Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um homem de 62 anos portador de hipertensão arterial, dislipidemia e passado de infarto agudo do miocárdio (IAM) há cerca de 5 anos, tratado conservadoramente, foi encaminhado para a realização de um risco cirúrgico. A cirurgia proposta é de hemicolectomia esquerda devido à neoplasia de cólon. Após o IAM, o paciente realizou um programa de reabilitação cardíaca e atualmente caminha 4 vezes por semana durante 1 hora. Nega qualquer episódio de dor torácica após o infarto e está em uso de aspirina 100mg/d, atenolol e sinvastatina. Frequência cardíaca: 58 bpm; pressão arterial: 120x70 mmHg e o restante do exame físico normal. Eletrocardiograma: ritmo sinusal + zona inativa antero-septal. Laboratório sem alterações. Em relação ao manejo do risco cardiovascular na avaliação pré-operatória, a opção mais adequada é:

  • A. o paciente deve ser submetido a um teste não invasivo para avaliação de isquemia miocárdica e, se necessário, uma coronariograia.
  • B. o paciente não precisa de outros exames cardiológicos, mas deverá suspender o uso da aspirina 7 dias antes do procedimento e reintroduzi-lo 2 dias após o mesmo, salvo qualquer complicação hemorrágica pós-operatória.
  • C. o paciente pode ser liberado para o procedimento com as medicações de uso habitual, mas se fosse uma cirurgia vascular estaria indicada uma coronariograia pré-operatória
  • D. o paciente deve manter as medicações de uso habitual e ser liberado para a cirurgia sem outros exames cardiológicos.
  • E. segundo dados do estudo POISE, em pacientes que utilizam algum betabloqueador, este deverá ser suspenso no pré-operatório, porque a sua manutenção está associada a um aumento da mortalidade, embora com um menor percentual de infartos.

Com relação ao exame ultrassonográfico do abdome superior, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao contrário do que ocorre no fígado, a maior parte dos hemangiomas esplênicos são hipoecogênicos.

  • B.

    A principal hipótese diagnóstica para uma lesão esplênica hipoecoica periférica em forma de cunha é a ocorrência de infarto esplênico.

  • C.

    A espessura normal da parede da vesícula biliar é de, no máximo, 2,0 mm.

  • D.

    Quando presente por períodos prolongados de tempo, a lama biliar pode produzir intensa sombra acústica posterior.

  • E.

    Nos casos de trauma hepático, as lacerações agudas apresentam-se hipoecogênicas. A ecogenicidade do hematoma aumenta ao longo da primeira semana após o trauma.

Em relação ao tratamento da hiperuricemia, assinale a opção correta.

  • A.

    A síndrome de lise tumoral não pode ser prevenida por meio do uso de medicamentos utilizados para o tratamento da hiperuricemia.

  • B.

    A hemodiálise é capaz de reduzir o estoque de urato do organismo.

  • C.

    A hiperuricemia deve sempre ser tratada farmacologicamente, mesmo se assintomática.

  • D.

    Quando indicado o tratamento, o farmacológico é o único a ser recomendado, pois outras medidas, como orientação nutricional, estão proscritas.

  • E.

    O tratamento da síndrome metabólica nada tem a ver com o controle da hiperuricemia.

Com relação às janelas usadas para avaliação das diferentes regiões anatômicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Para avaliação óssea, o centro deve ser em aproximadamente 1.000 UH e a largura de cerca de 1.500 UH.

  • B.

    Quanto maior a largura da janela, maior a capacidade de se distinguir estruturas com densidades semelhantes.

  • C.

    No abdome, a janela utilizada deve ter centro (nível) em aproximadamente 50 UH e largura de cerca de 20 UH.

  • D.

    Para avaliação do encéfalo, a janela a ser utilizada deve ter centro em aproximadamente 35 UH e largura de cerca de 80 UH.

  • E.

    Para avaliação do parênquima pulmonar, a janela deve ter centro em aproximadamente -100 UH e largura em torno de 100 UH.

Parassonias são transtornos do sono com grande potencial de causar prejuízo ao indivíduo. Acerca desse grupo de transtornos, julgue os itens subsequentes.

O comportamento agressivo e violento durante o sono pode ser piorado pelo tabagismo e consumo de álcool e cafeína ao deitar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que versam a respeito de neurociências.

O córtex frontal, especialmente a área pré-frontal, é um córtex de associação unimodal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), aos transtornos de hábitos e impulsos e às compulsões em geral.

Procedimentos neurocirúrgicos envolvendo capsulotomia anterior ou cingulotomia são úteis para o tratamento de pacientes com diagnóstico de TOC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que uma criança com oito meses de idade apresente quadro de bronquiolite. Nesse caso, é correto afirmar que essa criança demonstra sinais de insuficiência respiratória quando apresenta

  • A.

    batimento de asas de nariz.

  • B.

    choro.

  • C.

    gemido inspiratório.

  • D.

    frequência respiratória de vinte e cinco incursões respiratórias por minuto.

  • E.

    estado de alerta e interação com o examinador.

Texto para as questões de 32 a 34

Um paciente, com quatorze anos de idade, com hidrocefalia não comunicante desde a infância, submetido a troca do dispositivo de shunt ventrículo-peritonial, por causa de disfunção mecânica, retornou ao pronto-socorro, levado por familiares, que relataram sonolência persistente há dois dias, febre baixa não aferida, e recusa à alimentação. Embora realmente sonolento, o paciente responde aos seus questionamentos, e nega queixas. Não há cefaleia nem sinais clínicos de meningite. A temperatura axilar é 37,9 oC e o restante do exame físico é normal.

Considerando a prevalência dos agentes microbiológicos neste tipo de doença, é correto afirmar que o micro-organismo mais provável de ser identificado é

  • A.

    Escherichia coli.

  • B.

    Candida albicans.

  • C.

    Streptococcus pyogenes.

  • D.

    Staphylococcus coagulase-negativo.

  • E.

    Staphylococcus aureus.

As nefropatias tubulointersticiais estão associadas ao uso de drogas, a infecções ou a nefropatias primárias. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A principal característica da histopatologia renal das nefrites intersticiais agudas é a presença de infiltrado inflamatório intersticial, composto basicamente de linfócitos B, eosinófilos e macrófagos.

  • B.

    Na nefropatia tubulointersticial crônica, o infiltrado inflamatório intersticial é formado, predominantemente, de leucócitos polimorfonucleares.

  • C.

    O uso crônico de lítio está associado ao aparecimento de nefropatia tubulointersticial crônica.

  • D.

    Em mais de 80% dos casos de nefrite intersticial aguda induzida por drogas, estão presentes, manifestações cutâneas, febre e eosinofilia.

  • E.

    Em geral, nos casos de nefrite tubulointersticial crônica, a hipertensão arterial costuma ser mais grave que a observada nos casos de glomerulonefrite crônica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...