Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à depressão, julgue os próximos itens.
A taxa de cometimento de suicídio por pacientes com depressão maior psicótica é maior que a de pacientes com depressão não psicótica e está associada a fatores como sexo masculino, tentativas prévias de suicídio e gravidade dos sintomas psicóticos.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do tratamento das fraturas maxilares, assinale a opção correta.
As fraturas maxilares raramente envolvem a região nasoetmoidal.
Nas fraturas do tipo Le Fort II, o tratamento aberto requer apenas a exposição da fratura no rebordo orbital inferior.
A redução anatômica das fraturas e a estabilização das suturas nasofrontal e zigomaticomaxilar tem pouca importância no tratamento dessas fraturas.
Fraturas do tipo Le Fort acompanhadas de fraturas subcondilares bilaterais requerem a redução e a estabilização das fraturas mandibulares antes da estabilização da fratura da maxila.
O tratamento deve ocorrer da total regressão do edema de partes moles.
Nos últimos trinta anos, o estudo das células T regulatórias na patogênese e no tratamento das doenças humanas tem aumentado consideravelmente. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Outras células T regulatórias naturais compreendem a Tr1 e a Th3 que se encontram nos órgãos linfoides periféricos.
Alguns linfócitos TCD8+ autorreativos que se ligam a autoantígenos no timo não sofrem seleção negativa e diferenciam-se em células T regulatórias.
Linfócitos Tr1 secretam TGFβ, inibindo a ativação de macrófagos e estimulando a produção de IgA.
Linfócitos Th3 secretam IL-10, inibindo a ativação e a expressão de moléculas de CPH de classe II e coestimulatórias nos macrófagos e células dendríticas.
As células T CD4+CD25+ naturais são produzidas nos corpúsculos de Hassal e correspondem de 5% a 10% das células TCD4+ periféricas. Tem como marcador nuclear importante o FOXP3. A deleção funcional do FOXP3 leva a doença autoimune denominada síndrome IPEX.
No consultório de um neurologista, uma paciente de 60 anos informa estar muito preocupada com a possibilidade de ter Alzheimer, pois há 6 meses vem tendo diminuição da memória e solicita ao médico que peça um exame de ressonância da cabeça. Relata ser muito ansiosa e que, há vários anos, tem muita dificuldade para dormir, além de despertar várias vezes à noite, com pesadelos frequentes e levantando para urinar cerca de 3 a 4 vezes por noite. Refere ainda que acorda com vontade de dormir mais, muito cansada e bastante sonolenta durante o dia. Diante da história clínica, tem-se o seguinte:
Paciente de 4 anos de idade, vítima de traumatismo cranioencefálico grave, é submetido à monitorização da pressão intracraniana (PIC) através de um cateter de ibra óptica intraparenquimatoso, que revela uma PIC de 30 mmHg. Instala-se também um cateter em bulbo de jugular para monitorização contínua da saturação de oxigênio (SvjO2), que demonstra valores variando entre 50 e 55%, com uma saturação de oxigênio de 92% medida por oximetria de pulso (SpO2). Com estes dados é correto airmar que provavelmente está ocorrendo:
Paciente do sexo feminino, de 83 anos, queixa-se de sensação desagradável de desconforto nas pernas, principalmente à noite. Em algumas noites sente mais do que em outras e melhora fazendo movimentos com as pernas. A ilha informa que, ultimamente, sua mãe anda irritadiça. A primeira hipótese diagnóstica é:
Em relação ao exame físico cardiovascular, assinale a alternativa INCORRETA.
No que se refere ao estudo ultrassonográfico do abdome, assinale a opção correta.
Uma das formas de apresentação do envolvimento leucêmico do rim promove uma redução difusa da ecogenicidade do parênquima renal.
Em um corte transversal de uma alça do intestino delgado, pode-se identificar até cinco camadas distintas, sendo que a mucosa é hipoecogênica em relação à camada muscular.
O calibre máximo do apêndice cecal normal é de 4 mm.
A acidose tubular renal pode provocar nefrocalcinose cortical, caracterizada por focos hiperecogênicos no córtex renal, podendo haver sombras acústicas.
A hipertrofia da coluna de Bertin é caracterizada por imagem hipoecogênica que se projeta da cortical até o seio renal e promove abaulamento da cápsula renal, sendo difícil sua diferenciação com o carcinoma renal.
A tuberculose musculoesquelética
apresenta-se como osteomielite, mas não como espondilite (mal de Pott).
apresenta-se como doença de Poncet (artrite reativa), mas não como espondilite (Mal de Pott).
apresenta-se como Doença de Poncet (artrite reativa), mas não como artrite séptica.
apresenta-se como doença de Poncet (artrite reativa), artrite séptica, espondilite (mal de Pott) e osteomielite.
apresenta-se como espondilite (mal de Pott), mas não como osteomielite.
O encontro de um falso segundo saco gestacional no exame ultrassonográfico, realizado via abdominal, suprapúbica, de uma paciente com gestação inicial, pode decorrer do artefato
multitrajeto.
de atenuação posterior.
de reverberação.
de refração.
de lobos laterais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...