Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 62 anos portador de hipertensão arterial, dislipidemia e passado de infarto agudo do miocárdio (IAM) há cerca de 5 anos, tratado conservadoramente, foi encaminhado para a realização de um risco cirúrgico. A cirurgia proposta é de hemicolectomia esquerda devido à neoplasia de cólon. Após o IAM, o paciente realizou um programa de reabilitação cardíaca e atualmente caminha 4 vezes por semana durante 1 hora. Nega qualquer episódio de dor torácica após o infarto e está em uso de aspirina 100mg/d, atenolol e sinvastatina. Frequência cardíaca: 58 bpm; pressão arterial: 120x70 mmHg e o restante do exame físico normal. Eletrocardiograma: ritmo sinusal + zona inativa antero-septal. Laboratório sem alterações. Em relação ao manejo do risco cardiovascular na avaliação pré-operatória, a opção mais adequada é:
Com relação ao exame ultrassonográfico do abdome superior, assinale a opção correta.
Ao contrário do que ocorre no fígado, a maior parte dos hemangiomas esplênicos são hipoecogênicos.
A principal hipótese diagnóstica para uma lesão esplênica hipoecoica periférica em forma de cunha é a ocorrência de infarto esplênico.
A espessura normal da parede da vesícula biliar é de, no máximo, 2,0 mm.
Quando presente por períodos prolongados de tempo, a lama biliar pode produzir intensa sombra acústica posterior.
Nos casos de trauma hepático, as lacerações agudas apresentam-se hipoecogênicas. A ecogenicidade do hematoma aumenta ao longo da primeira semana após o trauma.
Em relação ao tratamento da hiperuricemia, assinale a opção correta.
A síndrome de lise tumoral não pode ser prevenida por meio do uso de medicamentos utilizados para o tratamento da hiperuricemia.
A hemodiálise é capaz de reduzir o estoque de urato do organismo.
A hiperuricemia deve sempre ser tratada farmacologicamente, mesmo se assintomática.
Quando indicado o tratamento, o farmacológico é o único a ser recomendado, pois outras medidas, como orientação nutricional, estão proscritas.
O tratamento da síndrome metabólica nada tem a ver com o controle da hiperuricemia.
Com relação às janelas usadas para avaliação das diferentes regiões anatômicas, assinale a opção correta.
Para avaliação óssea, o centro deve ser em aproximadamente 1.000 UH e a largura de cerca de 1.500 UH.
Quanto maior a largura da janela, maior a capacidade de se distinguir estruturas com densidades semelhantes.
No abdome, a janela utilizada deve ter centro (nível) em aproximadamente 50 UH e largura de cerca de 20 UH.
Para avaliação do encéfalo, a janela a ser utilizada deve ter centro em aproximadamente 35 UH e largura de cerca de 80 UH.
Para avaliação do parênquima pulmonar, a janela deve ter centro em aproximadamente -100 UH e largura em torno de 100 UH.
Parassonias são transtornos do sono com grande potencial de causar prejuízo ao indivíduo. Acerca desse grupo de transtornos, julgue os itens subsequentes.
O comportamento agressivo e violento durante o sono pode ser piorado pelo tabagismo e consumo de álcool e cafeína ao deitar.
Julgue os itens a seguir, que versam a respeito de neurociências.
O córtex frontal, especialmente a área pré-frontal, é um córtex de associação unimodal.
Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), aos transtornos de hábitos e impulsos e às compulsões em geral.
Procedimentos neurocirúrgicos envolvendo capsulotomia anterior ou cingulotomia são úteis para o tratamento de pacientes com diagnóstico de TOC.
Considere que uma criança com oito meses de idade apresente quadro de bronquiolite. Nesse caso, é correto afirmar que essa criança demonstra sinais de insuficiência respiratória quando apresenta
batimento de asas de nariz.
choro.
gemido inspiratório.
frequência respiratória de vinte e cinco incursões respiratórias por minuto.
estado de alerta e interação com o examinador.
Texto para as questões de 32 a 34
Um paciente, com quatorze anos de idade, com hidrocefalia não comunicante desde a infância, submetido a troca do dispositivo de shunt ventrículo-peritonial, por causa de disfunção mecânica, retornou ao pronto-socorro, levado por familiares, que relataram sonolência persistente há dois dias, febre baixa não aferida, e recusa à alimentação. Embora realmente sonolento, o paciente responde aos seus questionamentos, e nega queixas. Não há cefaleia nem sinais clínicos de meningite. A temperatura axilar é 37,9 oC e o restante do exame físico é normal.Considerando a prevalência dos agentes microbiológicos neste tipo de doença, é correto afirmar que o micro-organismo mais provável de ser identificado é
Escherichia coli.
Candida albicans.
Streptococcus pyogenes.
Staphylococcus coagulase-negativo.
Staphylococcus aureus.
As nefropatias tubulointersticiais estão associadas ao uso de drogas, a infecções ou a nefropatias primárias. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
A principal característica da histopatologia renal das nefrites intersticiais agudas é a presença de infiltrado inflamatório intersticial, composto basicamente de linfócitos B, eosinófilos e macrófagos.
Na nefropatia tubulointersticial crônica, o infiltrado inflamatório intersticial é formado, predominantemente, de leucócitos polimorfonucleares.
O uso crônico de lítio está associado ao aparecimento de nefropatia tubulointersticial crônica.
Em mais de 80% dos casos de nefrite intersticial aguda induzida por drogas, estão presentes, manifestações cutâneas, febre e eosinofilia.
Em geral, nos casos de nefrite tubulointersticial crônica, a hipertensão arterial costuma ser mais grave que a observada nos casos de glomerulonefrite crônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...