Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Parassonias são transtornos do sono com grande potencial de causar prejuízo ao indivíduo. Acerca desse grupo de transtornos, julgue os itens subsequentes.
É correto afirmar que o tratamento de transtornos por comportamento em sono REM com baixas doses de clonazepam é eficaz para a maioria dos casos clínicos.
Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), aos transtornos de hábitos e impulsos e às compulsões em geral.
De acordo com a teoria psicanalítica, o transtorno conversivo é causado pela repressão de conflitos intrapsíquicos inconscientes, o que converte a ansiedade em um sintoma físico.
É causa de hiponatremia normovolêmica
insuficiência renal crônica.
pancreatite.
queimadura.
insuficiência cardíaca congestiva.
síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético.
de acordo com as regras de Westgard assinale a alternativa que corresponde à definição abaixo: Referese a uma regra de controle que é comumente utilizada com um gráfico de Levey-Jennings quando os limites de controle calculados são x± 3dP. a corrida é rejeitada quando uma única medição de controle excede um dos limites.
13s.
12s.
(2 de 3)2s.
31s.
A ressonância magnética de crânio realizada em determinado paciente evidenciou os seguintes achados: herniação das tonsilas cerebelares e do bulbo pelo forame magno, lâmina quadrigêmea angulada, estenose do aqueduto cerebral, hidrocefalia já tratada, localização baixa da tórcula e herniação da parte superior do cerebelo para a fossa média.
De acordo com essas informações, assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável desse paciente.encefalocele frontal oculta com hipertelorismo, ou sinais de correção cirúrgica
mielomeningocele lombo-sacral, ou sinais de correção cirúrgica
sindactilia em mãos ou pés, ou sinais de correção cirúrgica
craniosinostose coronal bilateral, ou sinais de correção cirúrgica
malformações genito-urinárias, ou sinais de correção cirúrgica
No que se refere aos exames de imagens, importantes para auxiliar no diagnóstico das doenças nefrológicas, assinale a opção correta.
A ressonância magnética, como método de diagnóstico, é superior à tomografia computadorizada, dada a baixa radiação e o uso de contraste sem toxicidade.
A tomografia computadorizada é amplamente utilizada na avaliação de causas obstrutivas, na avaliação dos vasos renais e em casos de processos infecciosos.
A cintilografia renal com DMSA é utilizada para avaliar a função glomerular renal.
A radiografia simples de abdome, por ser um exame de baixo custo e de fácil acesso, continua sendo o exame de escolha na investigação de nefrolitíase.
Por meio da ultrassonografia de rins e vias urinárias, é possível diferenciar com precisão a insuficiência renal aguda da insuficiência renal crônica.
Um trabalhador com quarenta e nove anos de idade, que trabalha na indústria siderúrgica há vinte e quatro anos, apresenta hemograma com 27% de blastos no sangue periférico.
A respeito desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é leucemia mielomonocítica crônica.
No que concerne às disfunções menstruais, assinale a opção correta.
A metrorragia corresponde a sangramentos uterinos regulares.
O sangramento uterino disfuncional corresponde a sangramento uterino relacionado a causas anatômicas ou sistêmicas.
A menometrorragia é o sangramento excessivo e prolongado que ocorre em intervalos irregulares.
A polimenorreia corresponde a sangramento uterino em intervalo inferior a quatorze dias.
A oligomenorreia corresponde a sangramento uterino em intervalo inferior a trinta e cinco dias.
Acerca do tremor essencial, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, tem apar¨ºncia de ¡°rolar p¨ªlulas¡±.
A primidona ¨¦ considerada droga eficaz.
É autossômico recessivo.
¦Â bloqueador adren¨¦rgico cardiosseletivo ¨¦ considerado tratamento farmacol¨®gico de primeira linha.
Piora com a ingestão de etanol.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente do sexo masculino, 78 anos, tabagista há 40 anos, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica em tratamento com broncodilatador e corticoide inalatório, apresenta, há 1 semana, piora da tosse e expectoração amarelada. Refere febre baixa há dois dias, sibilância e dispneia.
Assinale a alternativa correta.O quadro sugere evolução normal da doença, sendo necessária a introdução de corticoterapia sistêmica.
É recomendada avaliação funcional desse paciente com espirometria de urgência para definir a real necessidade do uso de antibióticos.
Recomenda-se a coleta de escarro para cultura geral e aguardar o crescimento bacteriano para definir a real necessidade de terapia antibiótica específica.
A vancomicina deve ser o antibiótico de escolha em decorrência da gravidade do quadro.
Os sintomas sugerem agudização da doença de base, provavelmente de origem infecciosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...