recém-nascido, filho de mãe diabética, nascido a termo com peso de 4200g, foi classificado como grande para a idade gestacional (GIG). Com duas horas de vida, apresentou tremores, irritabilidade e hiperexcitabilidade. A dosagem da glicose capilar por fita foi de 25 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que indica qual tratamento deve ser instituído para esse paciente, após a colheita de sangue para medidas laboratoriais.Iniciar dieta por translactação.
Administrar 200mg/kg de glicose em um minuto seguido de infusão de glicose com uma taxa de infusão de 6 a 8 mg/kg/minuto de glicose.
Administrar hidrocortisona (5mg/kg/dose).
Administrar alimentação oral (5mL/kg/vez).
Somente acompanhar os níveis de glicose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...