Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
aumento da agregação plaquetária induzida por ristocetina (RIPa) pode ser visto na doença de Von Willebrand hereditária subtipo:
2 A
2 M
2 N
2 b
A artéria radicular magna (artéria de Adamkiewicz), é um dos vasos mais importantes na irrigação da medula espinhal. Considerando a anatomia dessa artéria na maioria dos indivíduos, assinale a opção que indica a situação em que ela pode ser lesionada.
trauma raquiano com luxação bifacetária C5-C6
cirurgia do plexo braquial à direita
descompressão e fixação T8-T12 por invasão tumoral
desbridamento e fixação de espondilodiscite tuberculosa L3-L4
artrite reumatoide com instabilidade crânio-cervical
Acerca de tumores renais, assinale a opção correta.
As metástases ocorrem mais frequentemente na tireoide, no pâncreas, na pele e na mucosa.
Os tumores uroepiteliais são as principais causas das neoplasias renais.
O paciente com síndrome de Denys-Drash apresenta tumor de Wilms, glomerulite e pseudo-hermafroditismo.
Doença renal policística recessiva em adulto é fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma de células renais.
A tomografia é mais apropriada que a ressonância magnética para a avaliação de comprometimento da veia cava por tumores renais.
Acerca do alcoolismo e sua relação com o trabalho, julgue os próximos itens.
Entre trabalhadores cujas atividades implicam contato com materiais desagradáveis ou repugnantes, o alcoolismo mostra-se como o distúrbio mental mais típico.
Com base no caso clínico apresentado, é correto afirmar que o provável diagnóstico é
infarto agudo do miocárdio, sem supradesnível do segmento ST.
angina instável.
angina de Prinzmetal.
infarto agudo do miocárdio, com supradesnível do segmento ST.
angina estável.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido no pronto atendimento médico, relatando que, havia dezesseis horas, passara a apresentar dor epigástrica, de forma súbita e intensa, irradiada para os hipocôndrios (direito e esquerdo), em faixa, seguida de náuseas e vômitos. Informou, ainda, ingerir, há mais de dez anos, grande quantidade de bebidas alcoólicas destiladas. Ao exame clínico, o paciente apresentou-se ansioso, com fáscies de dor aguda, sudorético, febril (temperatura axilar de 38,5 ºC), com frequência cardíaca de 100 bpm e pressão arterial de 112mmHg x 62 mmHg. Os resultados dos exames respiratório e cardiovascular não apresentaram anormalidades. Foi identificado que o abdome do paciente estava difusamente doloroso à palpação profunda, mais intensamente na região epigástrica, pouco distendido, com ruídos hidroaéreos presentes e reduzidos, sem sinais de irritação peritoneal, evidenciando também a presença de mancha equimótica na região periumbilical. Os exames complementares solicitados pelo médico assistente confirmaram o diagnóstico de pancreatite aguda.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Choque circulatório, pancreatite necrotizante (estéril ou infectada), síndrome de desconforto respiratório agudo, abscesso pancreático, pseudocistos pancreáticos, pseudoaneurisma, necrose colônica, ascite pancreática, pancreatite crônica, oclusão da veia esplênica, insuficiência renal aguda, diabetes melito e insuficiência pancreática exócrina são complicações associadas ao diagnóstico de base do paciente em tela.
De acordo com a nova resolução do Conselho Federal de Medicina referente à fertilização assistida, o número de embriões que pode ser transferido para as mulheres
com 40 ou mais anos de idade é de, no máximo, quatro embriões.
com até 35 anos de idade é de, no máximo, um embrião.
entre 36 e 39 anos de idade é de, no máximo, dois embriões.
entre 40 e 50 anos de idade é de, no máximo, cinco embriões.
com 50 ou mais anos de idade é de, no máximo, quatro embriões.
Sobre o DIU, como método anticoncepcional na paciente adolescente, afirma-se que:
I. É considerado pelo ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists) como método de primeira linha pela sua alta eficácia.
II. A OMS (Organizacão Mundial da Saúde) contraindica o uso em adolescentes com doença inflamatória pélvica nos últimos três meses.
III. Há diminuição nas taxas de fertilidade futura ao comparar usuárias de DIU e usuárias de outros métodos contraceptivos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Um geriatra atende uma paciente de oitenta e dois anos com sangramento digestivo baixo. Acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta a causa mais comum.
câncer colorretal
polipose colônica
hemorroidas
diverticulose
colite isquêmica
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente de 42 anos de idade, morador de um cortiço no centro da cidade de São Paulo, procura atendimento médico com história de tosse há pelo menos três meses, inicialmente com expectoração mais abundante e atualmente com expectoração clara em moderada quantidade. Relata, ainda, que tem apresentado episódios de sudorese noturna e notou que suas calças estão mais folgadas. O exame físico não evidencia anormalidades, e o paciente está eupneico em ar ambiente, com saturação de 93%.
A melhor custoefetividade diagnóstica ao caso em questão se dará por solicitação detomografia de tórax sem contraste.
teste de Mantoux.
pesquisa de BAAR no escarro e radiografia de tórax.
radiografia de seios da face.
endoscopia digestiva alta e pesquisa de H. pylori.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...