Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação diagnóstica da doença de Parkinson é importante excluir causas secundárias de parkinsonismo. Com relação a essa informação, assinale a opção que apresenta um achado observado em causas secundárias de parkinsonismo.
disfunção do sistema nervoso periférico
tremor de repouso com uma frequência de 4 a 6 ciclos por segundo
rigidez observada nos movimentos passivos lentos
postura flexionada nos membros e no tronco
disautonomias
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
colocar o paciente em ventilação mecânica não invasiva, com BIPAP.
colocação de dreno de tórax tipo pig-tail em 2.o espaço intercostal na linha hemiclavicular à direita
trombólise com alteplase pela imagem de tromboembolismo extenso à direita.
administrar corticoide intravenoso, beta agonista inalatório e oxigênio em máscara reservatório.
intubação orotraqueal imediata e ventilação controlada após sedação.
Hemianopsia contralateral homônima e déficit de memória são manifestações clínicas do acidente vascular cerebral isquêmico por oclusão da artéria:
Cerebral média.
Cerebral posterior.
basilar.
Cerebral anterior.
O exame de ressonância magnética nuclear de crânio e encéfalo é reservado para situações clínicas específicas. Assinale a opção em que é apresentado o caso clínico cuja indicação mais adequada é esse exame.
Beatriz, com vinte e seis anos de idade, apresenta cefaleia do tipo hemicrania durante os ciclos menstruais.
Carlos, de cinquenta e um anos de idade, apresenta, há longa data, zumbido de tono agudo, o que lhe dificulta o sono.
Rui, com quinze anos de idade, apresenta crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com liberação de esfíncteres.
Paula, com quarenta e cinco anos de idade, apresenta recentemente dificuldade de enxergar de perto.
A fim de se evitar possíveis vieses dos ensaios clínicos financiados pelas indústrias farmacêuticas, na última década foram realizados diversos estudos multicêntricos financiados por órgãos oficiais de fomento à pesquisa referente às opções de tratamento de doenças psiquiátricas. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O estudo CATIE (clinical antipsychotic trials of intervention effectiveness), que avaliou o tratamento com antipsicóticos de mais de 1.500 pacientes com esquizofrenia crônica, mostrou haver altas taxas de descontinuação do tratamento (até 74%), independentemente de os pacientes serem tratados com antipsicóticos de primeira ou de segunda geração.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à classificação de Le Fort para as fraturas de maxila, assinale a opção correta.
Nas fraturas do tipo Le Fort I, é comum a lesão da área etmoidal e do sistema lacrimal.
As fraturas do tipo Le Fort raramente ocorrem em diferentes níveis no mesmo paciente.
Lesões do canal nasolacrimal não estão associadas a fraturas de maxila.
As fraturas do tipo Le Fort III ocorrem ao longo das suturas nasofrontal e zigomaticofrontal e cruzam o assoalho das órbitas, sendo denominadas disjunção craniofacial.
As fraturas do tipo Le Fort II ou piramidal ocorrem acima dos ápices dos dentes, incluem o processo alveolar e se estendem transversalmente na base dos seios maxilares.
O sistema complemento possui proteínas reguladoras solúveis ou presentes na célula que impedem a destruição dessas células e da ativação descontrolada desse sistema sob condições fisiológicas. Assinale a opção correta com relação às proteínas reguladoras do sistema complemento.
A formação do complexo de ataque à membrana (MAC) é inibida por uma proteína denominada proteína cofatora de membrana (MCP).
A ação do fator I na molécula de C3b requer a presença de proteínas reguladoras que têm ação de cofatores: CD59, fator H e CR1.
CD59 está presente em células sanguíneas, endoteliais e epiteliais e têm como função impedir a inserção de C5b-C7 na membrana dessas células.
A função do inibidor de C1 (C1 INH) é parar a ativação da via clássica na sua etapa inicial, e a deficiência dessa proteína (C1 INH) leva a doença autossômica recessiva, denominada angioedema hereditário.
O fator acelerador de decaimento (DAF) e receptor do complemento tipo 1 (CR1) inibem a formação da C3 convertase nas células do hospedeiro, tanto da via clássica quanto da alternativa.
Sobre as neuropatias periféricas, verifica-se que:
A pressão máxima oferecida por um bolsa autoinlável que esteja com sua válvula de liberação de pressão aberta deve ser de:
Dentre as substâncias listadas abaixo assinale a airmativa correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...