Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes afirmações sobre os exames complementares na trombose venosa e embolia pulmonar:
I. A angiotomografia e duplex scan dos membros inferiores podem demonstrar a trombose venosa.
II. Quando o resultado da cintilografia pulmonar com estudo de ventilação e perfusão é compatível com embolia pulmonar, o paciente deve ser tratado como tal.
III. O dímero D é um dos produtos da degradação da fibrina que se eleva uma hora após o início do tromboembolismo e se mantém elevado por cerca de sete horas no máximo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Um paciente com sessenta e quatro anos de idade é tabagista e tem história de dislipidemia. Já teve infarto agudo do miocárdio aos cinquenta e sete anos de idade e foi indicado tratamento medicamentoso, porém não adere ao tratamento ou a mudanças no estilo de vida. Há alguns meses, vem se queixando de cansaço progressivo e inchaço nos pés. Houve agravamento recente do quadro, passando o paciente a apresentar dispneia aos pequenos esforços e ortopneia.
A respeito dessa situação, assinale a opção correta.A melhor opção terapêutica é o tratamento com betabloqueadores, associados ao inibidor da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueador do receptor da angiotensina. Há evidências de benefícios clínicos na mortalidade global, na morte por insuficiência cardíaca e na morte súbita, além de melhora dos sintomas e redução de novas internações.
Estudos recentes não demonstraram qualquer benefício com a dosagem do pepídeo natriurético do tipo B para o diagnóstico de congestão pulmonar e manejo da insuficiência cardíaca crônica.
A restrição de sal deve ser sempre recomendada, pois estudos clínicos demonstram a melhora da insuficiência cardíaca em todos os pacientes submetidos à restrição rigorosa de sódio da dieta (< 1 g/dia).
A utilização de hidralazina ou de nitrato deve ser considerada apenas se houver hipertensão descompensada e angina refratária, quando associadas à insuficiência cardíaca.
Os bloqueadores de canais de cálcio são medicações de primeira linha no tratamento da insuficiência cardíaca crônica de qualquer causa.
A respeito do transtorno factício, julgue os itens seguintes.
Pacientes internados com diagnóstico de transtorno factício comumente apresentam transtorno de personalidade borderline, principalmente quando há simulação de sintomas psicóticos.
Tendo em vista que cicatrizes hipertróficas e queloides são desordens fibroploriferativas que ocorrem na derme, assinale a opção correta.
Cicatrizes hipertróficas têm forma tumoral, que ultrapassam os limites das incisões ou traumas que o originaram.
Os queloides não são influenciados pela idade ou fatores hormonais.
A primeira opção terapêutica é a ressecção da lesão queloideana, para evitar o aumento da lesão.
Os processos anormais de cicatrização são caracterizados por alterações na migração e proliferação de células, inflamação e aumento na síntese de citocinas e proteínas na matriz extracelular.
Os queloides nunca possuem aparecimento espontâneo, surgindo principalmente em traumas.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A cirurgia da maxila com a utilização da osteotomia do tipo Le Fort I provoca diversas alterações nos tecidos moles da região nasolabial. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O reposicionamento superior da maxila provoca alargamento da base alar, queda da ponta nasal e aumento do ângulo nasolabial.
O efeito da face com bico de papagaio é provocado pelo reposicionamento superior da maxila.
O reposicionamento inferior da maxila não provoca alterações significativas na estética da região nasolabial.
O avanço da maxila pode provocar alterações, como aumento da largura da base alar, preenchimento da região nasolabial e do lábio superior e elevação da ponta nasal.
Entre todos os movimentos da maxila, o reposicionamento anterior é o que menos influencia na estética nasal e do lábio superior.
No Pronto Atendimento, pode-se praticamente excluir o diagnóstico de insuficiência cardíaca sistólica se os valores de BNP (pg/mL) e NT-pro BNP (pg/mL) estiverem, respectivamente:
> 100 e > 300.
< 80 e < 400.
> 200 e > 400.
< 100 e < 300.
< 300 e < 100.
A principal interface entre as células do hospedeiro e o meio ambiente está na superfície epitelial e nas mucosas. Assinale a opção correta a respeito dos mecanismos de defesa das barreiras epiteliais.
As defensinas são produzidas por células epiteliais, neutrófilos, células NK e linfócitos B e agem diretamente em bactérias e fungos por toxicidade e ativa células da resposta inflamatória.
Nas catelicidinas, o fragmento C-terminal (LL-37) é ligado e neutraliza o lipopolissacarídeo (LPS) de bactérias gram-positivas.
As proteínas surfactantes A e F presentes na traqueia atuam presentes na traqueiana imunidade inata como opsoninas e inibem diretamente a crescimento das bactérias.
As junções firmes entre as células epiteliais impedem a passagem dos microrganismos entre elas e a camada externa de queratina bloqueia a sua penetração na epiderme.
O muco que contém lipídios (mucinas) impede a invasão de patógenos e auxilia sua remoção pelos movimentos ciliares da árvore brônquica e peristalse do intestino.
De acordo com as IV Diretrizes Brasileiras de Asma, o tratamento inicial de uma criança na idade escolar, em crise aguda, no serviço de emergência, deve ser:
Recém-nascido a termo com 15 dias de vida, sexo masculino, é trazido à emergência por apresentar 3 episódios de vômitos em pequena quantidade. Não há relato de febre ou diarreia. Está em uso de leite materno exclusivo. Ao exame: hipoativo, pouco responsivo, desidratado. Foram administradas quatro etapas rápidas com solução isotônica, totalizando 80 ml/kg, porém não se observa nenhuma melhora, tendo o recémnascido apresentado mais um episódio de vômito. Exames mostraram hipercalemia, hiponatremia e hipocloremia. A conduta seguinte deve ser:
Criança de 4 anos de idade é internada na UTI com quadro de meningite bacteriana. Evolui com oligúria e o seguinte quadro laboratorial: Na 120 mEq/L, K 3,8 mEq/L, Cl 80 mEq/L, HCO3 26 mEq/L, ureia 20 mg/dL, creatinina 0,4 mg/dL, glicose 80 mg/dL, densidade urinária 1040. Estado de hidratação e pressão arterial normais. O diagnóstico mais provável é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...