Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante exame ultrassonográfico transvaginal em uma mulher na menacma, observou-se útero com dimensões aumentadas, com perda difusa da definição entre o miométrio e endométrio, com focos ecogênicos e cistos de permeio ao miométrio.
Nessa situação, a hipótese diagnóstica é dehiperestimulação estrogênica por anticoncepcionais.
malformação vascular uterina.
hematometrocolpo.
adenomiose uterina.
câncer de endométrio.
O acometimento renal por linfoma
é mais frequente o acometimento bilateral.
é sempre primário.
mais comum é a doença de Hodgkin.
não tem componente extracapsular.
poupa o seio renal.
Os transtornos do humor englobam especialmente a depressão, a distimia e os transtornos bipolares. Acerca desses diagnósticos, julgue os itens seguintes.
Em pacientes com transtorno bipolar, episódio depressivo, deve-se usar como primeira opção os medicamentos antidepressivos.
Texto para as questões de 36 a 39
Um paciente, com sessenta anos de idade, apresenta um adenocarcinoma na junção retossigmoidiana. O resultado do hemograma é normal e não há alterações das proteínas plasmáticas. O paciente não faz uso contínuo de medicações. Ao exame clínico e na avaliação pré-operatória, não foram constatadas doença metastática nem comorbidades.Com base no caso clínico apresentado, assinale a opção que contém a conduta mais importante para diminuir a infecção do sítio cirúrgico.
jejum pré-operatório de, pelo menos, doze horas.
internação do paciente, pelo menos, três dias antes da operação
preparo de cólon, com uso de manitol a 20%
uso de antibiótico profilático
tricotomia na véspera da operação
Considerando que questões relativas à identidade e identificação são estudadas pelo ramo da medicina legal denominado antropologia forense, julgue os itens a seguir.
A identificação médico-legal antropológica é realizada sobre o corpo vivo ou sobre o cadáver inteiro, espostejado ou reduzido a ossos, a partir da análise das características de idade, sexo, raça, peso e estatura.
No que concerne à fisiopatologia da cetoacidose diabética, complicação aguda do diabetes melito, assinale a opção correta.
Em um primeiro momento, a hiperglicemia leva, geralmente, à oligúria.
Níveis séricos baixos de insulina e elevados de hormônios contrarreguladores ocasionam diminuição da captação periférica de glicose.
A redução da insulina sérica leva ao aumento da lipólise, com redução dos corpos cetônicos.
A hiperglicemia pode causar o aumento da reabsorção renal de sódio, fósforo e magnésio.
A hiperglicemia ocasiona hiperosmolalidade sérica, que causa desvio da água do meio extracelular para o intracelular.
Em relação aos tumores ósseos, assinale a alternativa incorreta:
O osteoma osteoide e o osteoblastoma têm estrutura histológica semelhantes, e se diferenciam pelo tamanho, aparência radiológica e curso clínico.
A doença de Ollier é caracterizada pela presença de múltiplos osteocondromas que afetam as regiões metafisária e diafisária de um ou vários ossos.
O condroblastoma é lesão tumoral de origem cartilaginosa caracterizada pela apresentação nas epífises dos ossos longos e em geral acomete indivíduos que ainda apresentam a placa de crescimento aberta.
O tumor de células gigantes é lesão benigna agressiva, intensamente vascularizada que geralmente se desenvolve nas epífises dos ossos longos em indivíduos com as placas de crescimento fechadas.
Na adaptação de lentes de contato, frequentemente, o grau destas é diferente do grau dos óculos. Nesse sentido, é correto afirmar que
não há necessidade de realizar tal ajuste.
o ajuste é realizado devido à interferência do índice de refração do ar que fica entre as lentes do refrator (ou óculos) e a córnea.
apenas a curvatura da lente determinará o grau final.
o ajuste é realizado devido à necessidade de se compensar a distância entre a lente do refrator (ou dos óculos) e a córnea, levando em consideração, também, aspectos como curvatura, diâmetro, material e tipo de lente de contato.
o ajuste é realizado devido à necessidade de se seguir a tabela fornecida pelo fabricante das lentes.
A migrânea é, atualmente, um dos principais fatores incapacitantes e motivo de atestados médicos para dispensa do trabalho. A respeito do diagnóstico e do tratamento da migrânea, assinale a opção correta.
A migrânea é mais frequente em mulheres, na proporção de três ocorrências em mulheres para cada ocorrência em homens.
Os tratamentos com ergotamínicos e cafeína são mais eficazes e seguros do que anti-inflamatórios não esteroidais para o tratamento do ataque de migrânea.
A migrânea é o tipo de cefaleia primária mais frequente no Brasil.
O diagnóstico diferencial entre migrânea com aura e cefaleias secundárias sempre deve ser complementado com exame de neuroimagem.
Os triptanos são o principal tratamento recomendado para a crise de migrânea.
No transplante renal a histopatologia é útil para auxiliar no diagnóstico de rejeição aguda, complicações infecciosas, nefrotoxicidade e glomerulopatias. Com base nessa informação, assinale a opção correta.
O exame urinário detectando decoy-cells apresenta sensibilidade próxima a 100% no rastreamento de nefropatia por citomegalovírus (CMV).
A vacuolização tubular isométrica é sugestiva de ocorrência de nefrotoxicidade.
A realização de biópsia protocolar está bem definida, permitindo a detecção precoce de rejeição ou de processos infecciosos.
A identificação de depósito de C4d é critério obrigatório para o diagnóstico de rejeição aguda celular.
Para ser considerada adequada, a biópsia deve contar com pelo menos 07 glomérulos e 1 artéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...