Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às fraturas expostas, assinale a alternativa correta:
fraturas expostas tipo I de Gustilo e Anderson devem ser fechadas primariamente.
O debridamento cirúrgico precoce reduz a incidência de infecção quando realizado nas primeiras 4-6 horas após o acidente.
O uso de antibioticoterapia profilática reduz a taxa de infecção das feridas, com exceção nas fraturas expostas tipo I de Gustilo e Anderson.
A utilização haste intramedular nas fraturas expostas é associada com alto índice de infecção e consequente retardo de consolidação.
Com relação aos músculos extraoculares, assinale a opção correta.
O músculo com a inserção mais próxima ao limbo é o reto inferior.
Os músculos oblíquos têm origem comum, mas inserções distintas no globo ocular.
As inserções dos músculos extraoculares são os pontos mais espessos da esclera.
Os referidos músculos são compostos por músculo liso, o que permite o olhar conjugado.
O músculo de Müller se origina no elevador da pálpebra.
O potencial evocado somatossensitivo (PESS) é um exame complementar neurofisiológico que avalia, entre outros aspectos, a integridade dos tratos medulares espinhais. A respeito desse exame, assinale a opção correta.
A alteração do PESS é um critério atual complementar para o diagnóstico da esclerose múltipla.
Nas mielopatias, o resultado do PESS sempre é compatível com os exames de neuroimagem.
O PESS é um exame que geralmente está alterado na paraparesia espástica tropical.
A estimulação magnética transcraniana pode revelar resultados semelhantes ao PESS e, assim, substituí-lo.
A técnica do PESS é realizada na monitorização intraoperatória das cirurgias da coluna vertebral, pela equipe de neurocirurgiões.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial, caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Com base nas diretrizes brasileiras de hipertensão, julgue os itens a seguir.
A população brasileira apresenta um padrão alimentar rico em sal, açúcares e gorduras, sendo que a ingestão de sal é um dos principais fatores de risco para HAS.
Um paciente de sessenta anos de idade procurou atendimento médico com queixa de cansaço. Ao exame clínico, o paciente apresentou apenas palidez cutaneomucosa. O eritrograma do paciente revelou os seguintes resultados: concentração de hemoglobina = 7,2 g/dL; hematócrito = 22%; número de hemácias = 1.800.000/mm3 e VCM = 122 fl. A dosagem de haptoglobina não apresentou anormalidades. Sabendo que o referido paciente é anêmico, assinale a opção em que é apresentado o tipo de anemia pertinente com o caso clínico acima apresentado.
anemia ferropriva
anemia sideroblástica
talassemia beta menor
anemia megaloblástica
anemia de doença crônica
Considere que um lactente de seis meses de idade, eutrófico, foi levado ao pronto-socorro devido a diarreia, havia quatro dias. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso o quadro diarreico seja decorrente de rotavirose, haverá deficiência de lactase e consequente presença de fezes ácidas.
Considerando a ética médica em ginecologia e obstetrícia, é correto afirmar que
o ginecologista, em seu consultório, pode deixar de se identificar nos seus registros de atendimento, no prontuário do paciente.
o prontuário é do paciente sob a guarda do médico e deve ser guardado por dez anos, depois pode ser destruído.
o residente de ginecologia e obstetrícia, ao prestar atendimento ao paciente, assume a responsabilidade direta pelos atos decorrentes, não podendo, em hipótese alguma, atribuir o insucesso a terceiros.
os médicos estão sujeitos a três ordens de responsabilidade: civil, criminal e penal.
o médico nunca deve deixar de denunciar à autoridade pública doença de notificação compulsória, devido ao segredo médico.
Assinale a opção que corresponde ao principal fator de risco para úlcera de pressão.
idade avançada
imobilidade
deficiência nutricional
incontinência urinária
alterações do nível de consciência
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente de 36 anos tem antecedente de fibrose cística e está hospitalizado para tratamento de infecção pulmonar grave. Há 24 horas, apresentou crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas e suspeita-se estarem relacionadas ao uso do antibiótico.
Entre os fármacos, assinale aquele mais provavelmente implicado no quadro clínico exposto.Imipenem.
Teicoplanina.
Claritromicina.
Ceftriaxone.
Piperacilina + tazobactan.
Uma paciente de sessenta e seis anos de idade, hipertensa arterial há vários anos, compareceu à consulta com queixa de dispneia. Segundo ela, havia duas semanas, apresentava dispneia aos esforços maiores que os habituais, com evolução, na última semana, para dispneia aos esforços menores que os habituais. Relatou, ainda, que, havia dois dias, tem despertado à noite com severa falta de ar, que cede após quarenta minutos na posição sentada. Ao exame físico, a paciente apresentou-se normocorada, com as extremidades quentes, com frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 122 mmHg × 74 mmHg, e turgência jugular a 30º. A ausculta pulmonar evidenciou creptações nas bases pulmonares, ictus cordis propulsivo no 6.º EICE linha axilar anterior, ritmo cardíaco em galope (presença de terceira bulha), mas sem sopros. Adicionalmente, o médico notou refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 38%.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Após a resolução do quadro clínico, o médico deve indicar a vacinação contra influenza e pneumococo, visando à redução da necessidade de novas hospitalizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...