Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere ao ganho de peso, em pacientes, induzido por medicamentos, assinale a opção correta.
O topiramato causa ganho de peso.
Todos os medicamentos antipsicóticos podem levar a ganho de peso.
O carbonato de lítio não está associado a ganho de peso.
Em relação a outros medicamentos, os efeitos dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina no peso de pacientes estão menos definidos.
O uso de valproato e de carbamazepina, anticonvulsivantes comumente utilizados no distúrbio bipolar, não leva a ganho de peso.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Paciente idoso, 78 anos, encontra-se internado no 4.o pós- -operatório de cirurgia de osteossíntese do fêmur por fratura transtrocanteriana após queda da própria altura. Começa a apresentar inversão do ciclo sono-vigília e labilidade emocional. Durante a noite, fica mais agitado e começa a reclamar com o acompanhante que precisa tentar fugir daquele cativeiro, pois havia sido sequestrado.
Assinale a alternativa com o tratamento e a hipótese diagnóstica corretos.Haloperidol, por delirium.
Benzodiazepínico, por privação do sono.
Citalopram, por quadro depressivo.
Carbolítio, por transtorno bipolar.
Quetiapina, por surto psicótico.
dos anti-hipertensivos abaixo assinale aquele cujo uso não requer nenhum período de inaptidão para a doação de sangue:
Captopril.
Hidralazina.
Metildopa.
Propranolol.
O comprometimento cognitivo leve (CCL) é um estado intermediário entre a ausência de prejuízo cognitivo e as demências. Com relação ao CCL e às demências, julgue os itens subsequentes.
A hidrocefalia de pressão normal, uma forma potencialmente reversível de demência, é caracterizada pela tríade alterações de marcha, comprometimento cognitivo e incontinência urinária. O mecanismo responsável pela deterioração clínica observada em pacientes com essa doença é a compressão de pequenas veias pelos ventrículos dilatados, com diminuição do fluxo sanguíneo e da perfusão ventricular.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 79 e 80
Um paciente apresentou queixas de muita dor e aumento do pescoço lateral havia cinco dias. Ao chegar à emergência, o clínico solicitou uma tomografia computadorizada, sendo realizada sem contraste. Evidenciou-se um grande edema e infiltratração no espaço parafaríngeo. Assim sendo, o parecer do cirurgião de cabeça e pescoço foi solicitado.Após executar a devida conduta para o diagnóstico e estadiamento, foi vista uma imagem com 6 cm × 5 cm de diâmetro no espaço parafaríngeo, com edema e infiltração de partes moles do pescoço e espaço retro e parafaríngeo. Assinale a opção em que é apresentada a conduta mais completa para esse caso.
Realizar uma cervicotomia exploradora (cervicotomia) sob anestesia geral e realizar antibioticoterapia.
Tratar somente com antibioticoterapia.
Tratar com anti-inflamatório, analgésico e antibiótico.
Tratar por punção aspirativa com agulha fina.
Realizar uma cervicotomia sob anestesia local.
Sobre os transtornos do movimento, tem-se o seguinte:
Um prematuro de 700g ao nascer apresentava desconforto respiratório, crises de apneia, cianose e extremidades muito frias, mesmo em berço térmico radiante. Além das medidas de suporte para o choque distributivo, foi discutida a possibilidade de se iniciar nutrição por algum meio, já que ele não tinha reservas energéticas para enfrentar esta situação. A opção que se impõe nestes casos é de nutrição:
Em relação às fraturas nas crianças, é certo afirmar que:
Paciente de 73 anos, sexo feminino, chega ao consultório com seu marido, muito preocupado, referindo que sua mulher até 1 semana atrás fazia todo o serviço de dona de casa, quando caiu da própria altura, tornando-se apática, inapetente, com perda / lutuação de consciência e diiculdade de marcha. Tomou remédios caseiros, com piora do quadro. O quadro descrito sugere:
Um homem de 60 anos ex-tabagista (60 maços. ano; parou há 6 meses), hipertenso e diabético foi levado à emergência por familiares devido a um quadro de dispneia súbita. Há cerca de 2 meses foi diagnosticado com câncer de próstata metastático, após investigação de fratura patológica no fêmur direito. Na época, fora submetido à correção cirúrgica da fratura e desde então está realizando isioterapia, porém ainda permanece com importante limitação funcional do membro. Vinha em uso irregular de aspirina, losartana e glibenclamida, além de meias anti-embolismo desde a sua alta hospitalar. Há cerca de 1 hora, ao tentar levantar da cama sem auxílio, evoluiu com dispneia súbita associada à dor precordial em aperto. Ao exame: lúcido, orientado, com fácies de dor aguda, taquidispneico em ar ambiente, corado, com cianose labial, afebril. Frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 100x60 mmHg, frequência respiratória 32 irpm, murmúrio vesicular universalmente audível, porém diminuído bilateralmente, sem ruídos adventícios. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros, turgência jugular patológica a 90º. Abdome lácido, levemente doloroso à palpação do hipocôndrio direito. Membros inferiores com edema 3+/4+ à direita até a raiz da coxa e +/4+ à esquerda perimaleolar. Exames iniciais realizados no primeiro atendimento: Eletrocardiograma: taquicardia sinusal, com Bloqueio do Ramo Direito de primeiro grau. Radiograia de tórax: sinais de hiperinsulação. Gasometria arterial: pH 7,46; PO2 50; pCO2 30; HCO3- 22; SatO2 85%. D-dímero: normal. Troponina: negativa. Considerando o diagnóstico mais provável do quadro acima, a airmativa correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...